Dicas para quem quer montar uma biblioteca comunitária

21.2.13



Selecionamos nesse post algumas dicas e orientações que temos para partilhar sobre montagem de bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres e ações de incentivo à leitura. Se você está pensando em montar uma biblioteca livre ou uma biblioteca comunitária, essas dicas podem ajudar na hora de selecionar livros adequados ao perfil dos leitores da biblioteca, a redescobrir os seus próprios livros, a envolver parentes e amigos no seu projeto e montagem da biblioteca, a conquistar doações espontâneas, a usar de forma inteligente as redes sociais para divulgar a sua biblioteca, e dar continuidade ao seu projeto. Na foto: Edemilson Pereira, coordenador da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, criada com a colaboração do blog Bibliotecas do Brasil em Morretes/PR.


Livros sobre bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias da Magnolia Cartonera

A Magnolia Cartonera, editora independente do blog Bibliotecas do Brasil tem 3 livros sobre bibliotecas lançados e disponíveis para venda em nossa livraria online. Nos 3 livros você encontra ferramentas e recursos para montar e organizar a sua bibliotecas, e exemplos práticos e reais de bibliotecas que fazem ações de incentivo à leitura, e programações especiais de inclusão de todos os públicos para que você possa se inspirar.
Os livros são essenciais para quem deseja montar, organizar, fortalecer e dar continuidade à bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, ações e projetos de partilha de livros. Eles estão à venda em nossa livraria online, confira.




O livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias é para quem precisar montar uma biblioteca comunitária, manter e dar continuidade ao projeto. São dicas de como escolher o local, os móveis, os livros do acervo, como fazer arrecadações de livro e lidar com elas, dicas de segurança para as bibliotecas, como envolver a comunidade e muito mais. O livro está à venda em nossa livraria online. Para saber mais sobre o livro visite esse post.



Ideias para Bibliotecas Livres: A partilha de livros através de bibliotecas livres, de ações, iniciativas e projetos de incentivo à leitura têm se popularizado no mundo todo, e no Brasil não é diferente. As bibliotecas livres têm ganhado força em todo o território nacional, através das mãos e das iniciativas de pessoas que têm o prazer de partilhar livros, democratizar a cultura, e torná-los acessíveis a quem de outra forma, não teria como entrar em contato com eles. Com a ajuda de materiais recicláveis e reutilizáveis, e o engajamento das comunidades leitoras, manter uma biblioteca livre comunitária é um projeto bastante apaixonante, divertido e de estímulo à leitura e à circulação de livros. E no livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' você encontrará exemplos de histórias, dicas, sugestões, ideias e ferramentas para tirar o seu projeto de biblioteca livre do papel, e começá-lo agora mesmo. Leia mais sobre o livro nesse post.



Bibliotecas Mudam o Mundo: Com os exemplos nos inspiramos e crescemos, e para esse livro, fizemos uma combinação harmoniosa de bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro, seja na parte tecnológica, seja nos serviços simples e humanizados que realmente demonstram um cuidado especial com leitoras e leitores. Esses são espaços capazes de gerar um impacto relevante para o bem-estar das pessoas. As bibliotecas que estão no livro ‘Bibliotecas Mudam o Mundo’ são conscientes, e entendem seu papel como locais democráticos, que operam como protagonistas em suas comunidades, para promover a inclusão, trabalham para envolver de forma ativa as pessoas, e ajudam a melhorar vidas, comunidades, bairros e o mundo. São bibliotecas criativas, cada vez mais voltadas para ações que trazem a comunidade leitora para os seus interiores, eficazes ao ponto de conquistá-las ao ar livre, de organizar programações ao lado de fora, para enfim trazê-las para dentro. Leia mais sobre o livro nesse post.


Conheça os livros da Magnolia Cartonera dedicados à bibliotecas







Lançamos o livro cartonero 'Ideias para bibliotecas livres' que funciona como um manual prático que permite a quem o ler transformar a vontade de criar uma biblioteca livre ou ação de incentivo à leitura em realidade. O livro tem 11 capítulos, com 88 páginas + 2 posters internos com vários conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas livres hoje mesmo. Os livros cartoneros são livros artesanais em que as capas são feitas com caixas de papelão reutilizadas, pintadas e costuradas à mão. O conteúdo interno é o mesmo em todos os livros, mas as capas nunca se repetem o que torna o seu exemplar único. Conheça os temas abordados, o valor do livro, as formas de pagamento e como pedir um exemplar, clique aqui





O livro 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos com conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura. Desde a estrutura da biblioteca, arrecadação de livros, lista de móveis, dicas de cuidados com o local e segurança, até temas voltados para a diversidade como feminismo e a luta contra os preconceitos são abordados no livro. Confira alguns dos assuntos do livro nesse post







As páginas do livro Bibliotecas Mudam o Mundo trazem exemplos inovadores e também ações simples de bibliotecas capazes de causar impacto social positivo em suas comunidades.
Ao entramos em contato e partilharmos esses exemplos inspiradores de bibliotecas que estão fazendo inovações desde as mais simples até as mais arrojadas para atender da melhor forma possível todos os públicos, incentivamos muitas outras bibliotecas, projetos de incentivo à leitura, ações de partilha de livros e centros culturais a valorizar seus espaços e buscar o aperfeiçoamentos de ideias e de ações.
O livro é dividido em 5 temas: Diversidade LGBTQ nas bibliotecas, Bibliotecas como Refúgio, Acolhimento, Desenvolvimento Humano, Movimento Maker + 2 textos extras, sendo um deles o texto "Bibliotecas contra o Ódio".

Leia mais:


Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Artes: Juliano Rocha - Creative Commons


VocÊ pode gostar também

8 comments

  1. Seu post me ajudou bastante, estou pensando em montar uma biblioteca no meu bairro :)
    www.livroslov.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber como faço para adquirir livros para a ong onde trabalho estou ajudando a montar a biblioteca se algeum puder nos ajudar ficarei muito grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cícera, os livros podem ser adquiridos em nossa loja online, no seguinte endereço: http://bibliotecasbr.lojaintegrada.com.br/

      Excluir
  3. Estou montando uma Biblioteca comunitária, gostei das dicas,só me resta comprar o Livro para obter ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os livros estão à venda em nossa loja online, no seguinte endereço: http://bibliotecasbr.lojaintegrada.com.br/

      Excluir
  4. Qualquer um pode fazer uma biblioteca comunitária ou tem aspectos legais a serem cumpridos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane, tem um capítulo inteiro no livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias onde falamos sobre esse assunto: https://bibliotecasbr.lojaintegrada.com.br/guia-pratico-para-bibliotecas-comunitarias

      Excluir
  5. Também tenho essa dúvida. Estou pensando em criar uma biblioteca comunitária no meu bairro em um pequeno posto de saúde abandonado.

    ResponderExcluir

Subscribe