Doações de livros e limpeza na Minibiblioteca do Sossego

3.9.14

A tarde de sábado, 30/08/2014 foi de limpeza na Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm em Curitiba. Com o passar dos meses o telhadinho e a cortina acabaram acumulando poeira e alguns detritos das árvores e dos passarinhos, então demos uma atenção especial para ela. Livros novos foram adicionados ao seu acervo através de doações. A Minibiblioteca foi montada para incentivar a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento. O objetivo primordial da Minibiblioteca do Sossego é ser um espaço literário de incentivo à leitura por prazer, onde é possível ter facilidade de acesso aos livros, um espaço de convivência e de colaboração coletiva tanto quanto o Parque Gomm. Ela precisa da solidariedade e da doação das pessoas que frequentam o Gomm para continuar a existir, ter seu acervo sempre renovado, e continuar com a sua função fundamental que é a de incentivar a leitura sempre.

Precisamos ter em mente que a Minibiblioteca do Sossego é frequentada também por crianças e isso deve ser levado em conta em todas as interações feitas com ela. A Minibiblioteca do Sossego é uma iniciativa voluntária e independente do blog Bibliotecas do Brasil numa ação conjunta com o movimento cívico Salvemos o Bosque da Casa Gomm. Ela é de todos os bosquímanos e todos podem colaborar para que ela continue a exercer a sua função de facilitar o acesso aos livros e à leitura.

Limpeza na Minibiblioteca do Sossego feita por Juliano Rocha. A Minibiblioteca do Sossego está montada no Parque Gomm há 7 meses.

A cortina da Minibiblioteca do Sossego estava empoeirada e o Juliano fez uma limpeza nela para que os livros sejam melhor visualizados. É a primeira minibiblioteca livre a funcionar em Curitiba em um parque público em um espaço aberto, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. A função primordial da Minibiblioteca do Sossego é a de facilitar o acesso a materiais impressos de leitura como livros de literatura e gibis, mas de vez em quando temos surpresas bacanas e encontramos fitas K7 e audiobooks dentro dela, compartilhados por pessoas que frequentam o parque sempre. A Minibiblioteca do Sossego é uma grande vitória da prática e da filosofia de deixar os livros livres para outros leitores.

Deixamos para fazer a limpeza no fim da tarde para fazê-la com mais tranquilidade, e encontramos esse menininho muito fofo, emprestando livros da Minibiblioteca do Sossego com sua mãe. Que delícia ter essa opção literária no final de uma tarde de sábado, desejamos que cada vez mais pessoas visitem o Parque Gomm com intenções de emprestar livros e fazer uma boa leitura para espairecer a mente.

Que delícia e que grande descoberta encontrar assim, uma biblioteca aberta no final da tarde de um sábado, e ainda poder emprestar livros e ser feliz. Que cada vez mais pessoas procurem o Parque Gomm na intenção de ler e compartilhar leituras. A Minibiblioteca do Sossego foi montada justamente para isso: acessibilidade facilitada aos livros. O horário independente é apenas um temperinho a mais da Minibiblioteca!

Além da limpeza e da manutenção feita na Minibiblioteca, ela recebeu livros novos para o seu acervo circulante. Toda doação é importante e cada livro reflete a intenção de seus doadores. Que sejamos capazes de doar cada vez mais, generosamente, sempre lembrando que aquele conhecimento que adquirimos será perpetuado através de novos leitores. Por isso a doação é tão importante.

A arte do desapego. Doamos o livro Chatô, o Rei do Brasil do Fernando Morais para a Minibiblioteca do Sossego.

Doações de livros chegando para a Minibiblioteca do Sossego

Alguém presenteou a Minibiblioteca do Sossego com um exemplar infanto-juvenil de Os Lusíadas de Luís de Camões. Que doação espetacular! Agradecemos imensamente a generosidade. Que esse exemplar encontre logo novos leitores e continue a circular pelas mãos de muitos outros.

Os gibis fazem a alegria de pessoas das mais variadas idades, por isso a doação deles é importante para a Minibiblioteca. Obrigada à todos que doam e fazem os gibis chegarem à novos leitores.

Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil