Casa Kozák continua no limbo

13.12.13

Foto: Daniele Carneiro e Juliano Rocha - (Licença Creative Commons)

Mostramos no blog Bibliotecas do Brasil em setembro de 2013 que a Biblioteca da Casa Kozák localizada na Vila São Paulo, no bairro Uberaba em Curitiba, está fechada desde agosto de 2011 para reformas. O acervo foi transferido para outras bibliotecas municipais e o bairro e seus moradores ficaram sem biblioteca pública. Leia o artigo completo. Por causa de um empurra-empurra burocrático protagonizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e o governo do Estado do Paraná, a casa foi colocada no limbo e a biblioteca nunca mais reabriu.
A RPCTV fez uma matéria sobre a situação da Biblioteca da Casa Kozák que pode ser vista nesse link. A professora e bibliotecária moradora do Uberaba, Nadzieja Didycz deu seu relato sobre a Casa Kozák.

"Foi um trabalho de quase 15 anos pra fazer com que a comunidade em peso fosse (para a biblioteca), então principalmente jovens participavam. Tinha jogo de xadrez, começaram há uns dois anos com rodas de leitura, alguma coisa na oficina envolvendo literatura e infelizmente esse trabalho foi parado justamente porque a casa está em ruínas".

Empurra-empurra
Segundo a RPCTV a prefeitura informou que a Fundação Cultural de Curitiba foi responsável pela biblioteca até 2011, quando vários problemas de estrutura foram identificados na Casa Kozák. Uma vistoria feita pela comissão de segurança de edificações de imóveis determinou a interdição da casa e do prédio. Segundo a nota, como a casa é do Estado, a prefeitura decidiu devolver. Já o governo do Estado afirma que prefeitura solicitou este ano (2013) a doação definitiva do imóvel. Segundo o governo o município mostrou interesse em restaurar o prédio e reativar a biblioteca.
A repórter da RPCT encerra a matéria dizendo: "Vamos ver então quem é que vai ficar com a restauração dessa casa, dessa biblioteca, para que a população possa realmente aproveitar tudo isso".

Informação errada no site da Prefeitura de Curitiba

No site da PMC há uma página sobre a Biblioteca da Casa Kozák, que indica os documentos necessários para fazer a carteirinha de empréstimo, e erroneamente informa que ela ainda está ativa. No site lemos o seguinte texto:

Espaço de leitura que disponibiliza diversos serviços culturais e literários, como empréstimos de livros, rodas de leitura, oficinas de criação literária, oficinas de contação de histórias, laboratório de leitura, contação de histórias e visitas monitoradas
Telefone: (41)3217-1213
Documentos necessários:
O cadastro para empréstimo de livros é realizado mediante apresentação de comprovante de endereço, carteira de identidade e autorização dos pais, quando menor de 15 (quinze) anos.
Locais onde dar entrada:
Biblioteca da Casa Kozák - Rua Padre Júlio Saavedra, 588, Vila São Paulo