Dicas de reciclagem para livros, revistas e apostilas

26.2.13

Nesse post nós reunimos várias dicas para te ajudar a pensar e fazer o descarte correto de materiais recicláveis. Leia até o final do texto para ver qual é a dica mais apropriada ao seu caso. Nos comentários do post há uma conversa bastante animada entre várias pessoas que doam, compram e trocam livros didáticos, revistas, apostilas e enciclopédias, dos mais variados cantos do Brasil. Acesse os comentários desse post e troque uma ideia com o pessoal. 
*** Lembramos que o blog Bibliotecas do Brasil não aceita como doação nenhum dos itens mencionados nesse post, e que nenhum material não solicitado deve ser enviado para qualquer biblioteca, escola ou projeto de incentivo à leitura, pois doações problemáticas se tornam um fardo para quem coordena projetos de incentivo à leitura e bibliotecas. Doe de forma responsável e consciente. 


Dica nº1: 'Livro Ideias para Bibliotecas Livres' do blog Bibliotecas do Brasil


Lançamos o livro 'Ideias para bibliotecas livres - Um manual prático de autogestão independente' onde publicamos capítulos com dicas de extrema utilidade para quem administra espaços de leitura, bibliotecas livres e comunitárias e têm dúvidas em relação ao recebimento de doações de livros didáticos escolares, livros técnicos acadêmicos, apostilas de cursinhos de idiomas e pré-vestibular, revistas semanais, livros jurídicos e grandes coleções de enciclopédias. Também há muitas dicas para quem precisa doar livros de maneira consciente, e colaborar diretamente com o desenvolvimento das bibliotecas sem fazer doações problemáticas.




Em 'Ideias para bibliotecas livres' você vai encontrar orientações para não acumular livros, como selecionar livros antes de doar, como encaminhar livros antigos para doação, sugestões sobre o que fazer com livros danificados. São dicas importantes tanto para pessoas que coordenam bibliotecas quanto para pessoas que querem fazer doação. O livro custa apenas R$22,00 com frete grátis para todo o Brasil. Compre o seu exemplar em nossa loja online.


Acesse nossa loja online para conhecer e comprar o livro:


Dica nº2:  Recilagem


Livros e revistas semanais ou de atualidades antigos, como as revistas Veja, Superinteressante, Isto É, Época e os livros didáticos, as apostilas de cursinho vestibular ou de idiomas - preenchidos ou em branco - as enciclopédias velhas e os livros jurídicos antigos, desatualizados, livros e gibis riscados, rasgados e manchados que já não servem para consulta ou leitura, podem ser aproveitados para reciclagem. 
Muitas pessoas podem achar que nós conhecemos uma escola ou biblioteca comunitária que utilize essas revistas em atividades de recorte em sala de aula, já fizemos até uma enquete perguntando e até hoje ninguém se manifestou. Nós lembramos aqui que não conhecemos ninguém que aceite esse material para qualquer tipo de uso, a não ser para reciclagem.


Dica nº3 : Nem todas as escolas e bibliotecas comunitárias utilizam revistas semanais para recortes

Hoje em dia existem materiais gráficos muitos mais ricos em ilustrações do que as revistas semanais - alguns destinados exclusivamente para recorte infantil nas bancas - e com produção editorial bem mais diversa, ilustrada, colorida e lúdica do que as revistas aqui mencionadas, que na maioria das vezes tem imagens que não deveriam passar pelas mãos de uma criança nem para recorte!
E se você achar que o material  que tem em casa é seguro para crianças e até pode ser utilizado para atividades de recorte e colagem, certifique-se primeiro de que a biblioteca para onde você pretende doar promova essas atividades. Sempre é importante perguntar e informar-se antes de fazer a doação para que a pilha de papéis sem destinação simplesmente não troque de lugar: antes entulhava a sua garagem, agora entulhará a sala de uma biblioteca comunitária. Isso não é legal para nenhum dos envolvidos, então, nossa dica fundamental é:

Dica nº4:  Pratique o descarte consciente de materiais recicláveis, encaminhe para reciclagem




Com a popularização dos barracões, galpões e cooperativas de reciclagem, com a maior compreensão e esclarecimento sobre a profissão do catador de materiais recicláveis, você mesmo pode encaminhar seu material reciclável para o descarte correto seja através de um agente ambiental - o catador, ou entregando pessoalmente em uma cooperativa ou barracão de reciclagem.
Procure cooperativas de reciclagem na sua cidade. Faça do Google o seu melhor amigo. Pesquise! Converse com os vizinhos, com os moradores do seu bairro, com o pessoal do clube, da feira ou da igreja. Alguém sempre sabe de um local para descartar os materiais recicláveis, onde eles possam ser reutilizados e aproveitados da melhor forma possível. Encaminhe para os barracões, pois eles se transformam em renda para os catadores de material reciclável cooperados. Entre em contato com a prefeitura e as secretarias de meio ambiente da sua cidade e pergunte se eles têm coleta de material reciclável, ou planos para a implantação de coleta seletiva em sua cidade, e qual a destinação que no momento eles providenciam para esse tipo de material. Cobre da administração da sua cidade, é o seu papel como cidadã(o) querer o melhor e exigir que seja feito o melhor pela sua cidade.

Dica nº 5: Não queime livros! Conheça os 6 passos para uma doação consciente



Dica nº6: Doe para o lugar certo:

Para cooperativas e barracões de reciclagem, para a coleta seletiva da sua cidade, associação de catadores, ou para catadores de material reciclável que costumam passar pelo seu bairro. Tenha sempre em mente que biblioteca comunitária e projetos de incentivo à leitura não são depósito de material reciclável. Pratique a doação consciente de livros. Se for doar para uma biblioteca PERGUNTE ANTES se esse material terá uso.





Dica nº7: Rota da Reciclagem

Um site muito bacana para conhecer e consultar sempre que necessário é o Rota da Reciclagem. Tem um mapa do Brasil onde a pessoa interessada em doar material reciclável (livros, revistas, apostilas, e todo tipo de material que possa ser reciclado) pode procurar locais próximos de sua casa para fazer a entrega desse material. Veja a descrição, acesse o site:


"E você, já sabe onde levar seu lixo? Vai lá: www.rotadareciclagem.com.brO site Rota da Reciclagem é mais uma ação da Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Este espaço mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak. Este é um serviço que está em constante atualização e VOCÊ pode contribuir bastante para isso. Caso conheça alguma iniciativa de coleta seletiva, seja ela Cooperativa, Comércio ou PEV, que não esteja listada; nos informe para que possamos incluí-la! Assim podemos trabalhar juntos para aumentar essa cadeia de reciclagem!"


Acesse o Facebook do Rota da Reciclagem.



Gostou? Quer mais dicas sobre como manter organizados espaços de leitura, projetos de incentivo e bibliotecas? Conheça os livros da Magnolia Cartonera

Leia mais:



Matéria: Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos do livro Ideias para Bibliotecas Livres: Daniele Carneiro
Artes: Juliano Rocha
Crédito das fotos: 1. Ephraim Rubenstein 2. dkoeker 3. Free Webs 4. Amanda Potter

VocÊ pode gostar também

14 comentários

  1. Eu aceito doaçoes de livros retiro no local, moro em Belo Horizonte quem tiver livros pra doar me avisem não jogue fora ou pra reciclagem mande email para jubh20013@gmail.com obrigado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juju
      tenho uma coleção inteira da Enciclopédia Larousse Cultural e outros livros ótimos para consulta e trabalhos escolares caso queiram usar para recortar. Caso queira pegar comigo, moro e Belo Horizonte e tenho pressa em doar. Meu e-mail é: magdaterapeuta@gmail.com
      Até mais,
      Magda Carvalho

      Excluir
    2. Oi ju, bom dia tenho vários livros para doar... Vc ainda está recebendo?
      Leitura, didaticos, de escola, apostilas, etc.
      Tenho uma estante que precisa de reforma nas portas (basicamente prender as bordas plásticas), tem interesse tb?
      Se sim, entre em contato.
      Fernando
      fsguimaraes@gmail.com

      Excluir
  2. Boa tarde Juju!

    Também tenho livros para doar. 41 volumes nas áreas de administração e contábeis.
    Caso tenha interesse, gentileza entrar em contato no e-mail: cristiane@holosconsult.com.br que combinamos a retirada, ok?

    Desde já agradeço.

    Cristiane.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, vc tem 41 livros, se vc for de SP capital eu tenho interesse em comprar.

    ResponderExcluir
  4. Compro livro sobre o cangaço
    e-mail
    foco243023@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho livros, enciclopédias e revistas antigas p doar em Porto Alegre, mas não tenho como transportar, interessados devem buscar no local.

    ResponderExcluir
  6. Doação de livros, enciclopédia e revistas antigas em Porto Alegre-RS. Não tenho como transportar e deverão ser retirados no local. Contato emmanuellebranco@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho vários livros didáticos de Matemática para professor. Me aposentei e não preciso mais da maioria deles. Moro em Novo Hamburgo- RS. Contato: rejanebaldin@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu aceito doaçoes de livros retiro no local, moro em Belo Horizonte quem tiver livros pra doar me avisem não jogue fora ou pra reciclagem mande email para eduvini80@hotmail.com obrigado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi jonathan,tenho um monte de livro ditadico, preciso ficar livre deles se eles te interesar te dou

      Excluir
    2. oi jonathan,tenho um monte de livro ditadico, preciso ficar livre deles se eles te interesar te dou

      Excluir
    3. oi jonathan,tenho um monte de livro ditadico, preciso ficar livre deles se eles te interesar te dou

      Excluir

Subscribe