Projeto Pé de Livro, Duque de Caxias/RJ

22.8.13


Pendurados por fios nos galhos de uma grande árvore localizada no pátio do Colégio Estadual Guadalajara, em Duque de Caxias, livros sobre diversos assuntos percorrem as mãos de jovens dos ensinos fundamental e médio, atraídos pela possibilidade de ler ao ar livre, em um ambiente confortável. Chamada Pé de Livro, a iniciativa tem estimulado os adolescentes a descobrir o prazer pela leitura. A unidade de ensino realiza a ação mensalmente. O projeto está vinculado ao programa Mais Educação, uma parceria do Governo do Estado com o governo federal.
 "Nossa ideia foi fazer com que os livros fossem os frutos desta árvore, que traz o conhecimento e a informação. Aqui ninguém é obrigado a ler. No início, chamávamos os alunos nas salas de aula. Mas notamos que, aos poucos, eles começaram a vir por conta própria. O colorido das cadeiras, livros e almofadas ajuda a tornar o ambiente menos formal. Também colocamos acessórios para que possam encenar as histórias para os colegas", explicou a ex-aluna do colégio e voluntária do projeto, Juliana Albano, de 29 anos.
Além da atividade de incentivo à leitura, outras ações com o objetivo de transformar o ambiente escolar em um local prazeroso foram elaboradas pela equipe de profissionais do colégio estadual de Caxias.


Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe