Leitura no Varal, Gravataí/RS

6.8.14

Mais um projeto de incentivo à leitura e de livros livres para alegrar os leitores do blog Bibliotecas do Brasil! A Leitura no Varal é um projeto de incentivo à leitura organizado pela Leticia Fontoura de Gravataí, que juntamente com suas amigas e amigos articula as ações do G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação e da Ronda da Fraternidade. A ação é bastante simples: a Leticia esticou um varal em frente ao portão de sua casa e colocou livros infantis pendurados nesse varal, para que as pessoas possam pegar o livro e levar embora. O projeto teve início em 05/08/2014.

Cartaz da Leitura no Varal no portão da casa da Leticia

A Leticia nos contou o objetivo da ação: "Eu pretendo aproveitar a boa quantidade que recebo de livros doados pela Fundação D´Paschoal e por pessoas amigas para realizar este pequeno gesto de incentivo, montando o varal umas duas vezes por mês na minha casa e em outros locais que ainda vou escolher.Também gostaria que outras pessoas fizessem o mesmo, porque é bem simples, basta ter alguns livrinhos, corda e prendedores de roupa. Não há número ideal de livros ou de quantas vezes é legal fazer. Basta colocar um pequeno cartaz explicando e ofertando este carinho.Também pretendo fazer o varal com leitura adulta".

Em dois dias de realização do Leitura no Varal 22 crianças receberam livros livres. Nos próximos dias a Leticia pretende montar um varal de livros para adultos.

A Leticia mora bem pertinho de uma escola e nos contou como foi o impacto da Leitura no Varal no primeiro dia: "Muitas crianças parando e conversando sobre os livrinhos, escolhendo só um! A maioria são pais e mães queridos, que estão lendo os títulos para os bem pequenos".

"O projeto é simples de ser realizado por qualquer pessoa, bastam prendedores e um varal de roupas, livros novos ou usados e muito amor à leitura. Os livros são livres, é só escolher um e levar de graça. Não precisa devolver, mas, será muito legal que seja repassado a outra pessoa".

Para as pessoas que estão pensando em montar uma ação simples de incentivo à leitura, esse é um ótimo exemplo de como fazer com poucos recursos, alguns livros, um varal de roupas e alguns grampos já tornam possível o acesso ao mundo da leitura e da partilha de livros.

Leitoras que passaram e recolheram livros da Leitura no Varal

As crianças de Gravataí que passaram em frente à casa da Leticia amaram a ação de incentivo à leitura.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/leituranovaral

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Leticia Tafra Fontoura
Arte: Juliano Rocha
Foto da arte: Michael Jastremski

1. parabéns pelo incentivo, as crianças vão adorar.

ResponderExcluir
  2. Brilhante iniciativa, meus parabéns e muito sucesso nesta jornada de formar leitores pelo deleite.

ResponderExcluir