Maneiras criativas de colaborar com o Brasil do exterior

12.4.13

A pedagoga Juliette Fernandes é uma brasileira radicada na Holanda, e ela inventou uma forma criativa de doar livros para o Brasil: ela faz um trabalho maravilhoso de tradução de livros holandeses infantis através de impressão da tradução, recorte e colagem. Ela tem enviado caixas de livros infantis traduzidos para diversas iniciativas de incentivo à leitura em pontos variados do Brasil (já colaborou com projetos em Curitiba, Alagoas e Rio Grande do Sul). Além de fazer o minucioso trabalho de traduzir os livros holandeses para o português, ela mobiliza amigos, parentes e colaboradores para arrecadar a quantidade de euros necessária ao envio da caixa pelo correio da Holanda para o Brasil.

Com a mente focada na solidariedade, morar na Europa não é empecilho para continuar colaborando com os projetos brasileiros em que acredita e deposita confiança. Juliette sempre está em busca de uma maneira para driblar a distância entre Brasil e Holanda. E nessa busca ela descobriu novas formas de colaborar com projetos sociais e iniciativas voluntárias brasileiras, lá da terra dos girassóis (ela mora em Zundert, local de nascimento do pintor Vincent van Gogh). Juliette encontrou uma loja na Holanda onde além de poder praticar consumo consciente, ela também pode ajudar projetos sociais brasileiros de uma maneira totalmente criativa. Acompanhe o relato dela.


"A primeira vez que vi uma loja TERRE DES HOMMES aqui na Holanda, pensei tratar-se de uma loja normal e achei lindo tudo que estava exposto na vitrine. Um dia entrei e descobri que ali funcionava uma das lojas que faz parte de um grande projeto social. Eles recebem doações de roupas, sapatos, brinquedos, móveis etc (em perfeito estado de conservação  e vendem por um preço simbólico. O dinheiro é revertido para projetos sociais em países pobres em todos os continentes. Até então, eu nunca sabia o que fazer com as coisas que não queria mais como roupas, sapatos e utensílios domésticos.



Na primeira vez que fui levar doações  resolvi dar uma voltinha na ala dos brinquedos e o que vi me encantou. Bichinhos de pelúcia em perfeito estado (alguns até com etiquetinha ainda), brinquedos educativos de madeira, fantoches, cadeirinhas, lousas, teatrinhos etc por um preço absurdo de barato…10,20,30,40 cents e alguns por 1 euro ou 1,50 (os mais sofisticados). Não resisti e comprei muitos bichinhos e brinquedos e não gastei mais do que 3 euros. Agora, toda vez que vou lá compro mais brinquedinhos (já paguei 10 cents em bichinho que na loja normal custava 9 euros). A ideia,  o intuito e o pensamento são sempre para as crianças carentes lá do Brasil. Já juntei um número considerável de brinquedinhos e agora começo a colocá-los nas caixas de livros que traduzo e envio para o Brasil, com a ajuda de alguns brasileiros especiais que aqui também moram.

As lojas TERRE DES HOMMES estão presentes em vários países: Canadá, Dinamarca, Franca, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda e Espanha. Só na Holanda existem 38 lojas. Aqui o link do site holandês do terre de hommes.


Vai para o Brasil? Quer ajudar algum projeto? Passe em uma loja Terre Des Hommes e compre brinquedinhos e roupinhas por um preço simbólico e este dinheiro ajudará outros projetos pelo mundo...realmente uma grande corrente. Não posso falar da organização de todas as lojinhas da Holanda e dos outros países porque não conheço todas, mas se seguirem o exemplo da lojinha de Zundert devem ser bem organizadas. Aqui uma pequena mostra dos bichinhos que comprei por 10 e 20 cents"!!!

Texto e fotos de Juliette Fernandes
Contato da Juliette: jcluar@yahoo.com.br

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe