Biblioteca da Obra em São Paulo

21.8.13

Gabriela Santos é estagiária de engenharia civil na construtora PDG, e trabalha em uma obra em Pirituba, bairro de São Paulo. Ela teve a iniciativa de criar uma biblioteca comunitária para os trabalhadores da construção civil. Já faz um ano que a biblioteca existe. "Foi uma iniciativa minha, mas contei com a ajuda de vários amigos para montar a biblioteca que me ajudaram com doações. Fiz uma prateleira e deixei na área de vivência do pessoal, onde tem o refeitório e jogos como bilhar e pebolim. Os livros ficam a disposição de qualquer colaborador da obra para leituras durante o almoço ou no horário de café".
O trabalhador que quiser levar um exemplar só precisa avisar o engenheiro, o mestre de obra ou a Gabriela, e informar que está levando aquele livro emprestado, para que seja feito um controle de empréstimos. Segundo Gabriela, a procura pelos livros por enquanto não é tão grande. "Mas eu acredito que isso seja um trabalho de formiguinha sabe?".
Muitos dos trabalhadores estão tendo esse contato com os livros pela primeira vez, como algo possível, e não absolutamente distante da vida deles. Gabriela acredita que plantou uma semente. "Nem que surja efeito lá na frente, já me sinto feliz".

Gabriela Santos

Daniele Carneiro