Minibiblioteca do Sossego, um oásis de cultura e tranquilidade no meio de Curitiba

5.2.14

Uma caixa antiga de feira foi transformada em uma minibiblioteca livre pelos colaboradores do blog Bibliotecas do Brasil. Ela passou por uma limpeza, por uma dedetização, foi forrada para receber os livros, vedada para não sofrer infiltrações de água, ganhou uma base para ser instalada e um telhado, e agora está passando uma caprichada pintura do Juliano Rocha, editor do blog. Batizamos a biblioteca de Minibiblioteca do Sossego, porque será instalada em um oásis de tranquilidade no meio do caos urbano da cidade de Curitiba, possibilitando que diversas pessoas desde os funcionários do shopping que se encontra ao lado do Parque Gomm, visitantes, turistas, enfim, as pessoas que circulam por esse espaço possam emprestar livros. Pelo conhecimento que temos sobre bibliotecas livres, essa será a 2ª Minibiblioteca instalada ao ar livre em Curitiba.

A Minibiblioteca do Sossego foi feita inteiramente com materiais reutilizados e será inaugurada no próximo sábado, dia 08 de Feveiro de 2014  às 11h da manhã no Parque Gomm no bairro Batel em Curitiba, no Horti-Encontro da iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm, confirme sua presença. Se você estiver na cidade, venha conhecer a Minibiblioteca Livre do Sossego, participar da inauguração, emprestar livros ou trazer livros de literatura para doar (exceto livros didáticos, livros técnicos, apostilas de cursinho ou de curso de idiomas). Se você é leitor aproveite o espaço e a tranquilidade que o Parque Gomm tem a oferecer, escolha seu cantinho na sombra, e leia muito!

Essa minibiblioteca é fruto de uma parceria de pessoas que além de incentivarem a leitura, facilitarem o acesso aos livros e defenderem os espaços verdes da cidade, preocupam-se também com a manutenção e a segurança das praças e espaços de lazer dos bairros de Curitiba. Essas pessoas têm suas rotinas totalmente afetadas pela poluição sonora que deveria ser combatida em Curitiba, mas infelizmente a cidade sofre por conta do empurra-empurra burocrático por parte daqueles que deveriam ser os maiores interessados em orientar e coibir a poluição sonora.

A Minibiblioteca do Sossego faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibiliza gratuitamente a arte de um carimbo, de um cartaz e um pequeno tutorial para facilitar a montagem de bibliotecas livres. Todos os livros que serão deixados livres na Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm têm o carimbo da iniciativa e poderão ser emprestados livremente, sem a necessidade de devolução. A ideia é que os livros circulem. Livros dos mais variados gêneros farão parte do acervo, e quem quiser levar livros e gibis para doar também será muito bem vindo, pois a minibiblioteca precisará manter manter uma rotatividade. Doações de diversos livros foram feitas pela Igreja do Livro Transformador, projeto da Emanuela Siqueira que tem nos dado muita força e apoio nessa iniciativa.

Transformamos uma caixa de feira abandonada em uma prática e viva Minibiblioteca Livre.

Inauguração da Minibiblioteca do Sosssego do Parque Gomm
Dia 08/02/2014, sábado, às 11 horas.
Parque Gomm - Localizado atrás do Shopping Pátio Batel, com entrada pela Rua Hermes Fontes ou pela Rua Bruno Filgueira, na altura do nº 952.

Daniele Carneiro
Bibliotecas do Brasil