Como foi a Troca de Livros Livres no Parque Gomm

22.7.14

Foto: Maria Luiza Lago
Foto: Maria Luiza Lago

No último sábado, 19/07/2014, o blog Bibliotecas do Brasil realizou em parceria com o movimento cívico Salvemos o Bosque da Casa Gomm a Troca de Livros Livres para comemorar a notícia de que o Parque Gomm está para ser criado, incentivar a leitura ao ar livre e divulgar a Minibiblioteca do Sossego
Sentimos que é fundamental esse contato com os leitores pois as pessoas querem saber como a Minibiblioteca funciona, têm várias perguntas a fazer, querem entender como podem emprestar, trocar e doar livros. Tínhamos a previsão de ficar das 10h até às 13h, mas ampliamos esse horário até às 16h, porque toda vez que começávamos a juntar os livros para ir embora, mesmo com o dia gelado, chegavam novos visitantes com mais exemplares para trocar ou doar. Foi ótimo! 
O movimento de pessoas foi muito maior do que esperávamos e as cenas eram marcantes: crianças vinham até nós e pediam para emprestar livros, faziam a troca, levavam livros para ler com os pais no gramado durante o piquenique, voltavam para devolver, emprestavam mais livros e assim foi a manhã e tarde inteiras.  Foto acima: Maria Luiza Lago

O começo da nossa Troca de Livros Livres. Fotos: Juliano Rocha

Nós sentimos que há muita vontade por parte de moradores dos mais variados bairros de partilhar livros, e muitos visitantes nos disseram a mesma coisa: estão todos carentes de uma feira do livro em Curitiba. A ideia da Troca de Livros Livres funciona de maneira bem simples: a pessoa coloca o livro que quer trocar sobre o gramado, e escolhe o livro que quer levar para casa. Ou então pode doar livros diretamente para a Minibiblioteca do Sossego.

Foto: Juliano Rocha

A Marilia já estava no Parque Gomm quando chegamos para montar a Troca de Livros Livres. Ela logo pegou um livro e escolheu um cantinho no sol para aproveitar a manhã gelada para ler.

Foto: Salvemos o Bosque da Casa Gomm

Esse simpático casal mora pertinho do parque e nos contou que conheceram a Casa Gomm quando ela ainda não havia sido desmontada e mudada de lugar, e o Bosque era muito maior. Eles nos contaram várias histórias de como era o Bosque antigamente, e comentaram que próximo ao Parque Gomm existe a Biblioteca Franco Giglio (atualmente Casa da Leitura), que infelizmente foi fechada em 2011, e nunca mais abriu para emprestar livros e promover a cultura nos bairros próximos, "deixando um vazio principalmente para as crianças" afirmaram. Nós publicamos o artigo "Casa da Leitura Franco Giglio está abandonada em Curitiba" sobre o fechamento e esquecimento dessa biblioteca em abril de 2014. O casal disse que pretende doar 50 livros para a Minibiblioteca do Sossego. Os leitores com certeza vão apreciar essa doação.

Foto: Salvemos o Bosque da Casa Gomm

A Anna Luiza (abaixada lendo um livro no centro da foto) veio de ônibus pela primeira vez em um dos sábados de atividades do Parque Gomm, ela adorou a ideia da troca de livros, o espaço, e deu a maior força para que a gente organize novas trocas. É fantástico conhecer pessoas que pensam bem parecido com a gente na questão dos livros livres, da acessibilidade e das bibliotecas atuantes que abraçam e trazem essa comunidade de leitores para dentro de seus espaços. Esse senhor de terno (lado esquerdo da foto) foi ao Parque especialmente para doar vários exemplares de um livro de História do Brasil que ele mesmo escreveu. Foi muito generoso da parte dele e os livros já ficaram na Minibiblioteca para empréstimo.

Luca expressando sua opinião sobre livros de fotografia e fotógrafos. Foto: Marilia Fanucchi

A Biblioteca da Casa Kozák também esteve presente nas conversas travadas durante a Troca de Livros Livres. Professores que vieram trocar livros ao longo do dia nos disseram que chegaram a realizar oficinas e rodas literárias na casinha do etnólogo Vladimir Kozák, construída no estilo tcheco por ele mesmo no bairro Uberaba. Em 1979,quando Kozák morreu, sua casa, agora conhecida como Casa Kozák foi transformada em biblioteca. Mas hoje, tanto sua casa quanto seu carro, uma Rural Willys, sofrem abandonados com a falta de manutenção e com a ação do tempo. Leia os artigos que publicamos mostrando os "tristes detalhes do interior da Casa Kozák" e as "questões em aberto sobre a Biblioteca da Casa Kozák".

Foto:  Salvemos o Bosque da Casa Gomm

A Raquel subiu na árvore para ler o seu livro. Espírito livre!

Foto: Maria Luiza Lago

Essa moça comprou um livro em um sebo e foi ao Parque Gomm aproveitar o dia para ler.

Foto: Maria Luiza Lago

Muitas crianças participaram ativamente da troca, é muito bonitinho vê-las trazer os livros, entregar nas nossas mãos e trocar por outros exemplares. 

Doações 

Parte dos livros arrecadados durante a Troca de Livros Livres ficaram na Minibiblioteca do Sossego. Os demais exemplares serão carimbados com a arte da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" da qual a Minibiblioteca faz parte, e servirão para reabastecê-la nas próximas semanas. Quem quiser pode acompanhar as próximas movimentações da Minibiblioteca do Sossego no Facebook. Dividiremos esses livros que foram doados com a Biblioteca Livre Pote de Mel, iniciativa do editor do blog Livros e Afins, Alessandro Martins, e a pioneira de Curitiba que nos inspirou a concretizar a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa
Já que muitas pessoas que foram para a Troca de Livros Livres conhecem a Biblioteca Livre Pote de Mel e frequentam a padaria, nada mais natural do que dividir o acervo com ela, afinal ela é a nossa grande inspiração. A nossa ideia era articular uma arrecadação direcionada à Bibliopote, mas como as doações foram generosas, dividiremos. 

No final da tarde mais pessoas apareceram para trocar livros. Foto: Maria Luiza Lago

Próxima edição da Troca de Livros Livres

Como os pedidos para que a gente realize uma nova troca de livros foram bastante consistentes, com certeza vamos combinar com a Salvemos o Bosque da Casa Gomm uma próxima edição, mas decidimos que será somente após as eleições. Acompanhe o Facebook da Minibiblioteca do Sossego, e o blog Bibliotecas do Brasil para se informar à respeito da próxima data.
Enquanto isso, a Minibiblioteca do Sossego segue ativa no Parque Gomm, sempre movimentada e disponível para quem quiser emprestar, trocar ou doar livros. Valeu gente! Agradecemos a todos que compareceram, trocaram livros, emprestaram e doaram. Nós acreditamos na doação como prática solidária, e vê-la sendo praticada é uma grande satisfação.

Intercâmbio de ideias

Foto: Maria Luiza Lago

Banda Recif de compas haitiano, moradores de Curitiba, visitaram o Parque Gomm e levaram livros livres para ler.

Foto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil.

À tarde a banda haitiana Recif de compas (um ritmo musical haitiano) esteve no Parque Gomm para conhecer o local. Eles estão estabelecidos em Curitiba há 2 anos. Esses livros que eles estão nas mãos eles pegaram emprestados no finalzinho da Troca de Livros Livres da Minibiblioteca do Sossego.
No dia 9 de Agosto de 2014 eles vão fazer um show às 18h no Centro Cultural de Pinhais, na Rua 22 de Abril, nº305, no Centro de Pinhais/PR e eles deixaram o convite aberto para todos que quiserem prestigiá-los. Os ingressos custam R$20,00. Informações: (41) 9552-7111



Encontramos no mural de recados na entrada de um restaurante na região do Parque Gomm no sábado: é a divulgação da nota que saiu no blog da Lumen FM que a Diana Vieira publicou, para que os clientes do restaurante conheçam a Minibiblioteca. Achei bonitinho, gentil, fico feliz de ver as pessoas demonstrando carinho pela Minibiblioteca do Sossego. Que continue a fluir.

Chegou aqui agora? Então leia esse post.
Curta no Facebook a página do blog Bibliotecas do Brasil, da Salvemos o Bosque da Casa Gomm e da Minibiblioteca do Sossego.

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Juliano Rocha, Salvemos o Bosque da Casa Gomm, Marilia Fanucchi, Maria Luiza Lago

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe