O que seus calçados dizem sobre você? A artista Chiharu Shiota responde.

9.9.14

A artista japonesa Chiharu Shiota gosta de falar das emoções humanas em suas instalações, mas dá voz a esses sentimentos através dos objetos que usamos diariamente. Ela conseguiu trazer uma luz para um objeto tão pisado e pouco lembrado - a não ser que aperte os dedos ou o calcanhar - que são os calçados que usamos em sua instalação que atualmente está em exposição na Arthur M. Sackler Gallery em Washington, D.C. Felizmente os curadores da galeria pensaram em nós que não podemos visitar a capital americana no momento e colocaram online a instalação.
A técnica utilizada para mostrar a instalação é a mesma do Google Maps, portanto você pode dar zoom, clicar nos calçados e conhecer o que seus donos têm a dizer sobre o tempo que passaram com eles. É uma experiência reveladora, às vezes emocionante e que traz uma consciência da passagem do tempo e das memórias que carregamos nos objetos de uso diário, principalmente naqueles que usamos no dia a dia.
Os calçados foram doados por japoneses que atenderam a um pedido da artista e deixaram pequenos bilhetes à mão descrevendo suas experiência enquanto os calçavam. Vale a pena dedicar um tempo lendo as mensagens e perceber como geramos memórias, mesmo nos menores dos objetos.

Visite a instalação nesse link.
Site oficial da artista: http://www.chiharu-shiota.com/en/
Fotos do site da artista e The Smithsonian Institution.

Juliano Rocha

• Junior Fritz Jacquet - um artista da reciclagem