Biblioteca Livre da agência dos Correios de Guaratuba

30.10.13

A Lyra Cristiane Santos é gerente da agência dos Correios de Guaratuba no litoral do Paraná, e nós entramos em contato com ela através da Silvia Buchalla da Biblioteca Amigo Livro. A Lyra conversou com a assessoria de comunicação dos Correios que autorizou a agência a ser um ponto de distribuição dos Livros Livres em Guaratuba, ação voluntária de incentivo à leitura do blog Bibliotecas do Brasil. A Silvia doou uma caixinha de plástico onde colocamos 35 livros para começar a emprestar livremente na agência dos Correios aos funcionários e usuários dos serviços. Na segunda-feira pela manhã (28/10/2013), a agência que também é local de pagamento de contas estava bastante movimentada, havia uma fila com 12 pessoas, fazendo de lá um espaço ideal para encontrar leitura acessível e ainda por cima, poder levar para casa.

Os livros foram deixados sobre vários dos guichês de serviço existentes na agência para que as pessoas emprestem livremente. Na foto a Lyra está com um dos livros disponíveis para empréstimo.

Dos projetos culturais dos Correios, a Lyra participa ativamente dos festivais de música que são direcionados para funcionários e dependentes, com etapa estadual, regional e nacional. “Gosto de cantar, tenho composições próprias e já fui reconhecida com premiação diversas vezes. São momentos emocionantes e inesquecíveis, pois reencontro amigos ecetistas (funcionários dos Correios) de várias áreas e até de outras regiões".
Para ela, sua inspiração vem da música e da literatura: 

Foto: Rogerio Theodorovy

“Acredito que minha facilidade em compor além da sensibilidade para a música, é o contato constante com a leitura. Ultimamente não tenho conseguido pegar um livro e apreciá-lo com calma, pois tenho um filhotinho de 4 anos que, corujice a parte, é o menino mais fofo do mundo! Pede para brincar todos os dias e adora navegar pela  imaginação com histórias contadas e criadas...por ele! Também tenho uma filhotinha-moça que acabou de completar 15 anos e também é fascinada pelo mundo da leitura. Desde as didáticas até contos assustadores! Percebo que ambos têm bom vocabulário, não tem dificuldade de dicção e minha filha desenvolve ótimos textos na escola por conta do hábito da leitura. Quando chega a apostila bimestral da escola ela pede para eu ver. Quando eu vejo algo interessante na internet eu passo por mensagem para ela, posto no mural ou leio em voz alta. Alguns textos descompromissados ou tipo "piadinhas", fazemos entonações na voz e até teatrinho. É muito engraçado e trocamos informações constantemente".

Foto: Daniele Carneiro

"Guaratuba é um carinho a parte. Meus pais se conheceram aqui na praia do Cristo, no antigo Bar Azul, em 1975. Se apaixonaram um pelo outro e ambos pela cidade. Resolveram casar, morar em Guaratuba e em 1978 nasci e fui batizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. Mas devido às dificuldades financeiras tivemos que nos mudar para a capital em 1981. Minha mãe era amante de Agatha Christie e palavras cruzadas. Meu pai literatura em geral, principalmente curiosidades e assuntos ocultos. Eu e minhas irmãs crescemos observando eles cantando, tocando violão e bandolim, rindo e lendo. Revista de crochê, gibis, receitas, livrinhos, enciclopédias eram coisas normais em casa. Aliás, meu pai até foi vendedor de livros pelo Paraná na década de 1980 e fez excelentes vendas sendo reconhecido como melhor vendedor do estado. E, se não me engano o troféu ainda está na estante dele rsrsrs....Minha cidade é linda, parte da minha história de vida está aqui, belas paisagens e potencial turístico e econômico enorme. Acredito nela e nas pessoas que lutam por ela! Mas trabalhar aqui é um desafio justamente pela característica litorânea: temos meses tranquilos e meses agitadíssimos! Na temporada o cheiro de protetor solar toma conta da orla marítima".

O trabalho nos Correios

Lyra fez o concurso para entrar nos Correios e foi chamada no ano de 2000 para trabalhar na agência de Paranaguá. Trabalhou lá por 2 anos e mesmo com a proximidade de Curitiba, mandava e recebia muitas cartas dos pais e das irmãs, principalmente da irmã caçula. 
"Era emocionante abrir o envelope, ver uma foto impressa e a caligrafia de minha mãe. Em 2007 surgiu a oportunidade de gerenciar Guaratuba e lógico que não tive dúvidas"!
A Lyra está gerenciando a agência de Guaratuba há 6 anos. Ela explicou um pouco do trabalho na agência: “Várias etapas do processo operacional de um objeto postal acontecem de forma sintetizada na minha agência: atendimento, postagem, encaminhamento, tratamento e distribuição. Gosto muito de trabalhar nos Correios por diversos motivos: a importância da organização para a sociedade, funcionários comprometidos, o papel sócio-econômico-educativo, as pessoas, compromisso com os empregados, nossa vinculação com a história e evolução das mensagens e dos projetos culturais e sociais”.

Coral da Biblioteca Amigo Livro com as crianças do Balneário Nereidas, organizado pela Silvia Buchalla na festinha de Natal dos Correios.

Um projeto social emocionante que a Lyra participa e ajuda a organizar todo ano é o Papai Noel dos Correios. Este projeto está alinhado a um dos objetivos do Milênio, que é "Educação Básica de Qualidade para Todos" e por isto é realizado através das escolas da rede pública de ensino onde cada criança escreve sua carta ao Papai Noel. "É um momento muito gratificante! Contamos a história do selo, a filatelia, cuidado com o cachorro e do trabalho diário do carteiro, história dos Correios e no final, cada um escreve sua carta ao bom velhinho".   

Lyra entrega os presentes do Papai Noel dos Correios no bairro Barra do Saí, em Guaratuba. Os presentes são doados por pessoas que adotam as cartas das crianças na agência.

"Atendemos muitas pessoas presencialmente, por telefone e fazemos todo esforço para cumprir nosso plano de trabalho. Temos dificuldades, com qualquer empresa tem e o desafio é contorná-las conciliando as necessidades do cliente com as normativas internas. Temos chefias acessíveis e por isto o diálogo para aprimorar procedimentos e sugestões para melhorias é permanente. 
Muitas pessoas achavam que com o avanço da tecnologia os Correios iriam mudar. E, de fato, mudou! Permanece com visão e tem projetos de curto, médio e longo prazo e agora com foco em ser uma empresa de Classe Mundial. Tem em sua missão fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo. E é por isto que há constantes grupos de trabalho e projetos visando a ampliação do atendimento e distribuição postal, pois em nosso portfólio temos várias opções e soluções para todos usuários e sociedade. Temos papel fundamental em mega operações como Enem, nas eleições e na distribuição dos livros do FNDE. E em breve as pessoas receberão SMS sobre a localização e situação de sua encomenda.  Temos presença em todos os municípios do Brasil e, inclusive, com atendimento bancário através do Banco Postal. Milhares de pessoas não tinham nenhum acesso bancário e requisitos para ter uma conta em banco. E justamente pela nossa capilaridade e responsabilidade social o Banco Postal veio para facilitar a vida e inclusão bancária dos brasileiros.  Outro serviço que não sei se você sabe: os beneficiários do Bolsa Família podem enviar até 5 cartas manuscritas por dia, pesando até 10 gramas por apenas R$ 0,01 cada uma"!

Iniciativa Leia, Empreste ou Devolva - Empréstimo livre de livros funciona assim
  • O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve.
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução. 
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa. 
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.
Mas para a ideia da biblioteca livre dar certo é preciso que as pessoas também doem livros para a agência, livros de literatura, de contos, de poesia, livros de auto-ajuda, de ficção, enfim, livros em boas condições e que já possam ser apreciados ali mesmo, na fila enquanto a pessoa aguarda ser atendida. (Sobre livros didáticos leia nossos posts).

Gostou da ideia? Saiba como montar uma biblioteca livre com o nosso tutorial. Você pode fazer um cartaz para divulgar a biblioteca. Nós temos um modelo pronto que pode ser utilizado gratuitamente. Faça o download do arquivo neste link: http://goo.gl/RfnHxC. O blog Bibliotecas do Brasil também disponibiliza a arte para a confecção de um carimbo com o lema "Leia, Empreste ou Devolva" para ser utilizado no verso das capas dos livros, assim as orientações da sua biblioteca livre podem ser conhecidas pelos leitores. Faça o download nesse link: http://goo.gl/2Exf0




As doações de livros podem ser feitas pessoalmente ou enviadas para o seguinte endereço:
Agência dos Correios de Guaratuba 
Avenida Ponta Grossa, nº 194 - Centro
CEP: 83.280-970 - Guaratuba/PR
Fone: (41) 3442-1973


Leia mais:

Fotos: Juliano Rocha, Rogerio Theodorovy, Daniele Carneiro e arquivo pessoal da Lyra.

VocÊ pode gostar também

2 comentários

  1. Vou ser honesta, não me lembro quando ou como conheci a Lyra, mas desde então tenho certeza, nestes mais de 5 anos que somos amigas, que é uma pessoa iluminada, como o sorriso que nos oferece o tempo todo. A gente vê nos olhos dela que ama o que faz, seu trabalho é diferenciado por conta dessa dedicação toda especial que ela conta com uma simplicidade estonteante. Ter a Lyra e o pessoal dessa Agência de Guaratuba dos Correios é uma vantagem que a cidade ainda não descobriu de verdade, eu costumo sair em defesa deles, sempre que alguma "toupeira" vem criticar, porque vejo com clareza o quanto se esforçam, todos eles, para o atendimento dos moradores, considerando as condições de nossa querida Guaratuba. Em vários momentos já nos emocionamos juntas, e outros passamos raiva em comum, mas se tem alguém nessa terrinha que poderia ser chamada de aguerrida, é a Dona Lyra Cristiane.... Portas abertas, sempre, para todos, coração aberto, sempre, para o bom da vida. Essa é a Lyra, mãe, profissional, pessoa do bem.

    ResponderExcluir
  2. Lyra não te conheço mas já sou sua fã.
    Queria eu ter uma Lyra aqui em Pratinha.
    Parabéns, que Deus te abençoe em todos os dias de sua vida!

    ResponderExcluir

Subscribe