Tarde para doar livros na Minibiblioteca do Sossego

13.2.14



Essa é a Minibiblioteca do Sossego. Ela foi instalada no Parque Gomm em Curitiba/PR por Daniele Carneiro e Juliano Rocha, criadores do Blog Bibliotecas do Brasil, com a ajuda e parceria da iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm e da Igreja do Livro Transformador que nos doou muitos livros e muito apoio.

Quando chegamos no Parque Gomm alguns funcionários do shopping que fica bem ao lado estavam aproveitando a sombra das araucárias em seu horário de intervalo do trabalho. Eles e os demais visitantes do parque serão os maiores beneficiados pelo acervo da Minibiblioteca. Nessa visita nós vimos que mais da metade do acervo já estava em circulação. Ficamos muito felizes com esse resultado, constatamos que a biblioteca foi muito bem aceita e que está viva!


Dani Carneiro, autora do blog Bibliotecas do Brasil coloca mais livros dentro da Minibiblioteca do Sossego. Além da Minibiblioteca do Sossego

Antes de montarmos a Minibiblioteca do Sossego em Curitiba, nós  ajudamos a montar o acervo da Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa em Morretes em parceria com Edemilson Pereira, dono do Sítio e colaboramos diretamente com várias das bibliotecas livres participantes da iniciativa de incentivo à leitura Leia, Empreste ou Devolva. A Biblioteca do Sítio é doméstica e voltada exclusivamente para livros de literatura, e quem frequenta aquele canto belíssimo na Serra do Mar do Paraná tem a oportunidade de emprestar livros livres por lá.


As boas-vindas da Minibiblioteca do Sossego:


"Olá, eu sou a Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm. O livro de literatura que você tem em casa pode me servir muito bem e espero que os meus livros também possam atender a sua sede de leitura. Leve um livro e traga um livro, assim eu continuo viva em um círculo de solidariedade. Talvez um livro seja apenas um objeto comum para alguém, mas para outra pessoa é um alívio, um momento de descanso mental, um refúgio, o sustento da alma por mais um dia".


A Minibiblioteca foi feita com uma caixa antiga de feira. Ela foi reforçada com um material resistente na parte interna, e também ganhou uma cortininha para protegê-la da chuva e da umidade. Quando chegamos no Parque Gomm, a Minibiblioteca do Sossego já tinha um espaço no acervo...


...que foi preenchido com mais livros que levamos das doações feitas no dia da inauguração e também pela Emanuela Siqueira, responsável pela Igreja do Livro Transformador. Deixamos a Minibiblioteca do Sossego mais recheadinha de leituras para o público que circula pelo Parque Gomm.

Empréstimo livre de livros funciona assim

  • O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa;
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.


A Minibiblioteca do Sossego tem essa cortina fixa para protegê-la da chuva.


Juliano Rocha e Daniele Carneiro, autores do Blog Bibliotecas do Brasil e idealizadores da Minibiblioteca do Sossego, que faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibiliza em seu site downloads gratuitos das artes para um cartaz com orientações de empréstimo, um carimbo e um pequeno tutorial de montagem de bibliotecas livres, que podem ser baixados e utilizados por qualquer pessoa. A utilização dessas artes é livre e totalmente gratuita, acesse nossa área de downloads.

Alguns livros que podem ser encontrados na Minibiblioteca, doados também por várias pessoas que estiveram presentes durante sua inauguração.

Tenho livros para doar, como faço?

Para doar livros é muito simples: basta levá-los pessoalmente até o Parque Gomm que fica no final da Rua Bruno Filgueira nº 850, no bairro Batel em Curitiba.Você pode entrar livremente pelo lado dos fundos do shopping Pátio Batel, na calçada da Rua Hermes Fontes (vindo pela Rua Costa Carvalho). Pedimos para que as pessoas levem livros de literatura em boas condições de uso devido à estrutura pequena da biblioteca, que é uma caixa de feira reforçada, mas que não comporta por exemplo a doação de livros didáticos escolares, coleções completas de enciclopédias Barsas, nem apostilas de cursinho vestibular ou de idiomas. Os livros entram imediatamente em circulação, por isso precisam estar em boas condições de uso e de leitura, pois a biblioteca é auto sustentável, ou seja, não tem um setor de restauro de livros, ou alguém responsável por recuperá-los. 

A Minibiblioteca do Sossego é voltada para a leitura ao ar livre, por isso são bem vindos livros de contos, romance, poesia, autoconhecimento, livros de terror e suspense, de aventura, de histórias de amor, de aperfeiçoamento pessoal, livros voltados para o público infantil e adolescente e biografias. As dúvidas sobre livros didáticos e locais onde você pode doá-los você encontra nesse post: Livros, revistas e apostilas para reciclagem. Use nosso blog como um banco de dados em busca de artigos de orientação referentes à descarte e reutilização de livros didáticos e doação de livros em geral, navegue pela tag livros didáticos.


A Casa Gomm é o belo cenário da Minibiblioteca do Sossego.


A livre circulação de livros facilita o acesso para aquelas pessoas que alimentam uma curiosidade ou já tem uma predisposição para a leitura, mas que não tem como frequentar bibliotecas públicas ou comunitárias.


A base da Minibiblioteca ganhou um reforço extra de cimento e pedras no espaço onde ela foi instalada, e também um suporte mais resistente. Você está convidada(o) a conhecer a Minibiblioteca e emprestar um livro livremente. Visite esse bonito parque em Curitiba, participe dos Horti-Encontros. Acompanhe os eventos e demais atualizações de notícias pelo Facebook da Salvemos o Bosque da Casa Gomm e também através da fan page recém-criada Minibiblioteca do Sossego.


Agora a Minibiblioteca do Sossego está bem firme no solo, criou raízes e está pronta para crescer junto com as árvores que a circundam. Dê uma passada lá, empreste um livro e leia no banquinho que tem bem ali do lado, ao som dos passarinhos.



Leia mais:


Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe