Minibibliotecas em Santa Catarina

15.8.13


Do site Guarda Sol: Galeno de Castro, 58 anos, construiu por conta própria 11 minibibliotecas, que serão distribuídas em Itajaí e Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. Tomou o cuidado de produzi-las no formato de casinhas em compensado naval para que possam resistir ao tempo. A ideia veio do conceito de bookcrossing, que deixa livros ao alcance das mãos sem a formalidade das fichas de empréstimo e sem data para devolução. A ideia de Galeno é deixar as minibibliotecas em locais de grande circulação, como bancas de jornais, onde qualquer um poderá ter acesso às obras. Para completar o acervo, ele tem aceitado doações. Valem livros de qualquer estilo e para qualquer idade desde que ainda ofereçam condições de leitura. Link direto para a matéria.

A Maria Leovergidia, esposa do Galeno nos contou que as minibibliotecas são uma parceria de 2 Consegs (Conselho de Segurança da Comunidade) da Praia Brava e Praia dos Amores em Santa Catarina. Essa minibiblioteca na foto abaixo foi a primeira que entrou em funcionamento, está localizada no hall da Clínica São Lucas e tem outra na Rádio Menina de Balneário Camboriú/SC.

Foto enviada por Maria Leovergidia

No Salão da Casa Cor 2013 de Itajaí também tem uma minibiblioteca. O casal está conversando com uma escola municipal de pequeno porte para a montagem de mais uma minibiblioteca. Segundo Maria "existe uma dificuldade para fabricar as casinhas, porque a madeira precisa ser naval, uma vez que elas ficarão em locais de grande fluxo de pessoas como ponto de ônibus, praças, no fórum e estão sujeitas à todas as variações climáticas". Porém o casal está fazendo as minibibliotecas aos poucos. Eles combinaram com os responsáveis pelos locais onde se encontram as minibibliotecas a seleção de títulos, para que sejam retirados propagandas indesejadas e pornografia. Segundo Maria isso já está funcionando bem. A ideia de montar as minibibliotecas surgiu quando o casal tomou conhecimento de uma delas, em Porto Belo/SC, pertinho de Balneário Camboriú em um passeio.

Minibiblioteca de Porto Belo, contato: bonequiando@gmail.com

A minibiblioteca de Porto Belo serviu de inspiração para Maria e Galeno. Foto: Enviada por Maria Leovergidia

Galeno e Maria conversaram com Patrícia, criadora da Minibiblioteca de Porto Belo e ela contou que também havia se inspirado em outros modelos, fuçando na internet. Galeno e seu amigo Luiz Nuhrich, presidente do Conseg Praia dos Amores fizeram algumas reuniões com a comunidade local, convidaram alguns representantes da imprensa, e lançaram a ideia que virou notícia em jornais e TV locais. Neste momento eles estão procurando por pessoas que queiram montar uma parceria para receber as minibibliotecas em seus estabelecimentos ou para ajudá-los na construção. O casal faz muito com poucos recursos, mas prometem continuar sua empreitada. Contato para parcerias e colaborações: através do Facebook com Maria Leovergidia e Galeno de Castro.


Leia mais:


Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: enviadas pela Maria Leovergidia
Arte: Juliano Rocha

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe