Como foi o lançamento da Cartonera Bibliotecas do Brasil

28.8.14

Na espetacular manhã ensolarada e quente em pleno inverno, no último sábado, 23/08/2014, lançamos a Cartonera Bibliotecas do Brasil junto à Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm em Curitiba. Levamos os 6 exemplares restantes dos 15 que foram produzidos na primeira tiragem. O dia estava incrível! Fotos: Juliano Rocha e Salvemos o Bosque da Casa Gomm


Cartoneras embaladas e prontas para começar a circular entre os leitores. Os livros cartoneros são feitos à mão, com papelão reciclado que foi coletado nas ruas dos bairros Rebouças e Campo Comprido. O Juliano faz a pintura das capas, depois elas são costuradas às páginas. Os textos são de nossa autoria, uma coletânea que fizemos dos textos enviados semanalmente através da nossa newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox, e mais dois textos inéditos que escrevemos especialmente para as cartoneras.


No Parque Gomm, onde montamos a Minibiblioteca do Sossego em uma ação conjunta com o movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm, e o lançamento dos nossos primeiros livros cartoneros.


Cid Vicentini Silveira, o professor de Tai Chi Chuan do Parque Gomm foi o primeiro a levar uma das cartoneras. Obrigada Cid!


A Rossana Mendes é frequentadora assídua do Parque Gomm e também levou uma das cartoneras, e no dia seguinte comprou outra! Valeu Rossana!

Conversas animadas sobre livros e publicações alternativas com a Andrea e a Kimberlym 


Que linda essa imagem da Andrea dando carinho e cuidando da Minibiblioteca do Sossego. A Minibiblioteca foi montada em uma ação conjunta do blog Bibliotecas do Brasil com o movimento cívico Salvemos o Bosque da Casa Gomm, para incentivar a leitura e fortalecer o movimento de criação do parque. É a primeira minibiblioteca de Curitiba a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um parque aberto e público da cidade.


A Andrea nos emocionou no Parque Gomm. Ela trouxe duas sacolas de doações com muitas roupas em excelentes condições de uso da sua filha Raquel, para a gente encaminhar para as crianças que estejam precisando de doações, e que são atendidas pela Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, nosso primeiro projeto de incentivo à leitura, iniciado em 2011. Nós vamos encaminhar essa doação com muito carinho. A Andrea também doou cadernos de desenho e caixas de giz de cera para colaborar com a festinha de final de ano das crianças das escolas rurais da Estrada do Anhaia em Morretes, onde montamos a Biblioteca do Sítio. Em breve passaremos mais informações sobre essa arrecadação que estamos fazendo. Obrigada pelo grande gesto de doar as roupas da sua filha Andrea!

A Minibiblioteca do Sossego é responsável por esses encontros entre possíveis doadores e pessoas que estão interessadas em levar um pouco de conforto para aqueles que precisam. Nossa maior causa é a doação, não só de livros, mas de tudo o que temos um pouquinho a mais e que possa ser repassado para pessoas que estejam necessitando de ajuda.


A Andrea curtiu muito a Cartonera Bibliotecas do Brasil.


E aí que um rapaz chegou, perguntou onde era a Minibiblioteca do Sossego e deixou a doação de um TWISTER que imediatamente foi estendido no gramado do Parque Gomm para a brincadeira começar! Ele doou o jogo em nome do Parque Gomm, foi muita gentileza! O Nicolas, filho da Graziela Flor fez a maior festa com o brinquedo!


O Twister fez a alegria da manhã do Nicolas e sua amiguinha.


Juliano Rocha e Dani Carneiro, editores do blog Bibliotecas do Brasil, e ao fundo a belíssima Casa Gomm

Uma biblioteca movimentada, frequentada, utilizada. A Minibiblioteca do Sossego é uma grande vitória! 

A Minibiblioteca do Sossego é a primeira minibiblioteca livre de Curitiba a funcionar em um parque aberto e público há 7 meses! Ela recebeu doações no sábado, ganhou uma plaquinha nova plastificada, que foi fixada ao lado dela, presente da Rita Marie da Minibiblioteca Ilha de Camões, e os livros já começaram a circular. Tinha doações de livros de literatura que não fomos nós que colocamos lá, e até duas fitas k7 que consideramos uma doação espetacular, visto que as novas gerações muitas vezes nem sabem o que é uma fita k7. É uma demonstração de carinho e de simpatia com a Minibiblioteca do Sossego.
O fato da Minibiblioteca não estar sempre lotada, abarrotada de livros, como costuma ficar quando realizamos as Trocas de Livros Livres, significa que ela é um projeto bem sucedido. A Minibiblioteca funciona em ondas, tem horas que vai estar cheia, e tem horas que estará quase vazia. É orgânica. E depende sempre da solidariedade das pessoas em doar livros para mantê-la ativa. Ela é um projeto voluntário e independente, e precisa da ajuda e da boa vontade das pessoas simpáticas à iniciativa em mantê-la organizada e com livros disponíveis para a leitura.


Recebemos uma doação de livretos educativos sobre Cardiopatia Congênita que foi enviada pela Silvia Buchalla, uma ativista da AACC Pequenos Corações, para as mães que frequentam a minibiblioteca e demais leitoras e leitores. A Silvia mora em Guaratuba e durante dois anos realizou atividades incríveis que pudemos acompanhar de pertinho, com as crianças de Guaratuba através da Biblioteca Amigo Livro no Balneário Nereidas.
Esses DVD's que aparecem na foto foram doados pela Maria Luiza Lago, que fez uma matéria para o Jornal Lona da Universidade Positivo sobre a Minibiblioteca e sobre o movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm, e pode ser lida nesse link: http://goo.gl/KDMzEG (na capa e na página 4). Dentro da Minibiblioteca do Sossego tinha alguns livros de literatura que foram doações espontâneas, anônimas. Valorizamos muito as pequenas doações, espontâneas, que surgem de outras pessoas fora do movimento. Valorizamos esse carinho e agradecemos imensamente!

Produção das cartoneras durante as frias madrugadas de Agosto.


Costuradas e prontas para embalar. Saiba como comprar.


O momento em que a pintura acontece através das mãos do Juliano.


Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Juliano Rocha e Salvemos o Bosque da Casa Gomm

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe