Nesse natal presenteie com um livro artístico e especial

22.11.14

Esses exemplares da Cartonera Bibliotecas do Brasil já estão reservadas para duas leitoras, e hoje recebemos mais pedidos. Lindona né? A arte da capa e as ilustrações das páginas são do editor do blog Juliano Rocha, a costura é da Dani Carneiro e o conteúdo tem textos de ambos. São 80 páginas sobre assuntos culturais do mundo das bibliotecas livres, comunitárias, livros livres e muitos outros temas. Elas custam R$25,00 + 6,00 de frete para todo o Brasil. A tiragem é limitada e numerada, temos poucos exemplares para venda, então não deixe para a última hora, garanta o seu presente de Natal. Compre nesse link ou envie um email para contato@bibliotecasdobrasil.com

Capa do livro cartonero, arte de Juliano Rocha

Verso do livro cartonero

Frente

Verso

As cartoneras nasceram na Argentina em meio à uma crise econômica, e como a necessidade é a mãe da invenção, escritores e poetas independentes começaram a produzir livros impressos em pequenas gráficas e com as capas feitas de papelão, normalmente reciclado, pintadas uma a uma. Fazer um livro cartonero ("cartoneras" são as mulheres que recolhem recicláveis e principalmente papelão nas ruas de Buenos Aires) é uma atitude de independência, auxilia a reciclagem daquilo que até pouco tempo atrás seria considerado lixo e permite que escritores iniciantes e independentes entrem no mercado editorial.
Essa mistura de fanzine com livro oficial criou uma alternativa onde poetas e novos escritores possuem uma voz e não mais precisam esperar alguma grande editora um dia, quem sabe, ler seu manuscrito. Como a internet dá voz para todas as vozes os livros cartoneros dão voz para todos os escritores.

Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Fotos: Daniele e Juliano