Sobre nós

Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Criadores do blog Bibliotecas do Brasil e da editora Magnolia Cartonera
O blog Bibliotecas do Brasil há quase 5 anos anos (desde agosto de 2012) divulga gratuitamente projetos independentes e autônomos de partilha de livros e bibliotecas comunitárias ou públicas que tenham um comprometimento legítimo com a comunidade. O blog é voltado para as pessoas que pretendem ser facilitadoras do acesso à leitura, são adeptas da filosofia dos livros livres, para aquelas que valorizam a autonomia e a igualdade de oportunidades. Nós temos como objetivo primordial aumentar a consciência e a compreensão das pessoas de que a leitura é importante em nossas vidas, e de que qualquer indivíduo pode iniciar uma biblioteca em sua comunidade ou bairro sem precisar esperar por ajuda de instituições governamentais, se assim desejarem. Ajudamos construir a experiência da leitura e fazer as pessoas entenderem que o acesso aos livros é importante e deve fazer parte da vida delas. Visite nossa loja online para conhecer e comprar nosso livros sobre bibliotecas, projetos e espaços de incentivo à leitura, ações e iniciativas de partilha de livros. 






Assista a um vídeo com a nossa história:



Nossas iniciativas:

Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa

Atividades entre 2011 e 2014

Entre os anos de 2011 e 2014 nós coordenamos uma biblioteca livre comunitária, localizada na área rural de Morretes, na Serra do Mar do Paraná, em parceria com nosso amigo Edemilson Pereira, dono do Sítio Vanessa e sua família. Realizamos eventos literários semestrais para mais de 60 crianças das escolas rurais das localidades de Anhaia e Rodeio na Estrada do Anhaia (distante 15km do Centro de Morretes), sempre proporcionando à elas um maior contato com os livros, fazendo atividades recreativas e voltadas para o incentivo à leitura, à preservação do meio ambiente e incentivando a prática de esportes. Nesse período doamos muito livros e tivemos a maravilhosa oportunidade de aproximá-las dos livros e da leitura. Conheça o blog da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa.


Minibiblioteca do Sossego

Atividades realizadas no ano de 2014

Durante o verão de 2014 nós desenvolvemos e montamos uma uma minibiblioteca livre e autossustentável no Parque Gomm em Curitiba, feita com uma caixa antiga de madeira de feira que foi reciclada e pintada. A Minibiblioteca do Sossego nasceu no dia no dia 08/02/2014, sendo a primeira biblioteca livre construída em um parque público de Curitiba, que fica acessível 24h por dia, 7 dias por semana, e que se mantém através de doações de livros das pessoas que a utilizam. Ela foi montada para proporcionar uma atividade interessante aos visitantes do parque, moradores da região, turistas, frequentadores e principalmente aos funcionários de um shopping que fica na região, e que utilizam o espaços em seus horáriso de intervalo. Ela faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva. Conheça:







Leia, Empreste ou Devolva

Uma iniciativa para bibliotecas independentes

Em setembro de 2013 lançamos a iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil que tem como objetivo facilitar a vida daqueles que querem montar pequenas bibliotecas ou então realizar ações incentivo à leitura onde os livros são livres, oferecendo gratuitamente recursos visuais que podem ser baixados e impressos. A arte foi criada para utilização de iniciativas independentes, livres e laicas sem ligação à instituições religiosas, candidatos ou partidos políticos. Conheça o nosso manifesto de independência.




Disponibilizamos uma arte que pode ser utilizada livremente em cartazes, carimbos, adesivos e qualquer material que a pessoa interessada em montar uma biblioteca comunitária livre pode utilizar.
Visite a área de downloads do blog Bibliotecas do Brasil para baixar o tutorial sobre como montar bibliotecas livres, e um cartaz com as orientações de funcionamento. Caso queira utilizar esta arte em outras bibliotecas comunitárias, sinta-se à vontade, é só baixar o arquivo e mandar fazer em qualquer local que confeccione carimbos. Através da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva, nós também ajudamos a montar pequenas bibliotecas livres em estabelecimentos comerciais que frequentamos em parceria com os proprietários.



Em 2014 demos início à Newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox. Toda semana, enviamos um email com conteúdo novo e exclusivo para assinantes sobre o mundo das bibliotecas livres, ações de incentivo à leitura e o mundo cultural. Sempre com uma visão pessoal do que encontramos pelo caminho ao divulgar e conhecer essas pessoas que estão mudando o mundo, uma biblioteca livre de cada vez. Variamos entre a Newsletter Inbox que era uma versão mais extensa, com textos autorais, e a Newsletter Expresso, uma versão mais dinâmica e de leitura mais rápida. Foi dessa constante produção de textos, que escolhemos os mais representativos, e adicionamos mais dois textos inéditos para formar a Cartonera Bibliotecas do Brasil lançada em Agosto de 2014.
Atualmente nós continuamos a enviar a Newsletter Expresso, que passou por uma repaginada em fevereiro de 2017, está com novo visual, e é dedicada a quem ama incentivar a leitura. Toda semana nós te ajudamos a entrar em contato com novos e vibrantes conteúdos especialmente selecionados: são recursos gratuitos, tutoriais, links, vídeos legendados por nós, notícias e textos autorais. Vena ampliar a sua bagagem cultural. A newsletter é gratuita e você pode saber mais sobre ela, e se inscrever nessa página.




Autores independentes, editora cartonera e livros de papelão

Como o lançamento do nosso primeiro livro artesanal foi tão bacana e produtivo, nós resolvemos criar uma editora independente para que pudéssemos publicar diversos títulos que temos em mente. Escolhemos o nome Magnolia Cartonera pelo simbolismo da flor de magnólia que representa perseverança, algo que tivemos que ter para publicar nossos primeiros livros independentes.
Esse novo capítulo em nossas vidas nos deixa esperançosos em cada dia que passa podermos compartilhar com o mundo nossos pensamentos e experiências, criações e histórias. E faremos isso de forma que pratique a reciclagem, de maneira acessível e com uma qualidade artesanal e artística pouco vista em livros de grandes tiragens. Esse é apenas o começo, espere por novidades nos próximos meses com lançamentos e conteúdos inéditos, todos publicados em livros de papelão. Conheça o novo site da Magnolia Cartonera.






Com o lançamento de nossas newsletters, nos desafiamos a escrever textos semanalmente e trocar ideias ainda mais próximas de nossas leitoras e leitores. Nós juntamos os textos que consideramos os melhores num livro artesanal, que lançamos de forma independente em agosto de 2014, a Cartonera Bibliotecas do Brasil. Os livros cartoneros são feitos com capas de papelão reutilizado, são costurados à mão, e as capas são totalmente diferentes umas das outras com pinturas feitas pelo Juliano. Leia mais sobre nossos livros cartoneros.



Ideias para Bibliotecas Livres  (2015)

Um Manual Prático de Autogestão Independente


Após vários meses de pesquisas e muita conversa com pessoas que coordenam iniciativas de bibliotecas livres, juntamos o nosso conhecimento ao longo de vários anos partilhando essas iniciativas em nossos blogs e redes sociais, e em novembro de 2015 lançamos o nosso 2º livro chamado 'Ideias para Bibliotecas Livres - Um Manual Prático de Autogestão Independente'.
O livro funciona como um manual prático que permite a quem o ler transformar a vontade de criar uma biblioteca livre ou ação de incentivo à leitura em realidade. O livro tem 11 capítulos, com 88 páginas + 2 posters internos com vários conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas livres hoje mesmo. Os textos explicam de maneira prática como montar bibliotecas livres e independentes, como cuidar delas e dar continuidade à iniciativa. São dicas importantes sobre como arrecadar livros, como encontrar lugares para montar bibliotecas, como organizar o acervo e como envolver as pessoas no seu projeto. Tem também várias dicas para fazer cartazes, carimbos e convites e como utilizar a internet para promover a biblioteca livre ou projeto de incentivo à leitura. Confira todos os assuntos do livro


Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias (2016)


O 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos com conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura. Desde a estrutura da biblioteca, arrecadação de livros, lista de móveis, dicas de cuidados com o local e segurança, até temas voltados para a diversidade como feminismo e a luta contra os preconceitos são abordados no livro. Confira os assuntos do livro.

Eles Chegaram! / No Terminal (2016)


O 1º livro solo de Juliano Rocha, Eles chegaram!/No Terminal é um livro 2 em 1.  A 1ª parte do livro é o conto de ficção pós-apocalíptico 'Eles chegaram!' que mostra um dia na vida de um homem de origem desconhecida e seu o diálogo metafísico com criaturas brutas, incompreensíveis e pavorosas, e a partir dessa conversa serão definidos os novos rumos da humanidade. O conto tem 12 ilustrações de página inteira feitas pelo Juliano.
A 2ª parte do livro apresenta a história em recortes momentâneos das vidas de pessoas que precisam se locomover pela cidade através do transporte público diariamente, e reflexões sobre como as pessoas vivem nos centros urbanos. Cenas de solidão e velhice, indigência e indiferença, violência e solidariedade são testemunhas dentro dos ônibus da cidade e a cada parada nos pontos. Conheça o livro nesse post



Loja Bibliotecas do Brasil (inaugurada em 2016)


Em outubro de 2016 lançamos a loja online do blog Bibliotecas do Brasil. Agora ficou mais fácil comprar as nossas criações artesanais, os livros, adesivos e marcadores. Na loja online nossos produtos podem ser comprados totalmente no sistema, pagando com cartões de crédito, boleto bancário e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago e pelo PagSeguro. Conheça a loja




Bibliotecas Mudam o Mundo (2016)


Bibliotecas Mudam o Mundo’ é um livro dedicado à pessoas apaixonadas por bibliotecas diferentes e transformadoras. Suas páginas trazem exemplos inovadores e também ações simples de bibliotecas capazes de causar um impacto social positivo em suas comunidades. Com os exemplos nos inspiramos e crescemos, e para esse livro, fizemos uma combinação harmoniosa de bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro, seja na parte tecnológica, seja nos serviços simples e humanizados que realmente demonstram um cuidado especial com leitoras e leitores. Esses são espaços capazes de gerar um impacto relevante para o bem-estar das pessoas. O livro é dividido em 5 temas: Diversidade LGBTQ nas bibliotecas, Bibliotecas como Refúgio, Acolhimento, Desenvolvimento Humano, Movimento Maker + 2 textos extras, sendo um deles o texto "Bibliotecas contra o Ódio". Conheça o livro.



Magnolia Zine (2017)


Magnolia Zine é uma publicação cultural para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. Ela é dinâmica, de leitura leve, fácil de levar para qualquer lugar, com ideias estimulantes e de fácil realização, que podem ser colocadas em prática imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos. É dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas.
Nós desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. 
A nossa abordagem é sobre como tornar temas comuns em atividades atraentes, e como aproveitar ao máximo os aspectos culturais de várias épocas do ano, sempre com foco na leitura e na partilha de conhecimento, sem jamais deixar de fora temas como a diversidade, a luta contra o racismo e contra demais preconceitos.

—  O zine é bimestral e para que você possa receber cada nova edição a tempo de se inspirar e organizar as suas atividades. Tiragem limitada de 30 exemplares (verifique a disponibilidade em nossa loja online)


Redes sociais

Instagram: @bibliotecasbr

YouTube: bibliotecasdobrasil

Bibliotecas do Brasil @Bibliotecas_BR


Email para contato: contato@bibliotecasdobrasil.com 



Facebook do blog Bibliotecas do Brasil

Facebook da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa
Facebook da Minibiblioteca do Sossego



Confira entrevistas e notícias sobre o blog Bibliotecas do Brasil










  • Um blog para bibliotecas do Brasil | Leia sobre nossa história contada na matéria de Luiz Henrique Gurgel do site Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, um projeto nacional voltado para professores de português de escolas públicas




Confira como foram os nossos anos de incentivo à leitura:





Bibliotecas do Brasil de Daniele Carneiro e Juliano Rocha


Subscribe