Livros no parque em Loures, Portugal

20.8.13

Verão proporciona leitura ao ar livre em Loures, Portugal através do Projeto Livros no Parque. Já que a biblioteca está fechada aos domingos, os livros são levados até à rua aproximando a comunidade da leitura num ambiente de descanso e lazer. Do site da Câmara Municipal de Loures.

É uma autêntica sala de leitura ao ar livre. Está mesmo em frente ao Palácio dos Marqueses da Praia, no Parque da Cidade de Loures, e durante o verão disponibiliza livros para todos os gostos. Falamos da biblioteca móvel da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) que, até setembro, dá vida à iniciativa “Livros no Parque”.

Vai ser assim todos os domingos até dia 8 de setembro. Ali mesmo no Parque da Cidade, a BMJS disponibiliza uma coleção de cerca de cinco centenas de monografias para todas as faixas etárias, composta maioritariamente de livros de leitura rápida, jornais e revistas.
“O principal objetivo é dar a conhecer os serviços da biblioteca e atrair novos públicos para as nossas atividades que são totalmente gratuitas. No caso desta iniciativa é importante salientar que as pessoas podem requisitar os livros sem qualquer tipo de compromisso”, explicava Carla Proença, técnica da BMJS.

“Outra das finalidades é criar como que uma extensão da BMJS, ampliando os seus serviços. Já que a biblioteca está fechada ao domingo, trazemos os livros até à rua, aproximando a comunidade da leitura num ambiente de descanso e lazer”, acrescentou.
Carla Proença descreve ainda o tipo de público que recorre à biblioteca móvel: “De manhã o sexo masculino está em vantagem. Normalmente os homens vêm cá para ler os jornais. Ao final da tarde são as famílias que aparecem em grande número. Mas o mais engraçado são os públicos regulares que se foram formando ao longo das últimas edições. Temos um grupo de senhoras que vem cá regularmente e transforma este espaço numa tertúlia, numa autêntica sala de estar da comunidade”.

A terceira edição da iniciativa “Livros no Parque” começou no dia 4 de agosto e quem quiser pode requisitar um livro e lê-lo no recinto. Se for um utilizador registado da BMJS, poderá até levá-lo para casa. Já sabe. Todos os domingos, no Parque da Cidade de Loures, das 10 às 12 e das 14 às 19 horas.

Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com
Fotos e texto: Do site da Câmara Municipal de Loures.