Biblioteca comunitária para brasileiros no sul da Flórida/EUA

30.6.13

O Rotary Club Boca Raton West está coletando livros em português para o projeto de incentivo à leitura em português. De acordo com o presidente da entidade, o brasileiro Marco Dombrowski, o projeto está em sua primeira fase, a de coleta de livros, e em breve a organização planeja fazer um evento de abertura no restaurante Picanha Brazil (22797 State Road 7, Boca Raton)

De acordo com Dombrowski, a ideia de criar uma biblioteca em português, gratuita, disponível aos brasileiros no sul da Flórida surgiu entre uma das reuniões do Rotary Club quando os representantes do Rotary no Brasil comentaram sobre o sucesso que o mesmo projeto estaria tendo por lá. "Então pensamos, porque não uma coisa semelhante por aqui também. Nós gostamos da ideia de manter a cultura presente dentro da comunidade brasileira fora do País e por isso decidimos começar o projeto", disse o presidente.
A coleta de livros já começou, assim que a entidade tiver um número significante de obras a biblioteca brasileira será aberta ao público. Uma estante será montada no restaurante Picanha Brazil e qualquer pessoa, sem necessidade de cadastro, poderá levar um livro comprometendo-se em devolvê-lo em bom estado.
Ivanete Dombrowski, a proprietária do restaurante Picanha Brasil e coordenadora do projeto, conta que o grande objetivo é incentivar a leitura em português dos brasileiros que vivem no sul da Flórida, mantendo não só a língua, mas também a cultura entre os que deixaram a terra natal há muitos anos. "Queremos envolver a comunidade", lembra a comerciante que, por enquanto, planeja dar ênfase aos livros para jovens e adultos.

Livros livres

Flickr

Outra importante tarefa da biblioteca brasileira é exercer a responsabilidade nas pessoas que após a leitura devolverão os livros em alguns dos pontos pré-estabelecidos, não necessariamente no mesmo lugar em que foi retirado. O leitor não vai deixar nenhuma informação pessoal. "Contaremos somente com o bom senso de cada leitor em devolver o livro assim que for lido. Teremos vários locais para retirada e devolução, pois o importante é que o livro esteja sempre circulando", conta Ivanete. As informações dos pontos da biblioteca brasileira estarão nos livros e no website.

Por enquanto, dois pontos de coleta já são determinados: Picanha Brazil Restaurante (22797 State Road 7, Boca Raton, (561) 488-5737) e FPS Corp. (513 E. Sample Road, Deerfield Beach, (954) 782-7951). Para fazer doações, ou programar a coleta em casa, ligue para (561) 488-5737 ou envie um e-mail para ivanetedombrowski@hotmail.com

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil