Livros Livres no Boqueirão, entrevista para a Lumen FM

4.12.13

Na terça-feira, 03/12/2013 nós fomos entrevistados na rádio Lumen FM de Curitiba pela locutora Diana Viera, para falar do blog Bibliotecas do Brasil e também da nossa ação voluntária de incentivo à leitura "Livros Livres no Boqueirão". A Diana nos convidou para participar do programa Trajeto Lumen que vai ao ar das 17h às 19h.

Nós também gravamos algumas informações sobre o blog e sobre a ação que irão ao ar em pequenas pílulas diárias na rádio. Agradecemos à Lumen FM pela oportunidade de poder falar do blog Bibliotecas do Brasil e das ações de incentivo à leitura que promovemos, nosso muito obrigada também à radialista Diana Vieira e à jornalista Juliana Sartori que nos receberam de braços abertos, adoramos participar e foi muito legal!  Na entrevista conseguimos falar também da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa em Morretes que coordenamos em parceria com nosso amigo Edemilson Pereira, e sobre a ação Livros Livres em Guaratuba que realizamos no mês de novembro de 2013, que resultou na criação da Biblioteca Livre dos Correios de Guaratuba, com a gerente da agência, Lyra Cristiane.

A Lumen FM tem uma campanha chamada "Se Liga no Livro" que está arrecadando livros de literatura em boas condições de uso para doar à instituições que estejam precisando de livros. Dentro do programa Trajeto Lumen, a iniciativa "Se Liga no Livro" está trazendo ao conhecimento dos ouvintes projetos de incentivo à leitura que aproximam os livros dos leitores.
Esperamos que os ouvintes tenham se animado em participar da ação Livros Livres também em seus bairros. A ação é bem simples, basta que a pessoa deixe um livro livre em algum local de sua preferência, como padarias, praças públicas, academias ao ar livre, próximo à lojas, videolocadoras, pontos de ônibus e mercados.
A pessoa que deixar um livro livre pode colocar um bilhetinho ou uma dedicatória para o próximo leitor que encontrá-lo, ou então baixar no nosso blog a arte para um carimbo ou impressão, da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" que tem como seu principal objetivo facilitar a vida daqueles que querem montar pequenas bibliotecas ou então fazer ações de livros livres.

Como funciona?

1. Escolha livros que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos;
  2. Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo;
  3. Deixe o livro ali;
  4. Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, cafés, áreas de convivência em condomínios ou empresas e pontos de ônibus;
  5. Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, nos bancos das pracinhas e restaurantes, carrinhos de mercado ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.
Texto e fotos: Daniele Carneiro
Foto da caixa: Blog da Lumen