Como cada um de nós pode mudar o Brasil

10.6.13

A Letícia Fontoura, coordenadora do G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação, que realiza atividades de leitura e de artesanato em vilas carentes de Gravataí, foi visitar o José, adolescente de 15 anos que mora com sua família embaixo de uma ponte em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Ele só tira nota 10 e tem o objetivo de estudar para ser médico. Ela arrecadou muitas doações com a ajuda de amigos, familiares e colaboradores, e levou até José e sua família.

Relato da Letícia Fontoura (G-Mão):

"Quando conheci a história do José na TV e web, eu chorei o dia todo. Mas tinha certeza que alguma coisa eu poderia fazer. Planejei a visita, juntei doações do G-MÃO e marquei o dia. Pois, finalmente fui conhecer o menino nota 10. Pensei que iria chorar o tempo todo, mas assim que cheguei, fui tomada pela alegria do José e de sua família. Fomos recebidos com tanta alegria, tantos sorrisos, abraços, beijos, que aquela cena e aquele momento não tinha espaço para a tristeza, de jeito nenhum. Eu senti uma felicidade indescritível! Gente boa, querida, cheia de vida. Eu, Tiago Engel Oliveira e meu afilhado Micael Ruschel voltamos pessoas melhores do que quando lá chegamos. Foi ótimo! Nós é que ganhamos muito!
Sob uma ponte da BR 116 em Esteio, mora José de 15 anos, a mãe Tatiana, e os irmãos Matheus de 13 anos, e Jorge de 11 anos
Seu Jorge parente do José, Tiago Engel Oliveira, Micael Ruschel, José Luiz e sua mãe Tatiana: ajuda solidária espontânea.

Foi incrível. Uma experiência maravilhosa. Fiquei toda boba de ver meu afilhado de 14 anos abraçando e beijando eles, tirando fotos abraçado, fiquei tão orgulhosa!! Meu cunhado adorou, e me agradeceu a oportunidade que proporcionei a eles. É tão bom fazer o bem a quem precisa, pena que as pessoas esquecem-se disto na correria do dia-a-dia. Estes gestos de amor curam doenças, trazem alegria, ocupação, utilidade, trazem felicidade muito mais para quem faz do que para quem recebe!"

A história do José, um estudante do Brasil

José Luiz Camboim Moni de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, aluno do 8º ano.

Debaixo da ponte da BR-116 mora um menino que drena toda a sua força para os estudos na esperança de, futuramente, se formar doutor. Um aluno nota 10 que sonha em seguir a carreira de médico. Sem pasta para carregar os livros, avistou nas últimas férias uma mochila boiando no Arroio Sapucaia. Recolheu, limpou e hoje a usa para ir à escola. Leia a história dele na íntegra. Veja também o vídeo sobre a repercussão da história do José, o adolescente que apesar de todas as adversidades em sua vida, encontra forças para realizar o sonho de estudar para ser médico. Muitas pessoas se sensibilizaram com a história do adolescente e resolveram fazer uma corrente de solidariedade para colaborar com a sua família.

No próximo mês a Letícia levará novamente doações para a família do José. Se alguém quiser colaborar é só entrar em contato com a ela através do email: titchalua@terra.com.br e no Facebook.

Para colaborar com as Bibliotecas Estrelas do Saber do G-MÃO: doações de livros de preferência infantis: A Letícia Tafra Fontoura é uma das responsáveis pelo trabalho do G-MÃO, e recebe as doações de livros em seu endereço: Avenida José Loureiro da Silva, nº 1056, Centro, Gravataí/RS, CEP: 94010-000.

Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com