Tutorial sobre como montar uma biblioteca livre

10.9.13

A Magnolia Cartonera, editora independente do blog Bibliotecas do Brasil tem 3 livros sobre bibliotecas: Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias, Ideias para Bibliotecas Livres e o livro Bibliotecas Mudam o Mundo. Nos 3 livros você encontra ferramentas e recursos para montar e organizar a sua bibliotecas, e exemplos práticos e reais de bibliotecas que fazem ações de incentivo à leitura e programações especiais de inclusão de todos os públicos, para que você possa se inspirar.
Os 3 livros são essenciais para quem deseja montar, organizar, fortalecer e dar continuidade à bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, ações e projetos de partilha de livros. Os livros estão à venda em nossa loja online, confira. Lançamos também a Magnolia Zine, uma publicação cultural com atividades culturais voltadas para o incentivo à leitura, a serem realizadas em bibliotecas, espaços de leitura ou escolas durantes datas comemorativas. Sugestões de livros, filmes e conhecimentos sobre literatura, arte, exposições e incentivo à diversidade. É uma publicação para quem quer compartilhar leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. As edições têm posters com temas surpresas para a realização de atividades em bibliotecas ou projetos de incentivo à leitura. Conheça.

Leia, empreste ou devolva é uma iniciativa voluntária do blog Bibliotecas do Brasil para facilitar a montagem de pequenas bibliotecas livres e independentes, ação que pode ser colocada em prática por qualquer pessoa. Nós criamos uma arte que pode ser utilizada livremente em cartazes, carimbos, adesivos e qualquer material que a pessoa interessada em montar uma biblioteca comunitária livre pode utilizar. Esse é um recurso gráfico gratuito que o blog Bibliotecas do Brasil oferece para incentivar a montagem de bibliotecas livres laicas e independentes.

A iniciativa serve para facilitar a montagem de pequenas bibliotecas livres independentes em locais que o leitor frequenta ou gosta muito. Qualquer pessoa pode fazer, e é bem simples. Se tem lá em seu bairro uma padaria ou uma loja que você gosta de frequentar, e quer disponibilizar livros para os clientes e para os funcionários pode baixar gratuitamente a arte em nosso blog e usar em carimbos, cartazes, adesivos, do jeito que você achar melhor. O carimbo nos livros e o cartaz visível servem para a compreensão dos leitores de como funciona uma biblioteca livre. Entenda como funciona o empréstimo livre de livros, e conheça os locais que ajudamos a montar pequenas bibliotecas livres nesse link, ou aqueles que por conta própria já estão fazendo uso da arte que disponibilizamos para download gratuito.


Aprenda a montar uma biblioteca livre


  • Fizemos um pequeno tutorial para você que está interessado em montar uma biblioteca livre mas não sabe por onde começar. Caso queira imprimir esse tutorial para organizar e montar bibliotecas livres e comunitárias, sinta-se à vontade, é só fazer o download do arquivo neste link: http://goo.gl/iVK7Va
  • Como mencionado no tutorial, você pode fazer um cartaz para divulgar a sua biblioteca livre. Nós temos um modelo pronto que pode ser utilizado gratuitamente. Faça o download do arquivo neste link: http://goo.gl/bDyfEi
  • Também disponibilizamos a arte para a confecção de um carimbo, para ser utilizado no verso das capas dos livros, assim as orientações da sua biblioteca livre podem ser conhecidas pelos leitores. Faça o download nesse link: http://goo.gl/awlBTN


Como montar uma biblioteca livre


Arrecade livros

• Escolha da sua prateleira aqueles livros que já leu ou que não lerá;
• Faça uma arrecadação pela internet em redes sociais.


Ache um lugar

• Com grande movimento de pessoas;
• De fácil acesso;
• Os livros devem ficar à vista dos frequentadores;
• Converse com comerciantes do bairro e explique como funciona o empréstimo livre de livros, eles costumam ser bem receptivos à ideia;
•Se você já tem um estabelecimento comercial ou local de livre circulação de pessoas, ache um espaço adequado.


Faça um cartaz

Confeccione um cartaz com as orientações de como funciona a biblioteca livre. Para facilitar nós temos um modelo pronto para download e impressão no nosso site.


Tenha uma voz

Crie um perfil nas redes sociais e um blog, utilize uma imagem que identificará seu projeto e explique como funciona, onde e por que. Sempre alimente seu perfil e blog com novidades do projeto e sobre doações recebidas.


Organize a biblioteca

Instale os livros em um local onde eles fiquem protegidos e visíveis, coloque o cartaz do projeto próximo, tornando a biblioteca autoexplicativa.
Com tudo arrumado, fotografe o local e a fachada. Se possível tire uma foto sua com os livros para dar um rosto à ideia.


Cuide da biblioteca

Mantenha viva a biblioteca, fale sobre ela e convide pessoas a visita-la, online e pessoalmente. De tempos em tempos, visite a biblioteca para ver se ela precisa de mais livros ou de uma mudança no gênero das obras que estão sendo oferecidas.


Antes de começar a sua biblioteca ou projeto de partilha de livros



Conheça os livros da Magnolia Cartonera para organização e montagem de bibliotecas

Nos livros publicados pela Magnolia Cartonera, nossa editora independente, você encontrará recursos, dicas, ferramentas e muitas ideias para montar sua biblioteca livre, biblioteca comunitária, realizar ações, iniciativas e atividades de incentivo à leitura e de partilha de livros. Nós também lançamos o livro Bibliotecas Mudam o Mundo sobre bibliotecas ao redor do mundo que estão fazendo práticas inovadoras tanto na área de atendimento e na inclusão  quanto na área tecnológica de serviços.



Lançamos o livro cartonero 'Ideias para bibliotecas livres' que funciona como um manual prático que permite a quem o ler transformar a vontade de criar uma biblioteca livre ou ação de incentivo à leitura em realidade. O livro tem 11 capítulos, com 88 páginas + 2 posters internos com vários conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas livres hoje mesmo. Os livros cartoneros são livros artesanais em que as capas são feitas com caixas de papelão reutilizadas, pintadas e costuradas à mão. O conteúdo interno é o mesmo em todos os livros, mas as capas nunca se repetem o que torna o seu exemplar único. Conheça os temas abordados, o valor do livro, as formas de pagamento e como pedir um exemplar, clique aqui.



Lançamos também o livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias que tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos com conteúdos inéditos, que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, bibliotecas escolares e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura.


Leia mais:



Redes sociais:

Siga-nos no Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se em nosso canal no Youtube
Assine gratuitamente a newsletter Bibliotecas do Brasil Expresso

Texto: Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte do tutorial: Juliano Rocha
Gifs: Juliano Rocha

VocÊ pode gostar também

4 comments

  1. Legal! Mas os links não estão funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarete, testei os link e eles estão funcionando normalmente, ao clicar nos links você será redirecionada para uma outra página onde estão hospedados os arquivos, o link dos PDFs está logo acima da propaganda.
      Qualquer dúvida entre em contato novamente.

      Excluir
  2. Olá meus queridos, viram a nossa Biblioteca Sem Paredes? Eu enviei o link...
    Bem, estou reenviando, qualquer coisa me chamem, abraços e Obrigado!
    https://www.facebook.com/BibliotecaSemParedes?ref=hl

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante a ideia de montar uma Biblioteca e também a forma criativa de apresentá-la, a um publico bem diversificado, onde as pessoas podem se sentir atraídas para a leitura, explorando vários ambientes acolhedores.

    ResponderExcluir

Subscribe