Reutilizar: Movimento pela reutilização dos livros escolares

28.8.13

Esperamos que iniciativas como o Movimento pela reutilização dos livros escolares de Portugal surjam aqui no Brasil, pois vemos um desperdício enorme de livros didáticos e principalmente uma distribuição deficiente. Algumas escolas recebem em excesso, enquanto outras regiões mais pobres recebem poucos livros. Queima de livros didáticos, caixas e mais caixas sofrendo com a deterioração em salas fechadas, envio de grandes quantidades de livros ainda no plástico para a reciclagem acontecem o tempo todo. 
A reciclagem é a solução correta, não é uma prática marginal como algumas reportagens feitas por jornalistas pouco informados costumam demonstrar, mas devemos questionar sempre os órgãos que deveriam se responsabilizar pela distribuição, porque esses livros estão indo para a reciclagem sem uso nenhum. A constante criminalização de funcionários e professores que enviam livros didáticos para a reciclagem não pode acontecer, se os órgãos responsáveis (secretarias municipais e estaduais de educação) não dão a orientação correta para eles, sobre o que fazer com os livros, e também não se responsabilizam pela recolocação desses livros para a comunidade, nem encaminham a um destino mais adequado.
Divulgar o projeto Reutilizar http://reutilizar.org/ é importante para que as pessoas despertem e resolvam fazer algo semelhante, e tentarmos democratizar o acesso aos livros didáticos. Desejamos que movimentos como esse se espalhem, e sejam também desenvolvidos no Brasil.
Gostou da ideia? Acesse o site e veja mais informações do projeto: reutilizar.org



Leia nossos artigos sobre livros didáticos:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe