Leia, empreste ou devolva

9.12.13

Leia, empreste ou devolva é uma iniciativa voluntária para a montagem de pequenas bibliotecas livres que pode ser feita por qualquer pessoa. Nós criamos uma arte que pode ser utilizada livremente em cartazes, carimbos, adesivos e qualquer material que a pessoa interessada em montar uma biblioteca comunitária livre pode utilizar. Nós usamos a arte nas nossas ações voluntárias de incentivo à leitura Livros Livres em Guaratuba e Livros Livres no Boqueirão. O download da arte é gratuito.
Queremos com essa iniciativa facilitar a montagem das bibliotecas livres para aqueles que precisam de um recurso visual. Já montamos algumas bibliotecas livres e disponibilizamos um tutorial de montagem também gratuito. O grande benefício das bibliotecas livres é promover o acesso aos livros para as pessoas durante o intervalo de trabalho, para quem estiver apenas de passagem pelo local, e também aos funcionários, seus amigos e parentes para incentivá-los à leitura.

A Contação da Rua de João Pessoa tem uma biblioteca livre que usa a arte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil. Muitas crianças da cidade são beneficiadas pelo acesso à leitura gratuito e sem burocracia.

A Biblioteca Livre Leve, Leia e Devolva que começou a funcionar no Terminal de Central de Criciúma em Santa Catarina, também adotou a arte que disponibilizamos para download. Os passageiros poderão emprestar e doar livros livremente.

O empréstimo livre de livros funciona assim:

• O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar a outra pessoa;
  • Se quiser levar para ler em uma viagem, e libertar o livro em outra cidade para que outro leitor encontre-o, é livre para isso.
Pequenos adesivos podem ser colados nos livros para os leitores.

A contadora de histórias Dany Danielle explica aos frequentadores da Contação da Rua como funciona a biblioteca livre.

No cartaz está escrito:

Leia - pegue um livro e leia.
Empreste - Quando terminar a leitura empreste para alguém que você gosta.
Devolva - Ou devolva para esta biblioteca.
Essa biblioteca livre aceita doações de livros de literatura.

• Caso queira utilizar esta arte em outras bibliotecas comunitárias, sinta-se à vontade, é só baixar o arquivo neste link e mandar fazer em qualquer local que confeccione carimbos
  • Iniciativas que já utilizaram a arte Leia, Empreste ou Devolva. Clique no link para conhecê-las.
Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Arte: Juliano Rocha