Bibliotecas do Brasil na Feira do Livro de Araucária

27.9.13

Participamos do 1ª Festival Literário de Araucária, evento paralelo a 16ª Feira do Livro que nesse ano se ampliou e aconteceu no Ginásio de Esportes Joval de Paula junto ao Parque Cachoeira, ponto turístico de Araucária/PR.
Vários quiosques de livrarias e sebos estão montados dentro do ginásio vendendo diversos tipos de livros para crianças, jovens e adultos e também um quiosque para a troca de livros. O evento tem o objetivo de divulgar e fortalecer a importância da leitura e o acesso aos livros. A participação de escolas de Araucária foi numerosa, e as crianças e adolescentes puderam assistir palestras e participar de rodas de contação de histórias. A Feira do Livro de Araucária é um evento gratuito e aberto à comunidade, onde qualquer pessoa pode participar.

Juliano Rocha e Daniele Carneiro do blog Bibliotecas do Brasil

Fomos convidados para falar sobre bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e a importância do acesso aos livros de forma facilitada para a população. Levamos exemplos de bibliotecas livres que conhecemos e que servem de inspiração para que outras pessoas também queiram montar bibliotecas em suas lojas e estabelecimentos comerciais.
Mostramos como é fácil e possível montar uma biblioteca livre com baixo orçamento, com a colaboração de pessoas próximas e livros que muitas vezes estão esquecidos nas estantes.

Tivemos a maravilhosa oportunidade de falar da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa que montamos com o nosso parceiro de projeto, o Edemilson Pereira em Morretes, sobre o seu funcionamento e dinâmica, e também sobre os eventos semestrais que realizamos para as crianças das escolas rurais na Estrada do Anhaia, voltados para o incentivo à leitura e a doação de livros.

importância da doação e circulação de livros que acabam ficando parados em nossas estantes também foi um dos tópicos da conversa. Mostramos o nosso ponto de vista de que o mais importante é que os livros circulem, que as pessoas não se sintam na obrigação de devolver, podendo passá-los adiante, afinal a biblioteca livre é o ponto de partida dos livros e o retorno deles é de menor importância quando se percebe que mais pessoas têm acesso a eles.
Conversamos também sobre como é importante que as bibliotecas de um modo geral estejam presentes na internet, através das redes sociais ou de blogs, mostrando seus eventos e explicando seus serviços para que a comunidade sinta-se abraçada e envolvida pelas bibliotecas, que despertem a vontade das pessoas em frequentar esses espaços, e também para explicar porque as bibliotecas são importantes. É fundamental que as bibliotecas abracem as novas tecnologias e passem a conquistar a credibilidade junto à comunidade também no mundo virtual, expandindo sua área de influência.
Outro assunto que abordamos foi a importância de termos bibliotecas públicas atuantes que se preocupam em conquistar credibilidade junto à comunidade e sobre a relevância destas bibliotecas que trabalham para atrair pessoas não acostumadas a frequentar bibliotecas. São espaços culturais como esses que fazem a diferença em suas comunidades ou bairros, e não tornam-se apenas depósitos de livros estáticos e esquecidos onde nada acontece.
Passamos algumas dicas de como arrecadar livros para bibliotecas livres e comunitárias, orientamos sobre como usar as artes da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" para facilitar a ação daqueles que querem montar suas próprias bibliotecas.

Agradecemos pela oportunidade de participar desse evento tão bacana, pela acolhida e simpatia da Jacqueline Carteri, Cindy Carlos e Irene Zanon, e também aos participantes da palestra que adicionaram muitos saberes à troca de experiências.

A 16ª Feira do Livro e o 1º Festival Literário seguem até sábado, dia 28 de outubro  de 2013 até às 17h, no Ginásio de Esportes Joval de Paula, em Araucária/PR.
Endereço: Rua Ceará, 65, Cachoeira, Araucária/PR - Meio de acesso: Avenida Archelau de Almeida Torres.

Fotos: Juliano Rocha e Jacqueline Carteri