Livros livres na pista de skate e na Praça da Paz de Guaratuba/PR

21.12.14

Para realizar a liberação de mais livros livres por Guaratuba escolhemos a Praça da Paz, uma praça que possui um ginásio esportivo, uma pista de skate e fica ao lado de um grande colégio estadual. Nosso objetivo era proporcionar para crianças e adolescentes a gostosa surpresa de encontrar livros prontos para a leitura na saída das aulas ou quando forem andar de skate.

Infelizmente a praça estava com o mato alto e com muita sujeira, o que não estimula o uso do local por famílias e pessoas que queiram aproveitar um espaço público próprio para o descanso, a prática de esportes e também da leitura.

Ao fundo da praça podem ser vistos os belos morros do litoral paranaense.

Deixamos o livro próximo desse menino que estava solitário no carrossel, para que ao voltar para seu caminho encontrasse um livro infantil. A presença constante de livros na vida das crianças é de fundamental importância para o desenvolvimento do gosto e do interesse pela leitura.

Leia, Empreste ou Devolva

Todos os livros receberam o carimbo com a arte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibilizamos para download gratuito a qualquer pessoa que queira fazer sua própria ação de livros livres ou montar uma biblioteca. Conheça nossa área de downloads.

Alguns livros livres deixados nos bancos que ficam próximo à saída do Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra.

Os quero-queros observaram nossas ações com atenção pois estavam cuidando do ninho que eles fizeram próximo ao banco.

Essa é a pista de skate da Praça da Paz com um belo grafite de uma tartaruga marinha. O aumento de espaços para a prática do skate é uma das reivindicações dos skatistas de Guaratuba. Leia os artigos com as nossas visitas pela cidade.

Bem ali pertinho da Paraça da Paz tem um outro espaço público, a Praça Cohapar - bairro de Guaratuba - onde nós deixamos mais livros livres, entre eles O Retrato do Rei de Ana Miranda.

Quando deixamos os livros vimos dois adolescentes brincando nas balanças que da praça que como a última que visitamos também sofre com o mato alto, muitas garrafas quebradas e o lixo espalhado.

Moradores, veranistas e turistas também poderão deixar livros livres pela praia

Os moradores, os veranistas que têm casas na cidade e turistas também podem participar da ação. A participação é simples, basta que a pessoa escolha livros que tenha em casa que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos. Leve o livro a algum lugar de sua preferência, ou onde você acha que seria legal outra pessoa encontrá-lo e deixe-o por lá. Pode ser em uma padaria, em uma sorveteria, em um barzinho, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro, para ler, emprestar e passar adiante.

Para quem quiser participar da ação - Faça essa ação de livros livros na sua cidade:

• Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos;
  • Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo;
  • Deixe o livro ali;
  • Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, áreas de convivência em pousadas e hotéis;
  • Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.

Confira como foram os outros dias que liberamos livros livres em Guaratuba: