Dias tranquilos em Guaratuba

14.6.13

Passar uns dias longe de uma cidade barulhenta como Curitiba é uma ideia que combina muito com uma mochila pesada de livros. Rumo ao litoral paranaense, em Guaratuba conseguimos sossego e silêncio necessários para uma atividade tão boa: a leitura. Esses são os livros que preencheram nossas horas de sons agradáveis:

Em Guaratuba tem uma livraria de ponta de estoque a Top Livros. Ela atualmente fica aberta das 15h até as 19h. Essa loja fica na Praia Central de Guaratuba, bem de frente para a beira-mar. Nossa melhor aquisição foi o livro Cidadãos de Simon Schama no inverno passado, por um preço bem menor do que nas livrarias tradicionais. Em algumas lojas, papelarias e bancas de jornais no centro de Guaratuba é possível encontrar livros para comprar.  Na cidade também tem uma biblioteca municipal, já escrevi sobre ela no blog Livros e Afins. Mas eu soube que os problemas relatados no texto permanecem e que a biblioteca continua esquecida.

Em Guaratuba tem inúmeros condomínios e a gente fica se perguntando se em algum deles existem bibliotecas livres para os moradores (como aquela de Florianópolis) ou brinquedotecas. É uma ótima ideia! Já pensou se cada hotel, pousada, colônia de férias, padarias, restaurantes e sorveterias disponibilizassem livros para seus visitantes e funcionários? Seria uma circulação enorme de livros, e muitas pessoas poderiam passar a ler em seus momentos de descanso.

Mar e tranquilidade combinam com leitura

Em Guaratuba tem uma excelente opção para encontrar bons livros de literatura, é a Biblioteca Amigo Livro. Cada vez que vamos lá ficamos encantados com a quantidade de bons livros voltados para o público adulto, tem várias opções, desde os clássicos até literatura contemporânea. No momento a Biblioteca Amigo Livro está em recesso (veja em nosso Mural), mas voltará às atividades normais no segundo semestre. Se você está planejando uma visita ao litoral, não deixe de visitá-la. A Biblioteca Amigo Livro arrecada doações de livros infantis em boas condições de uso durante o ano inteiro.

Fotos: Daniele Carneiro