Retrospectiva 2014 da Minibiblioteca do Sossego

14.12.14

Em 2014 nós montamos a Minibiblioteca do Sossego, a primeira minibiblioteca livre em um parque público de Curitiba, em parceria com o movimento cívico Salvemos o Bosque da Casa Gomm. Eles disponibilizaram o espaço e nós montamos a minibiblioteca inteiramente feita com materiais recicláveis. Nós frequentamos o Parque Gomm até setembro de 2014, quando sentimos que a Minibiblioteca havia crescido e já podia seguir sua existência tranquilamente.

Foto da Minibiblioteca do Sossego tirada em Dezembro de 2014 - Facebook da Salvemos

No dia 13/12/2014 a Minibiblioteca ganhou uma nova pintura, passou por manutenção e recebeu doações de livros por parte dos "bosquímanos" como são chamados os ativistas da Salvemos o Bosque da Casa Gomm. É bonito ver o pessoal cuidando e mantendo a Minibiblioteca do Sossego. É bacana demais ver esse envolvimento. É importantíssimo dar valor à bibliotecas próximas de casa, ainda mais quando o empréstimo é livre e a manutenção dela é feita de maneira solidária e voluntária. Iniciativas como essa dependem única e exclusivamente daqueles que criam carinho pelo projeto, que têm a disponibilidade e proximidade para ajudar a mantê-lo. A sementinha do blog Bibliotecas do Brasil no Parque Gomm germinou, cresceu e floresceu. Que dure muito, que encante mais ainda. Ela já tem 10 meses de existência. Durante todo o ano foram realizados diversos eventos na Minibiblioteca do Sossego, confira.

Tudo começou com alguns encontros no gramado do Parque Gomm para algumas trocas descontraídas de livros livres.

Então tivemos a iniciativa de montar uma minibiblioteca no Parque, que foi inaugurada no dia 08 de fevereiro de 2014. A Minibiblioteca do Sossego faz parte da inicitiva Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil que oferece downloads gratuitos de artes para acarimbos e cartazes para aqueles que querem iniciar a sua própria biblioteca livre.

Confira as atividades que realizamos na Minibiblioteca do Sossego em 2014. Um dos momentos mais legais que vivemos no gramado do Gomm foi o lançamento da Cartonera Bibliotecas do Brasil, nosso primeiro livro independente!

E a Polaróides d'Alma, a Mini-Exposição ao Ar Livre do Juliano. Foi muito legal!

Confira mais alguns momentos memoráveis da Minibiblioteca do Sossego:

No blog Bibliotecas do Brasil foram publicados inúmeros artigos sobre esse incrível espaço de partilha de livros livres na cidade de Curitiba, para ler cada um deles navegue pela tag 'Minibiblioteca do Sossego'. Use o blog Bibliotecas do Brasil como um banco de dados para conhecer iniciativas e ações de incentivo à leitura, bibliotecas livres e comunitárias e pública e privadas atuantes.