2013: Mais um ano literário!

30.12.13


Reunimos nesse post os momentos importantes que vivemos em 2013, onde o incentivo à leitura reuniu muitas pessoas em tornos dos livros.


O ano começou com a Oficina do Livro da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa que realizamos nas escolas rurais de Anhaia e Rodeio em Morretes, na Serra do Mar do Paraná. Na oficina conversamos com as crianças sobre os elementos que compõem os livros como a capa, as páginas, a história, os personagens, o texto e as ilustrações em um bate-papo muito gostoso. (Leia como foi a oficina).

Desde 2011 realizamos voluntariamente eventos semestrais para as crianças das escolas rurais voltados para o incentivo à leitura com distribuição de livros para elas com a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, nosso primeiro projeto na área da leitura, em parceria com o Edemilson Pereira, dono do Sítio Vanessa e as professoras das escolas rurais Rosângela Comunello, Rosiele Comunello e Sirlei Apolinário. Conheça a Biblioteca do Sítio.


Disponibilizamos gratuitamente no blog Bibliotecas do Brasil a arte para um carimbo, um cartaz e um tutorial para a montagem de bibliotecas livres, para aquelas pessoas que desejam iniciar suas próprias bibliotecas. Colaboramos diretamente com a montagem de algumas dessas bibliotecas livres, doando os livros carimbados, divulgando a ideia e levando o cartaz em vários bairros de Curitiba e também no litoral. Conheça cada uma delas nesse post.

Em Julho estivemos em Garuva, cidade de Santa Catarina e visitamos a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza, local bastante visitado pelos moradores da cidade, principalmente as crianças, tanto para empréstimos de livros, pesquisas de escola e também para uso dos computadores do telecentro. Leia sobre nossa visita.

Juliano Rocha (Bibliotecas do Brasil) na Biblioteca de Garuva

No dia 24 de agosto de 2013 o blog Bibliotecas do Brasil completou seu primeiro aniversário de uma jornada que nos fez conhecer diversas pessoas maravilhosas que dedicam parte do seu tempo, dinheiro e boa vontade para levar livros e cultura para os outros sem esperar nada em troca, talvez um sorriso ou um obrigado envergonhado. E para comemorarmos a data, fizemos uma listagem de bibliotecas e projetos de incentivo à leitura que encontramos desde o início do blog. Confira a lista.


Em setembro participamos à convite da contadora de histórias Priscila Angélica Santos Sehnem do evento Te Encontro no Guido que reuniu representantes de iniciativas de incentivo à leitura e bibliotecas comunitárias no Centro de Artes Guido Viaro. Todos os participantes puderem falar sobre seus projetos e realizações e também contar os motivos que os levaram ao mundo da leitura.

Daniele e Juliano (Bibliotecas do Brasil) no evento Te Encontro no Guido no Centro de Artes Guido Viaro.

No mesmo mês participamos do 1ª Festival Literário de Araucária, evento paralelo a 16ª Feira do Livro que nesse ano se ampliou e aconteceu no Ginásio de Esportes Joval de Paula junto ao Parque Cachoeira, ponto turístico de Araucária/PR. Fomos convidados para falar sobre bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e a importância do acesso aos livros de forma facilitada para a população. Levamos exemplos de bibliotecas livres que conhecemos e que servem de inspiração para que outras pessoas também queiram montar bibliotecas em suas lojas e estabelecimentos comerciais. Foi uma experiência maravilhosa!

Juliano Rocha e Daniele Carneiro durante bate-papo na Feira do Livro de Araucária

Em 2013 promovemos várias campanhas no blog e no Facebook (acesse para ver o álbum), mas quem nos acompanhou durante o ano percebeu: a doação de livros, as bibliotecas livres e os livros livres são o nosso forte. Incentivamos, doamos livros, fizemos campanhas de arrecadações, divulgamos bibliotecas de vários cantos do Brasil. Nós acreditamos na livre circulação de livros e na doação para melhorar a acessibilidade nos locais que têm defasagem de bibliotecas, livrarias, e projetos de incentivo à leitura.

Livros Livres em Guaratuba

Guaratuba é uma cidade do litoral do Paraná que adoramos, passamos algumas temporadas por lá, e que nos dá a paz e a tranquilidade necessárias para ler. Aproveitamos uma das nossas viagens para deixar livros livres em vários pontos da cidade e incentivar a doação espontânea de livros. Leia os posts:


Em Guaratuba, parcerias muito bacanas surgiram. Com Gustavo Socachewsky do Hotel Kaakupê montamos uma biblioteca livre para hóspedes, visitantes e funcionários. Leia sobre a Biblioteca Livre do Hotel Kaakupê.



E com a Lyra Cristiane, gerente da agência dos Correios de Guaratuba, uma nova biblioteca livre foi montada:


Leia sobre a Biblioteca Livre da agência dos Correios de Guaratuba.

Lyra Cristiane e Dani Carneiro do blog Bibliotecas do Brasil

Estendemos nossa viagem para o outro lado da baía de Guaratuba, fomos para Matinhos, cidade do litoral do Paraná, para visitar a Matinfeira, e conhecemos esse projeto maravilhoso tocado pela Angélica e apoiado pelo Chico Amaro. A Angélica empresta livros livres na feirinha de orgânicos, ideia simplesmente genial! Pessoas solidárias que dispõe de seu tempo para ajudar mais pessoas. Leia sobre esse encontro.



Participamos do programa Trajeto Lumen na Lumen FM para falar da nossa ação voluntária de incentivo à leitura Livros Livres no Boqueirão.

A Diana Vieira locutora da Lumen FM nos convidou para participar do programa Trajeto Lumen

Deixamos livros livres pelo bairro Boqueirão na periferia de Curitiba, como um incentivo à leitura e também para que as pessoas criem uma nova mentalidade sobre ter acesso à cultura em seus bairros, sem a necessidade de se deslocar longas distâncias para outros locais. O acesso à arte, à leitura, à música e aos esportes também precisa ser promovida pertinho de quem mora longe dos grandes centros. Leia mais nesses posts:


E para fechar o ano com chave de ouro, mais um evento semestral com a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa. Promovemos uma distribuição de livros nas escolas rurais da Estrada do Anhaia em Morretes. Os livros foram doados por várias pessoas ao longo do ano. Também tivemos a preciosa ajuda da coordenadora Claudia Mara de Almeida e das alunas do curso presencial de Pedagogia da Uninter que fizeram uma arrecadação de livros e gibis infantis justamente daqueles que as crianças mais amam: Turma da Mônica, gibis de filhotinhos e animais, princesas e dinossauros.

Juliano Rocha e Dani Carneiro na entrega dos livros e gibis na Estrada do Anhaia, em Morretes/PR

64 kits de leitura foram distribuídos, inclusive para os alunos que já passaram de ano e entraram em férias.

Todas as crianças ganharam uma sacolinha com dois cadernos de atividades para colorir, e puderam levar os livros que escolheram para casa. Elas simplesmente são fascinadas pela Turma da Mônica, princesas, filhotinhos, animais de qualquer espécie e dinossauros. Quem quiser nos doar algo desse gênero em 2014 é só entrar em contato pelo email: contato@bibliotecasdobrasil.com

Essa é a entrega das cartinhas que pedimos através do blog e do Facebook que nossos leitores escrevessem para elas, incentivando a leitura.

Todas as nossas ações ao longo do ano foram possíveis graças à ajuda e amizade de todos vocês que doaram livros, comentaram nossos posts, entraram em contato ou fizeram sua própria iniciativa de incentivo à leitura. Somos gratos por todo carinho e mensagens que recebemos de agradecimento ou de um simples pedido de divulgação. E para todos vocês mandamos aquele abraço! Que em 2014 a troca de experiências e o incentivo à leitura continue forte! Feliz ano novo pessoal!

Leia mais:


Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe