Biblioteca Comunitária Boa Vontade, Guapimirim/RJ

15.6.13

"Essa é a Biblioteca Comunitária Boa Vontade em Parada Ideal, município de Guapimirim-RJ". Foto enviada por João Alberto Montano.

No Facebook a gente fica sabendo que a Biblioteca Comunitária Boa Vontade é uma entidade sem fins lucrativos com propósito primordial de despertar e incentivar o hábito da leitura principalmente entre as crianças e jovens. A missão é trabalhar para a formação de seres humanos mais humanos, cidadãos, conscientes, críticos e participativos na busca de soluções para o bem estar comum.

"O gosto pela leitura é herança de meu pai, e desde que saí da cidade do Rio de Janeiro e vim morar aqui na periferia de Guapimirim, percebi a carência de qualquer atividade cultural fora das escolas, que mesmo assim não dispunham de uma biblioteca ou qualquer atividade que incentivasse a leitura. A maioria das crianças não tinha ideia do que é uma biblioteca. Nem uma banca de venda de jornais e revistas existe. Internamente reclamava muito do descaso do poder público, e num momento de lucidez percebi que eu também não fazia nada para mudar aquela situação que tanto me incomodava. Tentei várias vezes junto a prefeitura local conseguir algum projeto cultural para a comunidade onde moro, mas não tive sucesso. Em 2004 tomei coragem aluguei uma pequena sala numa antiga granja, peguei todos os meus livros e no dia 14 de novembro de 2004 iniciei a Biblioteca Comunitária Boa Vontade. A escolha do nome vem da da minha história de vida, onde aprendi que para eu mudar alguma coisa na minha vida preciso vivenciar três princípios espirituais: mente aberta, boa vontade e honestidade. Esclareço que não estamos vinculados a nenhuma religião, seita ou partido político o único compromisso é "tentar" despertar o senso crítico, o questionamento e a capacidade de cada um criar suas próprias ideias. Em 2009 tive o reconhecimento da prefeitura local que passou a apoiar a Biblioteca, desde então passamos a funcionar diariamente das 9h às 17h. Antes funcionava apenas em meio período. Nosso público alvo são as crianças e adolescentes. Acredito piamente que nessa existência que chamamos "vida" cada um de nós tem uma missão".  

Esse é o relato inspirador do João Montano, fundador da Biblioteca Comunitária Boa Vontade. Email para contato: bibliotecaboavontade@hotmail.com

Participe do nosso concurso cultural. Você pode ganhar um livro e ainda por cima divulgar a biblioteca da sua cidade. Envie a foto de sua biblioteca favorita para o Concurso Cultural Fotografe sua Biblioteca do blog Bibliotecas do Brasil.

VocÊ pode gostar também

1 comments

  1. Tenho um grande prazer em servir a comunidade como carteiro onde esta situada a biblioteca Boa vontade. O senhor Joao e uma pessoa que conheci recentemente entre uma entrega de livros e outra. Este, teve a sensibilidade e a coragem de implantar um programa em um local praticamente esqecido e/ou abandonado pelas autoridades publicas. Seu projeto,tem o poder de elevar aquela sociedade local a um nivel intelectual que eles nem imaginam que fose posivel. Nas minha jornadas como profissional postal, visto que trabalhei em tres cidades diferentes, muitas manifestacoes oriundas da boa vontade e criatividades de cidadaos encheram mes olhos de alegria.Em destaque, fica essa biblotaca , o acervo de fotos historicas na Estrada da Bareira,( ambos em Guapimirim) e o Museu Do Radio e Televisao no Parque Bonevile em Mage.

    ResponderExcluir

Subscribe