Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, Garuva/SC

14.6.13

Voltando de Guaratuba, resolvemos parar em Garuva, cidade de Santa Catarina, que faz parte do roteiro de muitos viajantes que seguem pelas rodovias BR 376 - BR 101, rumo aos litorais paranaense e catarinense. Como Garuva fica em nosso caminho para Curitiba, decidimos conhecer a biblioteca pública da cidade. Fomos recebidos atenciosamente pelo Robson, responsável pelo telecentro da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa

Biblioteca de mudança

A novidade é  que a Biblioteca Cruz e Souza está de mudança para um novo local. Os livros já estão sendo organizados para a mudança que acontecerá no final desse mês. A biblioteca estava funcionando em uma casa que era adaptada para esse uso, mas que ficou pequena para comportar o acervo e as atividades com as crianças. No local também funciona a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Durante o mês de junho a biblioteca recebeu 1200 livros da Biblioteca Nacional para incrementar o acervo. Os livros serão transferidos para um local mais espaçoso, que terá mais condições de atender e oferecer os serviços à população. Os cursos de artes, dança e música também serão transferidos para esse novo local, próximo ao ginásio de esportes da cidade.

Criatividade no jardim da Biblioteca Pública Municipal de Garuva

Pedrinhas decoradas

O Robson nos contou que a biblioteca é bastante visitada pelos moradores da cidade, principalmente as crianças, tanto para empréstimos de livros, pesquisas de escola, e também para uso dos computadores do telecentro. Quando o novo espaço for inaugurado, faremos uma visita para contar como ficou.

Garuva

Eu gosto de Garuva por causa de sua região rural que é muito bonita. Sempre que viajamos flagro cenas lindíssimas: montanhas, lagos, chácaras, plantações, animais, rios, pôr do sol cinematográfico na serra que fica bem pertinho dali, tudo bem campestre, e a ideia da tranquilidade sempre presente. É uma cidade que dá a maior vontade de ficar por ali. Na volta pra casa, a gente quase consegue sentir o cheirinho de café fresquinho, feito nas casinhas de madeira perfeitamente encaixadas em vales verdes, soltando uma fumacinha pelos chaminés. É um espetáculo para os olhos cada viagem de volta de Guaratuba para Curitiba. Na próxima, voltaremos para conhecer a nova biblioteca de Garuva.

E merecem uma visita. Frequente, divulgue e preserve as bibliotecas de sua cidade.

Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com
Arte: Juliano Rocha
Fotos: Daniele Carneiro (Biblioteca do Brasil)