Uma ideia simples para acabar com o cyberbullying

12.8.14

Foto de Eddie~S
Trisha Prabhu é uma menina de 13 anos que mora em Chicago, ela chamou a atenção entre os 15 finalistas da Feira de Ciência Internacional do Google com o seu projeto que faz adolescentes e pré-adolescentes pensarem antes de postar comentários agressivos.
A ciência por trás da ideia de Prabhu é simples: adolescentes são impulsivos e, por causa de sua estrutura cerebral, mais afeitos a postarem mensagens agressivas sem parar e pensar sobre as consequências.
O córtex pré-frontal – a parte do cérebro responsável pelo autocontrole, que ajuda as pessoas a pensar antes de agir – não está totalmente desenvolvido até os 25 anos de idade. A teoria dela é que adolescentes que são forçados a refletirem antes de postar um comentário agressivo, não postariam.
Ela criou um sistema para testar sua hipótese chamada Rethink (repensar em inglês), que avisa os estudantes que eles estão postando um comentário agressivo e os faz pensar como isso poderia afetar os outros antes deles apertarem o botão enviar. O resultado foi que, em 93,43% dos seus 533 testes o estudante decidiu não postar seu comentário.

Como funciona?
O sistema apresenta uma tela de aviso ao perceber que a mensagem pode ser ofensiva: “Você gostaria de postar isso em um site de mídia social?”, o adolescente pode escolher “Sim” ou “Não”. Caso escolha o “Sim”, ele receberá outra mensagem: “Esta mensagem pode ofender outras pessoas. Gostaria de parar, rever e repensar antes de postar?”.
Trisha Prabhu. Foto: Google
Agora que ela testou com sucesso sua hipótese, Prabhu quer criar um produto real que poderia funcionar junto com os sites e aplicativos de mídias sociais que filtraria mensagens que poderiam ser potencialmente agressivas ou maldosas e alertaria os remetentes a tirarem um segundo para pensar antes de postar.
“Espero por um futuro no qual nós vencemos o cyber-bullying!” ela escreveu na descrição de seu projeto.

Prabhu é um dos 18 adolescentes incrivelmente inteligentes que chegaram às finais desse ano. O Google irá anunciar o projeto vencedor em Setembro, e este estudante irá ganhar uma viagem de 10 dias para as Ilhas Galápagos, uma visita para ao Virgin Galactic Spaceport e 50.000 dólares em uma bolsa de estudos.

Texto traduzido por Juliano Rocha do artigo da Business Insider.
contato@bibliotecasdobrasil.com

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe