Leia, empreste ou devolva no Hotel Kaakupê em Guaratuba/PR

13.7.13

Guaratuba é uma cidade bastante tranquila fora de temporada, e tudo inspira disposição para longas caminhadas, vida ao ar livre e possui um clima ideal para ler. Com tantos hotéis, pousadas, colônias de férias, restaurantes e locais de lazer, sempre pensamos como seria perfeito se tivesse na cidade uma iniciativa de incentivo à leitura, para que as pessoas tivessem a oportunidade de emprestar livros livremente em seus lugares favoritos e em seus locais de trabalho. Pensando nisso, em nossa última visita à Guaratuba, percebemos que o hotel Kaakupê seria um local bem bacana para montarmos uma pequena biblioteca livre, através da nossa iniciativa “Leia, Empreste ou Devolva”.

Livros selecionados para a biblioteca livre do hotel Kaakupê

Pelo Facebook entramos em contato com o Gustavo Socachewsky, diretor de marketing e eventos do hotel Kaakupê. O hotel tem um ano de funcionamento e alguns quartos estão passando por uma reforma para melhor acomodar os hóspedes. Quando conversamos com o Gustavo, ele nos contou que no hotel tem uma sala com poltronas junto a uma lareira, onde pretende montar uma biblioteca para hóspedes, visitantes e também para os funcionários. E foi nessa sala que deixamos 25 livros para dar o pontapé inicial à Biblioteca Livre do Kaakupê. Livros de literatura, livros infantis e infanto-juvenis, assim como livros de cinema, história, design, educação, viagem e jornalismo compõe essa primeira leva.

Juliano Rocha e Daniele Carneiro do blog Bibliotecas do Brasil e Gustavo Socachewsky do Kaakupê, parceria na biblioteca livre

Biblioteca Livre do Kaakupê já instalada

No cartaz que levamos para o Kaakupê está escrito

Leia - pegue um livro e leia.
Empreste - Quando terminar a leitura empreste para alguém que você gosta.
Devolva - Ou devolva para esta biblioteca.
Essa biblioteca livre aceita doações de livros de literatura.
Uma iniciativa Bibliotecas do Brasil e Kaakupê Praia Hotel.

Os livros principais desse pequeno acervo são os seguintes: Agosto de Rubem Fonseca, Trópico de Câncer de Henry Miller, A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera, O Ócio Criativo de Domenico de Masi, Dublinenses de James Joyce, Quase Memórias de Carlos Heytor Cony, O Velho e o Mar de Ernest Hemingway, 10 Dias que Abalaram o Mundo de John Reed, A Mulher mais Linda da Cidade de Charles Bukowski e também No Caminho de Swann de Marcel Proust. Seu Antônio, gerente do hotel ficou bem animado com a possibilidade de emprestar para os visitantes livros que ele já leu, como O Velho e o Mar e a Insustentável Leveza do Ser. O Gustavo deixou o convite aberto para que a gente leve livros também para o Santa Paula Hotel, para iniciarmos uma biblioteca livre por lá, direcionada aos hóspedes, visitantes e funcionários.

Seu Antônio, gerente do hotel, nos ensina que o livro além de servir para entreter e adquirir conhecimento, também serve para fazer amigos, relembrar pessoas, para fazer um elogio, e enriquecer a vida.

Sala do hotel Kaakupê onde os livros estão à disposição de todos.

Empréstimo livre de livros funciona assim:
  • O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve.
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução.
  • O leitor é livre para emprestar a outra pessoa.
  • Se quiser levar para ler em uma viagem, e libertar o livro em outra cidade para que outro leitor encontre-o, é livre para isso.
*Agradecemos à Silvia Helena Buchalla da Biblioteca Amigo Livro que nos doou uma coleção de clássicos da literatura. Alguns dos exemplares que já lemos repassamos para a Biblioteca Livre do Kaakupê.

Kaakupê Praia Hotel
Av. Visconde do Rio Branco, 1260. CEP: 83.280-000. Guaratuba/PR