Escambo de Livros do Movimento Navegue no Bem, Salvador/BA

23.9.13

O Escambo de Livros surgiu para a comemoração de 2 anos do movimento Navegue no Bem, que tem a intenção de fazer o evento todo mês. O Navegue no Bem está aberto para receber ajuda na arrecadação de doações de livros de colaboradores, voluntários, editoras e pessoas que se interessem por livros e literatura.

O Dique do Tororó foi escolhido porque é um ponto de encontro de lazer bem conhecido em Salvador, onde famílias, grupos de pessoas, casais e turistas procuram por um almoço nos restaurantes e frequentam o lugar que também é o preferido dos praticantes de cooper. Segundo Maria Isabel Carvalho Vasconcellos, estudante de Serviço Social e integrante do movimento desde sua formação: “o Dique do Tororó tem um ótimo acesso, já que é caminho para a Estação da Lapa. É um lugar bem cuidado e aos domingos a pista que fica de um dos lados do dique é fechado para que as pessoas andem de patins, skate e de velotrol. Quando organizamos o Escambo de Livros percebemos que o dique era um bom lugar para começar.”

Foi feita uma edição especial do Escambo em agosto para comemorar os dois anos do movimento Navegue no Bem, e Maria Isabel nos conta como foi: “muitos dos participantes foram pessoas que souberam do evento no Facebook, e aqueles que estavam de passagem pelo Dique e se interessavam pelos livros. Uma bibliotecária fez uma troca para conseguir livros infantis para a biblioteca da escola onde trabalha. Um senhor participou nos dois dias do Escambo para trocar alguns livros dele por outros e formar uma biblioteca para a sua sobrinha”.

Segundo Maria Isabel, o público que participa do Escambo de Livros é bem diversificado formado por adolescentes, jovens adultos e idosos que aparecem seja para trocar livros ou para comprar. "Bolamos essa ideia de vender por R$5,00 qualquer livro. Quando a pessoa não tem livros para trocar, ou acontece de aparecer no Escambo sem conhecê-lo previamente, os livros podem ser comprados pela quantia de R$5,00, facilitando assim o acesso à leitura para todos que participam do evento”.
O Escambo foi criado para estimular a leitura e facilitar o seu acesso, pautado nas três dimensões do bem que o movimento pratica: o bem pra si, o bem ao próximo e o bem para a sociedade.
“A leitura é tão poderosa que envolve essas três dimensões. Já estava na hora de fazermos uma ação para ela”.

Trecho do blog do movimento Navegue no Bem: "um blog para divulgar a ação social dos jovens no espiritismo para a sociedade, como um farol iluminando mais pessoas a se integrarem no fazer o bem. O blog tem como objetivo divulgar as pessoas, inclusive os jovens, que lutam todos os dias a favor do bem, com ações criativas, ousadas e com energias para novos movimentos. É composto por jovens e tem como objetivo unir pessoas com várias formas de encarar as diversas faces da vida e da sociedade, para pensar, trocar e refletir ideias, fazer e divulgar ações e iniciativas do bem que os meios de comunicação não tem o interesse de transmitir, e usam do sensacionalismo para mostrar o sofrimento e a miséria humana. A primeira ação do Navegue no Bem foi no Facebook com a criação da Semana da Divulgação do Bem. A proposta era que os participantes postassem conteúdos sobre o bem durante uma semana no mês de Outubro de 2011 com vídeos, textos e pequenas mensagens, para alimentar o blog. Até hoje o grupo está movimentado, incluindo divulgações de ações e encontros".

• O Escambo de Livros do Movimento Navegue no Bem será realizado no Dique do Tororó no dia 29/09/2013 das 9h às 15h em Salvador/BA.

Contatos:
Blog: http://naveguenobem.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/naveguenobem

Gostou? Quer saber mais sobre espaços de leitura, bibliotecas e ações de incentivo à leitura?

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter Expresso. Semanalmente enviamos dicas e recursos gratuitos para você incrementar seu espaço de leitura e aumentar a sua bagagem cultural. Clique nesse link para se inscrever.

Texto: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Fotos: Facebook Navegue no Bem