Os múltiplos brilhos da Biblioteca Comunitária do Cristal

20.9.13

A Biblioteca Comunitária do Cristal foi fundada em 13 de maio de 2005 na cidade de Porto Alegre, pelo Clube de Mães do Cristal, que a administra desde então. De acordo com Junia Vieira, o Clube de Mães do Cristal sempre foi muito atuante no segmento cultural e nas articulações de políticas públicas relacionadas a esse setor, entre outros.
No ano 2000, uma oficina de literatura proporcionada pela Descentralização da Cultura da cidade de Porto Alegre teve início no Clube. Devido à demanda da própria comunidade que não dispunha de uma biblioteca e dos participantes das oficinas que desejavam aprimorar e complementar seus conhecimentos literários, as sócias do clube fundaram a biblioteca.

Clube de leitura da Biblioteca Comunitária do Cristal

O primeiro acervo recebido veio da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e o sistema de catalogação escolhido foi o de cores. Todo o trabalho era feito de forma voluntária pelas sócias do clube, a organização, o atendimento e a mediação de leitura nas entidades da região.
A biblioteca já recebeu prêmios por sua atuação. Em 2006 foi vencedora na categoria "Destaque em Biblioteca" do Prêmio Açoriano de Literatura e em 2012, recebeu o IV Prêmio Joaquim Felizardo na categoria biblioteca comunitária.
Ainda em 2012, a Biblioteca Comunitária do Cristal foi adotada pelo Instituto C&A e, em parceria com a ONG Cirandar, faz parte do projeto Redes de Leitura em Porto Alegre. Juntamente com outras cinco bibliotecas, fazem parte do Redes de Leitura - Bibliotecas Comunitárias, sendo a ONG Cirandar a entidade formadora deste grupo de bibliotecas.

A biblioteca dispõe de mais de 3000 títulos e tanto o cadastro das obras quanto os empréstimos são feitos através do sistema PHL, um sistema de catalogação de acervos de bibliotecas, e o acervo já está quase totalmente inserido no sistema. A área de conhecimento que a biblioteca tem como prioridade é o texto literário: literatura brasileira, estrangeira e infanto-juvenil. O perfil de usuários é bem diversificado: desde crianças na pré-escola até idosos.

Desde 2012 Júnia Vieira atua como coordenadora e mediadora na biblioteca e seu trabalho consiste na organização interna e externa da biblioteca e das atividades: ela seleciona e faz as compras do acervo, organiza o calendário de mediações e a programação cultural.
A Biblioteca do Cristal conta com um Clube de Leitura que desde junho de 2012, se reúne mensalmente para compartilhar suas leituras. Outro projeto é o Cinema e Literatura, onde adaptações cinematográficas de obras literárias e documentários sobre literatura são exibidos.

A equipe da biblioteca conta com o trabalho das voluntárias Gina Santiago, Tânia Siqueira e Vânia Siqueira que atuam como mediadoras de leitura. As mediações de leitura são feitas em escolas de educação infantil e fundamental. Elas também fazem mediação de leituras para idosos em um residencial geriátrico e uma escola municipal para crianças com necessidades especiais.

Cesto de Leitura

Desde abril de 2013 a Biblioteca do Cristal realiza o projeto "Cesto de Leitura", como nos contou a coordenadora Júnia: "o acervo excedente que recebemos é distribuído em cestos, que hoje estão em vários locais no bairro. Um cesto está em um restaurante no bairro e outro em um Posto de Saúde Familiar. Até o momento, já doamos mais de 800 livros através desses cestos, divulgando nosso trabalho e democratizando o acesso ao livro e à leitura. E para nossa alegria e a de nossos parceiros, tem sido um grande sucesso. Nossa meta é buscar mais parcerias e aumentar a quantidade de pontos de distribuição de livros pelo bairro".

O intuito do Cesto de Leitura  é divulgar a Biblioteca Comunitária do Cristal e dar acesso aos livros e à literatura em um dos pontos de maior circulação do bairro. A parceria com o restaurante foi muito bem aceita e todos os sábados a cesta de livros está disponível para os clientes.

O objetivo maior do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Comunitária do Cristal é propiciar à comunidade o acesso à leitura e ao conhecimento, oferecendo um ambiente onde o contato com livros seja prazeroso e motivador. Mensalmente a biblioteca empresta em média cerca 300 títulos e a tendência é o crescimento desse número.

Facebook da Biblioteca Comunitária do Cristal com fotos da biblioteca e de todas as suas ações
A biblioteca aceita doações de livros
Rua Curupati, 915 - Porto Alegre/RS
Email para contato: bibliocomunitariacristal@gmail.com