Bibliotecas do Brasil é Creative Commons

14.12.13

Infelizmente a imagem da Biblioteca da Casa Kozák, fotografada pelo blog Bibliotecas do Brasil e publicada pela primeira vez no post Biblioteca da Casa Kozák, abandonada e esquecida, e depois no post Casa Kozák continua no limbo está sendo utilizada de maneira indevida para fins de ordem política no Facebook, sem os nossos créditos.
O blog Bibliotecas do Brasil é de criação de DanieleCarneiro e Juliano Rocha, ao ler a nossa bio você vai entender que somos blogueiros independentes, focados apenas na divulgação de projetos de incentivo à leitura, grupos solidários, bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres e bibliotecas públicas atuantes. Além de fazermos campanhas de arrecadação de livros para algumas bibliotecas e iniciativas de incentivo que solicitam a nossa ajuda, colaboramos com doações e divulgação de bibliotecas e projetos de maneira totalmente independente. Somos difusores do pensamento e do conhecimento de que qualquer pessoa e comunidade podem começar suas próprias bibliotecas do zero, sem nenhuma ajuda oficial se assim desejarem.

Somos independentes de qualquer partido político ou grupo religioso, nem corroboramos o uso de nosso conteúdo para esses fins. Não fazemos propaganda política. Somos independentes de qualquer partido político e não almejamos o apoio de qualquer partido.
A utilização de nossas fotos ou dos textos do blog por políticos e partidos não condiz com o que pensamos e praticamos nesse espaço, portanto aqueles que estão usando nossa foto sem os devidos créditos, estão fazendo de forma não apropriada à Licença do Creative Commons e contra o pensamento dos autores do blog Bibliotecas do Brasil.

Todo nosso conteúdo está sob a licença Creative Commons, e isso significa que:
Você tem o direito de:

Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.

De acordo com os termos seguintes:

Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Atribuir este trabalho: Bibliotecas do Brasil (Daniele Carneiro e Juliano Rocha) / CC BY-NC 3.0
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

A licença Creative Commons foi criada com a ideia de atualizar as licenças de conteúdo para a era da internet e para propiciar uma maior difusão de conteúdo, democratizando o acesso às informações desde que respeitadas poucas regras. Utilizamos essa licença justamente por acreditarmos que esse compartilhamento de conteúdo gera uma sociedade melhor e mais instruída.

Então, quando vemos que utilizam esse conteúdo que produzimos gratuitamente e só pedimos de volta que quando copiarem, citem a fonte, ficamos muito decepcionados ao ver nosso trabalho não só ser utilizado sem os devidos créditos, mas para fins eleitorais. Por isso resolvemos deixar ainda MAIS claro nosso posicionamento. Caso veja nossas fotos e textos em sites e perfis de redes sociais de partidos políticos ou candidatos, desconfie da pessoa que faz esse uso indevido do conteúdo alheio sem citar as fontes e repense seu voto.

Juliano Rocha e Daniele Carneiro - editores do blog Bibliotecas do Brasil