Eu queria crescer pra passarinho - Pequena Biblioteca Livre

8.6.13

O brasileiro tem muitas formas de demonstrar seu amor à leitura, de ser solidário, e de mostrar que juntos podemos criar um espaço coletivo mais amistoso, mais aprazível e mais gostoso de ser vivido. As minibibliotecas são uma forma de declarar esse amor à leitura, e também à coletividade. Mas o brasileiro ainda precisa entender o que significa essa coletividade, compreender melhor o sentimento de pertencer à algo e cuidar disso, sem precisar possuir, sem a necessidade de levar pra casa e deixar longe dos olhos dos demais. Aprender verdadeiramente a se solidarizar com boas iniciativas e a compartilhar os frutos delas.

Passeando pelo Facebook encontramos essa delicada gaiola literária chamada “Eu queria crescer pra passarinho Pequena Biblioteca Livre". Trata-se de um projeto em estudo, com o objetivo de promover a leitura e circulação de livros e também uma homenagem ao poeta brasileiro Manoel de Barros. A ideia consiste em colocar uma gaiola com livros em seu interior em lugares públicos, criando uma pequena biblioteca naquele local. O acesso é livre, assim como os empréstimos. A pequena biblioteca é destinada a qualquer pessoa que esteja passando pelo local, e serve para incentivar a circulação dos livros.

A Pequena Biblioteca Livre é uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, instalada no ponto de ônibus, localizado próximo ao Colégio E.E. Frontino Guimarães e Supermercado Pastorinho, na Rua Paulo Gonçalves, 55, em Santana, São Paulo, SP.

Gaiolinha com um charmoso telhado de garrafa pet para proteger os livros da chuva

Dani Pietro é idealizadora do projeto juntamente com Thaisa Pfaff, e nos contou como surgiu a gaiola literária:

"Nosso projeto surgiu ao conhecermos o Little Free Library (que também tem uma página no Facebook). Adaptamos a ideia, mantendo o objetivo de ter essa pequena biblioteca pública, porém com o nosso jeitinho brasileiro, ou seja, homenageando o poeta Manoel de Barros.
Juntar o verso de Manoel ("Eu queria crescer pra passarinho...") e os livros em uma gaiola foi a forma que encontramos de "corporificar" seu verso.

A gaiola ganhando personalidade

No ponto de ônibus a gaiola literária liberta os livros para os leitores

A nossa gaiola já participou do III Festival Mundial da Paz para divulgação da iniciativa e depois foi instalada em um ponto de ônibus. Nosso objetivo é espalhar novas gaiolas e também divulgar essas mesmas iniciativas, estimulando a realização de novas pequenas bibliotecas, de todos os formatos e generosidades".

O Passeio da Gaiola

A alegria de Dani Pietro e  Thaisa Pfaff e também dos leitores que estavam sendo privilegiados pela companhia da gaiola literária, infelizmente durou poucos dias. A gaiola sumiu do ponto de ônibus onde foi instalada. Durante o período que a biblioteca permaneceu instalada, as amigas tiveram um retorno muito positivo dos leitores. E o projeto deve continuar.

A Pequena Biblioteca Livre busca parceiras

A Thaisa nos contou: "Há tempos peguei um armário abandonado na rua pra construir uma nova gaiolinha. Doações são bem vindas, já que arcamos com todos os custos e recursos que usamos. Convidamos aqueles que quiserem participar, colocando sua gaiolinha na sua comunidade, escola, praça, e mandar o registro pra gente compartilhar a iniciativa. O projeto é livre, de todos para todos! Minha faculdade também já abriu as portas para colocarmos uma gaiolinha lá. O que mais queremos é ver as gaiolas se proliferando, as pessoas tomando iniciativa, acreditando e respeitando uma nova forma de interagir, o compartilhar. Acredito que essa é uma tendência social, queremos incentivar, estimular e agilizar essa nova cultura que vem por aí".
Para conhecer o projeto é só acessar o blog Eu queria crescer pra passarinho e também o Facebook. O email para contato das responsáveis pelo projeto (Dani Prieto e Thaisa Pfaff) é: crescer.pra.passarinho@gmail.com

Mantenha viva sua minibiblioteca, doando livros.
Conheça algumas delas.

Daniele Carneiro