Livros & Zines


Bibliotecas Mudam o Mundo - Lançado em 1º/12/2016, está na 1ª reimpressão


Bibliotecas Mudam o Mundo’ (de Daniele Carneiro e Juliano Rocha) 

É um livro dedicado à pessoas apaixonadas por bibliotecas diferentes e transformadoras. Suas páginas trazem exemplos inovadores e também ações simples de bibliotecas capazes de causar um impacto social positivo em suas comunidades. Com os exemplos nos inspiramos e crescemos, e para esse livro, fizemos uma combinação harmoniosa de bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro, seja na parte tecnológica, seja nos serviços simples e humanizados que realmente demonstram um cuidado especial com leitoras e leitores. Esses são espaços capazes de gerar um impacto relevante para o bem-estar das pessoas.
As bibliotecas que estão no livro ‘Bibliotecas Mudam o Mundo’ são conscientes, e entendem seu papel como locais democráticos, que operam como protagonistas em suas comunidades, para promover a inclusão, trabalham para envolver de forma ativa as pessoas, e ajudam a melhorar vidas, comunidades, bairros e o mundo. São bibliotecas criativas, cada vez mais voltadas para ações que trazem a comunidade leitora para os seus interiores, eficazes ao ponto de conquistá-las ao ar livre, de organizar programações ao lado de fora, para enfim trazê-las para dentro.

Abordamos temas sobre a igualdade no atendimento, falamos sobre a importância do acolhimento, as tecnologias acessíveis e gratuitas às pessoas, o combate aos preconceitos, e o fundamental papel que as bibliotecas têm em educar e serem refúgios contra qualquer tipo de discriminação.
Mostramos como espaços de leitura podem ser espaços de criação, proporcionando as ferramentas necessárias para a materialização da criatividade de suas leitoras e leitores.

‘Bibliotecas Mudam o Mundo’ é publicado em formato cartonero (capas feitas de papelão, conteúdo em papel sulfite A5 com várias ilustrações), tem 108 páginas com 5 capítulos temáticos:

— Diversidade LGBTQ nas Bibliotecas
— Bibliotecas como Refúgio
— Acolhimento
— Desenvolvimento Humano
— Movimento Maker 
— + 2 textos extras sendo um deles o texto 'Bibliotecas contra o Ódio'

— Confira as opiniões de nossas leitoras sobre o livro Bibliotecas Mudam o Mundo





Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias - Lançado em 08/08/2016 e já está na 3ª reimpressão



Que tal ter em suas mãos um livro com diversas dicas para atender as necessidades de organização e desenvolvimento da sua biblioteca comunitária ou espaço de leitura?
Se você precisa de ideias estimulantes que te auxiliem a montar uma biblioteca ou renovar o seu espaço de leitura, o livro 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' ajuda a compreender cada uma das etapas de montagem, a planejar ações de incentivo à leitura e partilha de livros com dicas especiais passo-a-passo. O livro também aborda vários outros temas relevantes relacionados ao dia a dia de uma biblioteca, como cuidados e medidas de segurança com o seu espaço de leitura, reciclagem, e programações especiais voltadas para mulheres, além de ter uma capítulo com uma reflexão sobre acessibilidade. A leitura é agradável, leve e dinâmica. As dicas são abrangentes: podem ser utilizadas em outros tipos de bibliotecas, e também no ambiente escolar. É um livro inspirador que vai além de um simples manual. O livro é baseado em nossas próprias experiências na prática em montagem de bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias.
  1. Ele vai te ajudar a montar uma biblioteca comunitária autogerida e independente, começando do zero, com orientações passo-a-passo em todos os capítulos. 
  2. Tem 2 posters tutoriais com recursos práticos para que você possa montar a sua biblioteca
  3. É dedicado às pessoas que têm contato com livros e com o público, e queiram inovar as atividades de incentivo à leitura em seus espaços literários. O conteúdo é voltado tanto para as pessoas que já começaram uma biblioteca, quanto para aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos
  4. Foi escrito para motivar a criação de espaços de leitura atuantes e significativos, que querem gerar um impacto positivo às suas comunidades leitoras

—  Leia o que as nossas leitoras falam sobre o Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias



Ideias para Bibliotecas Livres - Um Manual Prático de Autogestão Independente - Lançado em 21/11/2015, já está na 5ª reimpressão

Ideias para Bibliotecas Livres (de Daniele Carneiro e Juliano Rocha)

Se você precisa de ideias instigantes para o seu projeto de incentivo à leitura, o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' é o livro ideal para você. Ele irá te ajudar a compreender e realizar cada uma das etapas de montagem de uma biblioteca livre, e planejar ações de incentivo à leitura e partilha de livros com dicas especiais. O livro funciona como um manual prático, e foi baseado em nossas experiências na montagem de bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias. Nós vamos partilhar com você como transformar sua vontade de montar uma biblioteca livre em realidade, com dicas, sugestões e ferramentas bastante simples que abrangem desde a escolha de um local, dos livros para disponibilizar nas biblioteca, como fazer campanhas de arrecadação e como envolver as pessoas no seu projeto.

A partilha de livros através de bibliotecas livres, de ações, iniciativas e projetos de incentivo à leitura têm se popularizado no mundo todo, e no Brasil não é diferente. As bibliotecas livres têm ganhado força em todo o território nacional, através das mãos e das iniciativas de pessoas que têm o prazer de partilhar livros, democratizar a cultura, e torná-los acessíveis a quem de outra forma, não teria como entrar em contato com eles. Com a ajuda de materiais recicláveis e reutilizáveis, e o engajamento das comunidades leitoras, manter uma biblioteca livre comunitária é um projeto bastante apaixonante, divertido e de estímulo à leitura e à circulação de livros. E no livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' você encontrará exemplos de histórias, dicas, sugestões, ideias e ferramentas para tirar o seu projeto de biblioteca livre do papel, e começá-lo agora mesmo.



—  Leia o que leitoras e leitores falam sobre o Ideias para Bibliotecas Livres
—  Mais reviews das leitoras



Livro Eles chegaram!/No Terminal - Lançado em 15/08/2016


Eles chegaram!/No Terminal de Juliano Rocha

Livro Eles chegaram!/No Terminal - A 1ª parte do livro tem o conto de ficção pós-apocalíptico 'Eles chegaram!' que mostra um dia na vida de um homem de origem desconhecida, e seu o diálogo metafísico com criaturas brutas, incompreensíveis e pavorosas. A partir dessa conversa serão definidos os novos rumos da humanidade. O conto tem 12 ilustrações feitas por Juliano.A 2ª parte do livro é a história em quadrinhos ‘No Terminal’, criada e ilustrada por Juliano. A história apresenta recortes momentâneos das vidas de pessoas que precisam se locomover pela cidade diariamente através do transporte público, e reflexões sobre como as pessoas vivem nos centros urbanos. Cenas de solidão e velhice, indigência e indiferença, violência e solidariedade são testemunhas dentro dos ônibus da cidade e a cada parada nos pontos. Juliano também faz a pintura de todas as capas dos livros.

—  Assista o booktrailer
—  Leia o que as nossas leitoras falam sobre o livro Eles chegaram!/No Terminal




Cartonera Bibliotecas do Brasil - Lançada em 23/8/2014 e está na 5ª reimpressão


A Cartonera Bibliotecas do Brasil é o primeiro livro lançado em formato cartonero por Daniele Carneiro e Juliano Rocha. O livro tem 80 páginas e 18 textos sobre cinema, bibliotecas, livros, experiências de leitura, infância e muito mais. As capas são feitas de caixa de papelão reutilizadas, pintadas e costuradas à mão. Entre os conteúdos estão ilustrações feitas pelo Juliano. Algumas atrações dos textos: Truman Capote - Nelson Mandela - Livros Livres - Woody Allen - Jean Michel Basquiat - Albert Camus - Estamira - Doação - Bibliotecas Livres - Direitos dos Animais - Drauzio Varella - Luis Buñuel - Biblioteca Escolar - Futuro - Henry David Thoreau - Moradores de Rua - Direitos Humanos - Solidariedade - Jazz - Arte - Diários - Literatura - Cinema e muito mais.


Zines

Magnolia Zine nº1



A Magnolia Zine é uma publicação cultural para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. Ela é dinâmica, de leitura leve, fácil de levar para qualquer lugar, com ideias estimulantes e de fácil realização, que podem ser colocadas em prática imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos. É dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas.
Nós desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. 
Nessa 1ª edição falaremos de temas referentes ao verão, às férias, ao carnaval, e a nossa abordagem é sobre como tornar temas comuns em atividades atraentes, e como aproveitar ao máximo os aspectos culturais dessa época do ano, sempre com foco na leitura e na partilha de conhecimento, sem jamais deixar de fora temas como a diversidade, a luta contra o racismo e contra demais preconceitos. Autores: Daniele Carneiro e Juliano Rocha

—  Tiragem limitada de 30 exemplares (verifique a disponibilidade em nossa loja online)






Magnolia Zine nº2



Nossa nova publicação independente tem dicas de atividades, de eventos, decorações e temas instigantes para o seu espaço de leitura, acompanhando datas relevantes do ano, para bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas. O zine é bimestral e para que você possa receber cada nova edição a tempo de se inspirar e organizar as suas atividades, iniciamos agora a pré-venda. 
 A edição é dedicada a celebrar e refletir sobre o Dia Internacional de Luta das Mulheres (08/03), atividades para o outono que começa no dia 20/03, e elaboramos atividades para bibliotecas diferentes e cativantes para celebrar uma Páscoa de forma inclusiva e sustentável. Autores: Daniele Carneiro e Juliano Rocha

—  Escrevemos sobre fatos históricos e fatos atuais que são de extrema relevância sobre a Luta pelos Direitos das Mulheres, para utilizar em bibliotecas, salas de aula e espaços de leitura
—  Nessa edição nós te ensinamos a definir um tema para as suas atividades de incentivo à leitura para bibliotecas, a traçar o objetivo das atividades, a definir a abordagem e como motivar a leitura
—  Ações coletivas e Ações individuais: Além das várias dicas  de ações coletivas que incluímos nessa edição, dedicamos uma parte da Magnolia Zine para as ações individuais, dedicadas a gerar conscientização sobre a luta pelos direitos das mulheres, e que você pode fazer individualmente, em sua casa ou local de trabalho 

—  Tiragem limitada de 30 exemplares (verifique a disponibilidade em nossa loja online)



Como comprar os livros e zines da Magnolia Cartonera

Os livros e zines da Magnolia Cartonera estão disponíveis para venda em nossa loja online, e você pode fazer a compra através dela. Na loja online, aceitamos cartões de crédito, boleto bancário, depósito em conta e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago, pelo PagSeguro e pelo Pay Pal (o Pay Pal aceita pagamento com cartões internacionais).

Seu apoio para nós é fundamental e nos permite continuar escrevendo e publicando conteúdos instigantes, além de nos possibilitar gerar renda com as atividades que mais amamos fazer. Precisamos que você acredite no nosso sonho junto com a gente. Colabore ativamente conosco, comprando nossos livros, zines e demais produtos na loja online. Eles têm o melhor de nossos pensamentos e experiências, serão muito úteis para você, e com certeza você irá amá-los.

Agradecemos por apoiar o nosso trabalho independente,
Daniele Carneiro e Juliano Rocha
contato@bibliotecasdobrasil.com

Subscribe