Livros livres na beira-mar de Guaratuba/PR

28.11.14

Começou a ação voluntária de incentivo à leitura no litoral do Paraná do blog Bibliotecas do Brasil, Livros Livres em Guaratuba. Esse é o segundo ano que a ação ocorrerá em vários pontos da cidade. Os primeiros livros foram deixados no calçadão da Avenida Atlântida no dia 27/11/2014.

O Castelo de Vidro de Jeanette Walls e Encrenca é o Meu Negócio de Raymond Chandler foram os primeiros livros livres deixados no calçadão de Guaratuba. A ação tem como objetivo incentivar a leitura durante as férias de verão, divulgar a acessibilidade, a doação e a livre circulação de livros.

A cidade de Guaratuba na pré-temporada de verão.

Fim de tarde na beira-mar, uma brisa fresca, momento perfeito para ler.

Todos os livros que serão deixados em diversos pontos da cidade de Guaratuba estão carimbados com a arte da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil, que fornecemos gratuitamente para pessoas interessadas em montar suas próprias bibliotecas livres ou fazerem ações de incentivo à leitura. Baixe os materiais gráficos para impressão: a arte de um cartaz, a arte para um carimbo e um tutorial com download gratuito.

Guaratuba na beira-mar: tranquilidade para ler.

Os livros foram deixados bem na passagem dos pedestres. Nesse horário que o sol está mais baixo as pessoas começam a caminhar e frequentar a praia de forma mais tranquila.

Raymond Chandler ficou bem de frente para a ciclovia especialmente para o pessoal das caminhadas e corridas.

Para quem quiser participar da ação:

• Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos;
  • Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo;
  • Deixe o livro ali;
  • Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, áreas de convivência em pousadas e hotéis;
  • Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.
Daniele Carneiro
Fotos: Juliano Rocha e Daniele Carneiro