Livros Livres em Guaratuba - A Ilha do Tesouro

3.12.14

Qualquer lugar é lugar para leitura, mas curtir o ventinho delicioso que vem do mar e ter a companhia de livros é sublime. Nós procuramos um cantinho diferente para deixar um exemplar do livro A Ilha do Tesouro, clássico da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883. Atrás do Hotel Kaakupê no Balneário Eliana em Guaratuba - local em que já deixamos livros livres, lembra? -  tem uma área de vegetação e restinga, com árvores e um caminho onde os hóspedes do hotel e frequentadores da praia costumam passar. Este local foi escolhido para deixarmos o primeiro livro infanto-juvenil da nossa ação de incentivo à leitura. Era em torno de 17h30 mas a praia estava movimentada, famílias com crianças brincavam na areia, e nos decidimos que aquele era um bom lugar para encontrar um livro na volta da diversão.

Quando a praia está calma, e apenas o som das risadas, das ondas e dos pássaros fazem a trilha sonora, as páginas de um livro nos convidam à leitura.

O pessoal usa esses troncos para sentar e para de marcar o caminho, num espaço onde sempre tem circulação de pedestres. Local perfeito para deixar um livro livre.

Moradores, veranistas e turistas também poderão deixar livros livres pela praia

Os moradores, os veranistas que têm casas na cidade e turistas um pouco adiantados para a temporada de verão também poderão participar da ação. A participação é simples, basta que a pessoa escolha livros que tenha em casa que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos. Leve o livro a algum lugar de sua preferência, ou onde você acha que seria legal outra pessoa encontrá-lo e deixe-o por lá. Pode ser em uma padaria, em uma sorveteria, em um barzinho, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro, para ler, emprestar e passar adiante.

Para quem quiser participar da ação:

1. Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos.
  2. Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo.
  3. Deixe o livro ali.
  4. Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, áreas de convivência em pousadas e hotéis.
  5. Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.

O livro A Ilha do Tesouro de recebeu o carimbo com a arte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibilizamos para download gratuito a qualquer pessoa que queira fazer sua própria ação de livros livres ou montar uma biblioteca. Conheça nossa área de downloads.

Temos mais livros para deixar livres por Guaratuba na próxima quinzena. Se estiver pelo litoral fique atenta(o) quando sair para caminhar, correr, andar de bicicleta, de roller ou de skate, você poderá encontrar um livro livre no seu caminho. Leia os artigos:

Locais onde serão deixados livros livres:

• Praia Central de Guaratuba e ao longo do calçadão da Avenida Atlântica
  • Praia do Morro do Cristo
  • Brejatuba - próximo ao Café Curacao, ao Hotel Kaakupê e à pracinha da Av. Brejatuba
  • Padarias, mercados e verdurões da cidade
  • Balneário Nereidas
  • Balneário Eliana
  • Bairro Cohapar - na pracinha da pista de Skate
  • Praia das Pedras (próximo ao Hotel Villa Real)

Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha