Bando da Leitura - Pólo de cultura em Ponta Grossa/PR

23.6.13

Lucelia Clarindo é pedagoga e tem especialização em arte e literatura em Ponta Grossa no Paraná. Como trabalhou durante 26 anos dando aulas para séries iniciais, a etapa seguinte de sua vida aconteceu de forma natural: as crianças começaram a frequentar a sua casa em busca de livros. Já que ela estava se aposentando da escola onde realizava projetos de leitura, passou a abrir as portas de sua casa, e a sua biblioteca particular para as crianças do bairro. As atividades iniciaram em 2007 em seu quintal, no alpendre da sua casa.

Desses encontros iniciais vieram muitos outros, e a cada dia mais crianças apareciam para ler. A ideia de formar um grupo de leitura foi logo votada e o nome escolhido: Bando da Leitura. No dia 14 de março de 2007 iniciaram-se as atividades oficiais da biblioteca comunitária.

No começo era apenas a Lucelia e algumas crianças. Depois vieram as "cúmplices", como ela gosta de chamar as voluntárias que ajudam nas leituras e nas festas colaborando com doces e outras atividades. Uma avó emocionada, quando viu suas netas dramatizando histórias nas atividades realizadas pelo grupo, chamou a imprensa e assim o Bando da Leitura começou a ficar conhecido. As meninas cresceram, continuam estudando e já fazem estágio. Uma delas, a Bianca, sempre aparece para visitá-los e conversar com as outras crianças que frequentam a biblioteca.

Por incentivo de alguns amigos, Lucelia participou do Concurso Pontos de Leitura e ganhou material básico para a formação de uma sala de leitura, e o Rotary Alagados que é o principal apoiador, fez a construção do local e com recursos próprios foi construído um ateliê de arte.  Sempre que precisa Lucelia conta com Aniele Carrano, Ivone Kemelmeier, Eliete Marochi e a escritora Thaty Marcondes, pessoas que estão juntas ao Bando da Leitura, colaborando diretamente para seu desenvolvimento.

Devido ao grande número de livros recebidos, o Bando da Leitura criou o projeto "Leve Livro Grátis", onde os livros são livres, e as crianças podem levá-los para casa sem maiores preocupações com a devolução. A biblioteca passou então a ampliar suas atividades, e recebe crianças de instituições para aulas-passeio. A biblioteca comunitária já está com seis anos de atuação e de muitas conquistas.

O Bando da Leitura é a única biblioteca voltada para a comunidade do bairro. A maior procura dos leitores é para os livros de literatura, para as atividades recreativas e culturais. O que leva as crianças a frequentarem o bando é o convite dos colegas. No momento, Lucelia está procurando um voluntário para ajudá-la na organização e catalogação do acervo.“Com o sucesso do projeto, enviei para o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) e recebi resposta positiva. Mais tarde ganhamos o destaque cultural sendo representados na Bienal do Livro em São Paulo na Conferência de Bibliotecas. Meu filho foi representar o Bando. Participei do Concurso Machado de Assis e ganhamos então do Ministério da Cultura a determinação como Ponto de Leitura."

Como colaborar com o Bando da Leitura

As pessoas que estiverem interessadas podem participar das rodas de leitura toda quarta-feira das 14h às 16h.  No primeiro sábado do mês tem o "Bandinho da Leitura" para crianças pequenas acompanhadas dos responsáveis. O Bando abre suas portas para aqueles que quiserem colaborar com ideias, sugestões e ajudar na divulgação do projeto. Para aqueles que trabalham com arte, a biblioteca convoca os artistas para que ofereçam oficinas de desenhos, dança, música, escultura, pintura e outras, de forma voluntária para as crianças. Todos os encontros são encerrados com um lanche coletivo, então a biblioteca aceita a colaboração através da doação de bolachas, sucos, copos descartáveis, sabonete líquido, álcool em gel, guardanapo, gelatina, frutas, toalha de papel, etc. Interessados podem colaborar com apoio no atelier de arte e de confecção de brinquedos enviando: papel sulfite, tinta para impressora, cola, tinta guache, lápis de cor, canetinhas, pincéis, tesourinhas, etc.

Bando da Leitura
Informações: (42) 3229-5334 / (42) 9972-6424
Email para contato: bandodaleitura@gmail.com
Endereço: Rua Roberto Auer,141, Oficinas. Ponta Grossa - PR
Responsáveis: Lucélia Clarindo e Américo Nunes.

Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com
Arte: Juliano Rocha
Fotos: Bando da Leitura

1. Olá, temos novidades na blogosfera, a Biblioteca Mirim. Venha nos visitar e quem sabe fazer uma parceria.
    Um abraço,