O papel da biblioteca na democratização do acesso

9.8.13

A biblioteca deve ser a ponte para o mundo da leitura, ser um espaço sedutor. E quando falamos de bibliotecas comunitárias, talvez para muitos seja o único acesso aos livros, por isso a responsabilidade aumenta na escolha deste acervo e na constituição do ambiente.
O que e como oferecemos a leitura? Com uma biblioteca aconchegante e livros que encantem as pessoas para o prazer em ler. É assim que se consegue despertar o desejo de apropriar-se deste local.
A biblioteca, para atingir seu objetivo, não precisa apenas de livros, mas sim, promover e conseguir a utilização dos mesmos. Ela precisa ultrapassar suas paredes limitantes e conquistar as famílias em suas casas, parques, postos de saúde, comércios, ou seja, em todos são lugares para a fascinação da leitura.
A função mais importante da biblioteca é facilitar o acesso à cultura escrita, assegurar a leitura como direito. E, promover a leitura, por exemplo, com atividades  de mediação em leitura, saraus, grupos de jovens, oficinas de boneco, musica, teatro, capoeira, futebol, independente da ação é possível alcançar o objetivo.
Por fim, o papel de uma biblioteca não é armazenar livros é acolher pessoas, e o que torna realmente inclusiva é a sua capacidade de convidar a todos para descobrir o prazer da leitura.
- Texto de Verônica Flores Luz, Bibliotecária da ONG Cirandar. Link direto para o texto.

Foto: ação de voluntários do Instituto C&A no Residencial Nova Chocolatão acompanhada por Verônica.