A Cartonera Bibliotecas do Brasil segue viagem

12.9.14

Nas últimas semanas a Cartonera Bibliotecas do Brasil seguiu viagem para diversos destinos. Pessoas de várias partes do Brasil acreditaram no nosso trabalho e nos ajudaram a divulgá-la, compraram exemplares para ter em casa, para presentear seus amigos e familiares, e já encomendaram novas cartoneras. Tivemos compradoras em Araucária e Curitiba, e enviamos cartoneras para Gravataí e São Leopoldo no Rio Grande do Sul, para o Rio de Janeiro, Caiacó no Rio Grande do Norte e Maceió em Alagoas. Nós enviamos as cartoneras pelos Correios com o mesmo valor de frete para todo o Brasil. Aqui estão algumas fotos tiradas pelas leitoras que adquiriram o nosso primeiro livro independente.

Gravataí, Rio Grande do Sul
Fotos da Leticia Fontoura dos projetos Leitura no Varal, Ronda da Fraternidade e G-MÃO.

A Leticia escreveu: "Ontem chegou pelos correio a melhor e mais linda compra que fiz este ano - meu livro-arte feito pelos idealizadores do Bibliotecas do Brasil. O livro é feito à mão, com capa do artista plástico Juliano Rocha, com textos maravilhosos da Daniele Carneiro e do Juliano Rocha. Um livro onde foi utilizada a técnica cartonera, que conhecemos juntos aqui na FestiPoa Literária. Os livros cartoneros nasceram na Argentina em meio à uma crise econômica, e como a necessidade é a mãe da invenção, escritores e poetas independentes começaram a produzir livros impressos em pequenas gráficas e com as capas feitas de papelão, normalmente reciclado, pintadas uma a uma. Cartoneras são as mulheres que recolhem recicláveis e principalmente papelão nas ruas de Buenos Aires. O trabalho do Bibliotecas do Brasil é louvável e pode ser adquirido pelo email: contato@bibliotecasdobrasil.com, com envio pelo correio. É este tipo de atitude totalmente independente que devemos apoiar e reverenciar. O preço é simbólico, onde eles praticamente apenas repõem os custos com a produção. Que todos saibam valorizar, apoiar e que os amigos ao redor desta dupla incrível lhes abram os braços para que a venda desta obra de arte seja um sucesso, para o nosso bem e para o bem do mundo da literatura, pois este é um dos mais efetivos projetos de incentivo à leitura, à conscientização cultural e sócio-ambiental que conheço".

Araucária, Paraná

A Jacqueline Carteri do Compartilhando Leituras comprou duas cartoneras, uma para ela e outra para presentear sua amiga Simone. Fotos da Jacqueline e da Simone.

A Jacqueline escreveu: "Olha o que chegou! Amei! Simone Nunes a sua está aqui! Obrigada Daniele Carneiro e Juliano Rocha pelo cuidado, pelo carinho de sempre e por compartilhar esse prazer de misturar arte e literatura! Parabéns, sucesso e que esse seja o primeiro de muitos outros trabalhos!"

A Jacqueline publicou essas palavras depois de ler: "Acabei de ler a minha Cartonera Bibliotecas do Brasil e conclusão: estou com uma lista enorme de livros que quero ler e filmes que quero ver, pois a Daniele Carneiro e o Juliano Rocha escreveram de forma tão atraente sobre tantas coisas que minha vontade foi aguçada! Aff! Eles fazem isso tão bem... Da mesma forma que compartilham livros, compartilham também desejos! Lindo trabalho e para quem ainda não tem a sua, recomendo!"

A Simone Nunes que recebeu um exemplar de presente da Jacqueline gostou tanto que até compartilhou a foto da sua cartonera e escreveu: "Enfim, ganhei minha cartonera! Obrigada amiga pelo presente! Adorei!!!"

Em Maceió, Alagoas

Essa cartonera seguiu viagem para Maceió no Alagoas, curtir o mar azul, o sol e um horizonte maravilhoso. É vibrante para nós poder enviar o resultado de nosso trabalho, linhas que dizem muito sobre o que temos feito com o blog Bibliotecas do Brasil para uma das mais belas cidades do nordeste. A Vanessa Omena da Biblioteca Comunitária Bititinga escreveu: "Recebi esta tarde o livro cartonero Bibliotecas do Brasil. Um trabalho artístico que aproveita o papelão como capa do livro e com um recheio delicioso. É ler com prazer!"

Vanessa: "Mais um livro especial para a Biblioteca Comunitária feito pela Bibliotecas do Brasil. Muito bacana o trabalho deles."

A Cartonera Bibliotecas do Brasil é um livro independente, artesanal e único, pois cada livro possui uma capa própria pintada pelo artista plástico e editor do blog Juliano Rocha. Dentro dele você encontrará textos dos editores do blog Daniele Carneiro e Juliano sobre os mais diversos temas culturais abordados com um olhar pessoal de quem acompanha a disseminação da leitura de forma livre e independente, junto com ilustrações feitas exclusivamente para o livro. Queremos que elas viajem para todos os cantos do Brasil e quem sabe do mundo, para mostrar que a autopublicação é possível e que o método cartonero é uma maneira excelente e acessível para aumentar o número de livros de escritores independentes. Caso queria conhecer mais e pedir o seu acesse esse link: Cartonera Bibliotecas do Brasil.