Livros baratos para salvar as vidas de centenas de gatos!

29.8.13


Gatos da Redenção é o nome de um grupo de voluntários que trabalha pela alimentação, recolhimento e encaminhamento para adoção dos gatos abandonados na Redenção (Parque Farroupilha) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O grupo que depende da colaboração solidária de voluntários e simpatizantes, realiza eventos de adoção dos gatos que são resgatados no parque e tratados, para então poderem seguir para novos lares.



Mensalmente o grupo realiza a Feira do Livro em prol dos Gatos da Redenção, que acontece sempre no mesmo local, o Tuyuty Pub. Através de divulgação no Facebook, os voluntários responsáveis pela feira conseguem arrecadar livros usados e semi-novos e doações de seus colaboradores. Nos eventos os livros são vendidos em média entre 2 e 12 reais.  O valor final das vendas é sempre revertido para exames e tratamentos dos gatinhos resgatados pelo grupo. Os organizadores fazem pesquisa no site Estante Virtual para saber os valores e colocam 50% de desconto no valor final, fazendo a feira valer muito à pena tanto para donos de sebos como para os aficionados por livros. Para ajudar os Gatos da Redenção, qualquer pessoa pode colaborar: a arrecadação de doações de livros acontece no Pet Shop Cidade Bixo localizado na Rua Lima e Silva, nº 549 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS.


Grupo Gatos da Redenção realiza proteção animal há um ano no Parque Farroupilha


O grupo faz um trabalho de distribuição de material educativo todos os domingos em bairros diferentes da cidade. Eles distribuem panfletos em caixas de correspondências e também às pessoas que estão nas ruas, além de conversar sobre posse responsável, esterilização e outros temas que envolvem os cuidados necessários com animais domésticos. O grupo solidário também iniciará palestras nas escolas, onde participarão de eventos educacionais para conscientizar os alunos sobre proteção animal.

Em sua página no Facebook eles divulgam informações sobre plantas que fazem mal para os gatos, conscientização sobre cuidados, promoção de vaquinhas, campanhas de arrecadação de ração, brechós com produtos feitos pelos voluntários,venda de diversos produtos como bloquinhos de anotações, marcadores de página e é uma ótima fonte de informação sobre o mundo dos felinos.


Kiko, o gatinho da foto, é um dos recolhidos do Parque Farroupilha e aguarda adoção



Iniciativas voluntárias

Uma voluntária do grupo pediu de presente de aniversário para os seus convidados livros usados e semi-novos para que o grupo possa vender na Feira do Livro. Após a festa os voluntários saíram com as sacolas cheias de livros maravilhosos, demonstrando como pode ser uma boa ideia usar a data do próprio aniversário para colaborar com grupos solidários.
"É possível sim, com muita luta, mudar uma realidade triste. Há um ano atrás, pelo menos um gato era morto por dia na Redenção, os ataques eram frequentes e violentos. Foi por não aguentarmos mais esta situação que resolvemos dar um basta em tudo isso, ir para o parque e tentar coibir, de alguma forma, tanta violência. Há mais de um ano fazemos as rondas. Há mais de um ano enfrentamos o frio, a chuva, o perigo. Já presenciamos assaltos. Já ficamos em meio a tiroteio. Já fomos revistados pela polícia, enfrentamos pessoas que vão até o parque maltratar os gatos. Fizemos BOs, denúncias, fotos, vídeos."

"Tudo documentado. Tudo exposto e divulgado, para quem quiser ver. Não temos medo. Não somos covardes e não podemos nos calar nem cruzar os braços. Enquanto não conseguirmos fazer valer nossos direitos e os direitos dos animais que vivem no parque, não desistiremos.Vem com e gente, fazer parte deste movimento que, acima de tudo, quer uma cidade mais segura". Palavra do grupo Gatos da Redenção em seu Facebook.

Endereço do Tuyuty Pub onde acontece a Feira do Livro em prol dos Gatos da Redenção: Rua Caldas Jr., 393, Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Para entrega das doações de livros: Pet Shop Cidade Bixo, Rua Lima e Silva, nº 549 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS.
Informações passadas pela Taís Pereira, voluntária e responsável pela assessoria de imprensa.










Leia mais


Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Gatos da Redenção

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe