Dicas para atividades educativas de incentivo à leitura

6.9.13

Algumas dicas para quem quer fazer eventos com leitoras e leitores de todas as idades, em escolas, salas de aula, centros culturais, bibliotecas escolares ou comunitárias, enfim essas dicas podem servir para você realizar a sua atividade, adaptá-las para faixas etárias e locais onde elas possam acontecer. Compartilhamos com vocês a primeira experiência que tivemos em 2011, com a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, bem antes do blog Bibliotecas do Brasil ser criado. Essas são dicas que realizamos na prática e que deram muito certo para nós. Post atualizado em 28/fevereiro/2017.


Zine dedicado à atividades de incentivo à leitura


A Magnolia Zine é uma publicação cultural para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. Ela é dinâmica, de leitura leve, fácil de levar para qualquer lugar, com ideias estimulantes e de fácil realização, que podem ser colocadas em prática imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos. É dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas. 
Ela tem dicas práticas passo a passo para eventos e atividades (coletivas e individuais) de incentivo à leitura, específicos para cada estação/época do ano, que podem ser realizadas em bibliotecas, espaços de leitura, escolas ou individualmente no local que preferir.




Desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. A nossa abordagem é sobre como tornar temas comuns em atividades atraentes, e como aproveitar ao máximo os aspectos culturais dessa época do ano, sempre com foco na leitura e na partilha de conhecimento, sem jamais deixar de fora temas como a diversidade, a luta contra o racismo e contra demais preconceitos.
O zine é bimestral, com 20 páginas ao total, impressas em papel sulfite, inclusive as capas, e todos os exemplares são costurados à mão. Ela tem ilustrações em todas as páginas, e o nosso toque artístico e impactante na identidade visual.
Todos os exemplares são acompanhados de 1 poster com temas surpresas para a realização de atividades práticas de incentivo à leitura
Magnolia Zine é uma publicação cultural da Magnolia Cartonera e do blog Bibliotecas do Brasil e você comprá-la em nossa loja online.






Em 21 de Outubro de 2011 realizamos nosso primeiro evento educativo e de incentivo à leitura, o 1º Passeio Educativo da Biblioteca Comunitária SítioVanessa, com a presença dos alunos, alunas e professoras da Escola Rural Municipal de Anhaia e da Escola Rural Municipal de Rodeio, e também os colaboradores da biblioteca em Morretes/PR. O guia do passeio foi o Edemilson Pereira dono do Sítio Vanessa. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o sítio em um passeio muito divertido. As crianças participaram de uma aula de educação ambiental ao ar livre e foram apresentadas ao acervo da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, onde os livros são emprestados livremente.



Quando fizemos o passeio não tínhamos experiência nenhuma em reunir crianças e fazer uma atividade educativa. Contamos com a ajuda das professoras, da merendeira da escola e do Edemilson. Foi muito bacana porque as crianças querem aprender, conhecer tudo que está em volta delas, e principalmente contar experiências. Elas se envolveram totalmente no passeio e em eventos assim percebemos que aprende-se muito mais do que se ensina. Depois desse evento já realizamos outros três, todos voltados para o incentivo à leitura, conscientização ambiental e prática de esportes.


Atividades realizadas: 



  • Conversamos sobre vários assuntos relacionados à natureza, preservação, poluição, e curiosidades relacionadas ao meio ambiente (animais, plantas, rios, relevo, localização, etc).
  • Distribuímos kits de leitura (livros sobre animais, filhotinhos e dinossauros fazem bastante sucesso). Livros educativos também são interessantes de entregar para as crianças.
  • Apresentação do acervo da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa aos alunos e professoras.
  • Momento de leitura. As crianças ficaram livres para escolher um cantinho no sítio para ler os livros.
  • Demos algumas explicações sobre como funcionam as bibliotecas livres.
  • Conversamos e incentivamos a troca de livros entre elas e empréstimos para amigos e parentes.
  • História e patrimônio: visitamos uma capelinha muito antiga na região, e os alunos também viram as peças do mini museu de antiguidades e utensílios domésticos do local.




Material levado:

  • Livros para empréstimo livre: precisa de uma boa quantidade para que as crianças levem pelo menos uns 4 livros pra casa. Conseguimos os livros através de doações.
  • Kit de primeiros socorros: caso alguém se machuque, escorregue, se corte, etc. Consegumos o kit através de doação.
  • Água para beber.
  • Sacolinhas para que as crianças levassem os livros para casa.
  • Kits de leitura: Além dos livros que elas puderam emprestar, ganharam kits de leitura cada um com 4 revistinhas, gibis e livretos educativos sobre os mais variados assuntos, confira aqui. Os kits e as sacolinhas também conseguimos através de doações.




Fez falta: Ter um livro de pássaros brasileiros - ornitologia e outro sobre árvores para que as crianças pudessem identificar o que estavam vendo. Elas sugeriram que o próximo passeio tivesse livros sobre pássaros e árvores para que elas pudessem fazer esse acompanhamento simultâneo. 


Na manga: é sempre bom ter uma atividade engatilhada se chover.

O melhor da experiência é que foi uma junção de conhecimentos e não aquela coisa chata de adultos falando e crianças ouvindo. As crianças fazem perguntas que requerem uma boa bagagem cultural, principalmente nas áreas ambientais.

Facebook da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa
Flickr


Conheça os livros da Magnolia Cartonera sobre bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e sugestões de programação e eventos para bibliotecas








Bibliotecas do Brasil de Daniele Carneiro e Juliano Rocha 
contato@bibliotecasdobrasil.com
Artes: Juliano Rocha
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Acompanhe nosso Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se em nossa newsletter: Bibliotecas do Brasil Expresso 

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe