Inauguração da Minibiblioteca do Sossego no Parque Gomm

9.2.14


Durante o verão de 2014 conhecemos a iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm no bairro Batel em Curitiba (conheça o movimento no Facebook), e durante 4 finais de semana consecutivos deixamos livros livres no gramado para proporcionar uma atividade interessante para os visitantes do Parque Gomm, moradores da região, turistas, ativistas e principalmente para os funcionários do shopping que fica bem ao lado. Nesses finais de semana tivemos a oportunidade de conhecer moradores de diversos bairros de Curitiba que ali cultivam uma horta comunitária e um jardim de flores, e trocam ideias, articulações, alegrias e decepções relacionados a viver em Curitiba. E nesse sábado, dia 08 de fevereiro de 2014 tivemos a oportunidade de inaugurar a Minibiblioteca do Sossego. Ela nasceu de uma caixa antiga de feira e várias ideias que tivemos. O projeto foi feito inteiramente com materiais reutilizados. Essa iniciativa contou com o forte apoio e doações de livros da Igreja do Livro Transformador, projeto da Emanuela Siqueira.


Janaína foi a primeira leitora a emprestar livros da Minibiblioteca do Sossego e Dani Carneiro do blog Bibliotecas do Brasil, uma das idealizadoras da biblioteca livre.

A Janaína mora em Colombo, município da região metropolitana de Curitiba. Ela trabalha no shopping e pega 4 ônibus para se locomover de Colombo até o bairro Batel. Ela foi a primeira leitora a emprestar livros da Minibiblioteca do Sossego. A Janaína pegou vários exemplares para ela e seus quatro filhos, adolescentes dos 11 aos 16 anos. Ela disse que os livros vão ajudá-la a passar o tempo nas viagens de ônibus diariamente já ela gosta muito de ler, e incentiva os filhos à leitura. Ela também estava procurando por livros direcionados para pais com filhos adolescentes, para ajudá-la na educação de seus teenagers, e se você têm livros nesse estilo, compartilhe, doe para a Minibiblioteca do Sossego, é só passar lá no Parque Gomm e colocar dentro da biblioteca.


Nesse mesmo sábado os amigos da Salvemos o Bosque da Casa Gomm contaram a presença de um ponto de trocas volante do projeto CIRCULÊ (http://www.circule.net/), uma iniciativa dos parceiros da Mãezíssima que visa estimular a troca de livros marcantes e com dedicatórias entre pessoas que sequer se conhecem.


A Melissa apareceu para fazer uma grande doação de livros maravilhosos e revistas de jardinagem. Como ela tem consultório na esquina do Parque Gomm, ela se comprometeu em manter a Minibiblioteca do Sossego ativa. Obrigada Melissa!

A Minibiblioteca do Sossego faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibiliza em seu site downloads gratuitos das artes para um cartaz, um carimbo e um pequeno tutorial de montagem de bibliotecas livres, que podem ser baixados e utilizados por qualquer pessoa. A utilização dessas artes é livre e totalmente gratuita, acesse nossa área de downloads.

Empréstimo livre de livros funciona assim: 


  • O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa;
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.



Texto de boas vindas: 
Olá, eu sou a Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm. O livro de literatura que você tem em casa pode me servir muito bem e espero que os meus livros também possam atender a sua sede de leitura. Leve um livro e traga um livro, assim eu continuo viva em um círculo de solidariedade. Talvez um livro seja apenas um objeto comum para alguém, mas para outra pessoa é um alívio, um momento de descanso mental, um refúgio, o sustento da alma por mais um dia.
Juliano Rocha editor do blog Bibliotecas do Brasil foi o responsável por cavar o buraco para "plantar" a Minibiblioteca do Sossego. Nesse post você fica sabendo como foi o início do projeto.

Cavar um buraco no sol do meio dia vale o esforço na conquista de mais leitores e mais adeptos dos livros livres!

O pessoal foi chegando e trazendo mais doações de livros que vão servir para abastecer a Minibiblioteca do Sossego nas próximas semanas, e também para diversos outros projetos de livros livres que vamos realizar ao longo do ano, ações como Livros Livres no Boqueirão e Livros Livres em Guaratuba.

Agradecemos imensamente à todas as pessoas que compareceram na inauguração da Minibiblioteca do Sossego, à todos que nos doaram livros maravilhosos, aos amigos da Salvemos que nos deram essa oportunidade de colocar em prática uma vontade que tínhamos há um tempão, que era o de montar uma minibiblioteca em algum ponto da cidade de Curitiba. Tomara que essa iniciativa inspire mais pessoas a montar suas próprias minibibliotecas pela cidade e a compartilhar livros e cultura com outras pessoas. É muito gratificante fazer parte de um projeto tão bonito, comunitário e voltado para o incentivo à leitura

* Nas próximas postagens mostraremos como foi construída a Minibiblioteca do Sossego, a lista de materiais utilizados e também as fotos tiradas pelo pessoal da Salvemos o Bosque da Casa Gomm.


Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Arte: Juliano Rocha
contatos@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

1 comments

  1. Pois é.... A cada dia que passa.. Fico ainda mais fã... Do Bibliotecas do Brasil.. E suas ideias geniais. E o melhor... Tudo compartilhado com todos. Muito bom! Aqui em Três Corações/MG.. Levei a ideia para o nosso Secretário Municipal de Lazer, Turismo e Cultura. Que adorou a ideia e imediatamente.. Deu-me o aval para implantarmos 1ª Mini Biblioteca livre.. A ser instalada no Parque Dondinho (Parque da cidade.. Que leva o nome do Pai de nosso mais ilustre conterrâneo.. O Rei Pelé)... E logo.. outras se espalharão pelos bairros da cidade. Assim que forem sendo montadas... Envio fotos e comentários.. E vamos.. Claro.. Usar o material de divulgação.. Disponibilizado pelo Bibliotecas do Brasil.. Para nos auxiliar nessa tarefa tão gostosa!! .... Mais uma vez.. Parabéns! A todos vocês pelo belíssimo trabalho.... E que venham mais e mais boas ideias... Para que possamos compartilhar... Afinal.............. Somente "JuntoSomosMaisFortes!!" ........... Abraços... EVOÉ!

    ResponderExcluir

Subscribe