Dicas para conseguir livros para a sua biblioteca comunitária

20.9.13


Algumas pessoas que têm vontade de começar uma biblioteca livre, comunitária, de iniciativa voluntária e independente me pediram dicas de como conseguir livros para começar o projeto. Fiz uma pequena lista baseada na minha própria experiência com a Biblioteca do Sítio Vanessa. Para começar, conheça os 3 livros lançados pela Magnolia Cartonera sobre bibliotecas e projetos de incentivo à leitura: Ideias para Bibliotecas Livres, Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias e Bibliotecas Mudam o Mundo.


Livros do blog Bibliotecas do Brasil e da Magnolia Cartonera

Desde 2014 temos lançados livros dedicado à pessoas apaixonadas por bibliotecas diferentes e transformadoras. Você pode conhecer os livros e zine que publicamos com dicas, sugestões e orientações, além de tutoriais passo à passo para a criação e montagem de bibliotecas livres e comunitárias. Nos livros Ideias para Bibliotecas Livres e Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias, partilhamos essas dicas maravilhosas que estão nesse post, e centenas de outras dicas e sugestões para ajudar a desenvolver o seu projeto de incentivo à leitura, e torná-lo um espaço de relevância para a sua comunidade leitora. Visite nossa loja online



Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias


Ideias para Bibliotecas Livres - Um Manual Prático de Autogestão Independente

Dicas do Blog Bibliotecas do Brasil

Começar uma biblioteca livre ou uma biblioteca comunitária é como ter uma extensão da sua própria biblioteca só que em um lugar diferente da sua casa. Penso na Biblioteca do Sítio Vanessa em Morretes como uma extensão da estante de livros que tenho em casa.  A diferença - e aí está a cereja do bolo - é que diversas pessoas podem se beneficiar desses livros. Agora os livros estão livres das quatro paredes da minha sala e se tornaram um bem comum numa comunidade rural que fica na Serra do Mar do Paraná.


  • Para começar a garimpar livros tenha em mente o perfil da sua biblioteca. Pergunte a si mesmo quais serão os tipos de livros que você gostaria de ter em sua biblioteca. Se você está pensando em montar uma biblioteca livre ou comunitária, verifique primeiramente o local e o perfil do público que a utilizará. Pense nos livros que você gostaria que os leitores tivessem acesso e nos seus autores favoritos. Converse com as pessoas que estarão envolvidas no projeto para saber quais são os assuntos que são interessantes para elas. A opinião de quem será beneficiado pela biblioteca é fundamental para o pontapé inicial. Você também pode adquirir os livros Ideias para Bibliotecas Livres e o Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias para informações mais completas e aprofundadas. 
  • Comece pelos seus livros: Redescubra sua estante, faça uma seleção, defina se determinados livros que você tem já estão disponíveis para seguir adiante, para as mãos de outros leitores. Além de ser uma atividade prazerosa, você poderá identificar os livros que você já se sente à vontade para fazer circular e destinar a biblioteca.
  • Envolva os amigos, parentes e colegas: Converse com seus amigos, parentes e colegas de trabalho, de escola ou da faculdade sobre o projeto. Diga a eles que tipo de público você pretende atingir, como vivem essas pessoas, qual a relação delas com os livros. Se sua biblioteca já estiver em funcionamento, conte um pouco da sua experiência com os leitores, como eles recebem os livros, os títulos que já leram e pelos quais se interessaram. Os amigos, parentes e colegas também têm amigos, parentes e colegas que formam a sua rede de contatos, e também podem ter livros que podem querer doar. E geralmente essas são as pessoas que mais doam espontaneamente.
  • Doações espontâneas:  Quanto mais gente souber da sua iniciativa, maior será o número de doações espontâneas que surgirão.  São doações de livros que surgem através do propósito da iniciativa.
  • Use as redes sociais e blogs: É importante que haja uma comunicação entre a sua biblioteca e os leitores que a utilizam. Além de ser um veículo para informar aos simpatizantes e amigos da sua iniciativa a direção que o projeto está tomando. Se está rendendo frutos.  Os blogs servem para mostrar as pessoas que os livros que eles doaram estão se perpetuando. Também servem para que você escreva sobre os livros, incentivando assim o hábito da leitura, despertando o interesse pelos títulos e pelos autores. Quando as pessoas têm um site para acompanhar que os livros estão tomando o seu devido rumo, mais livros surgem.
  • Continuidade: Montar uma biblioteca livre ou comunitária é praticar esse estilo de vida sempre. É compromisso em manter o ciclo de leituras em movimento. É disponibilidade para explicar detalhadamente o projeto, seja para as pessoas de fora dele, quanto aos usuários dela, e principalmente para as pessoas que podem ser futuras doadoras de livros. Manter a continuidade da sua biblioteca é essencial para que ela siga com as próprias pernas. Se a biblioteca for livre, esteja sempre disposto a explicar para as pessoas o que significa esse termo, como funciona, como se aplica na prática. A partir do momento em que você monta a biblioteca, você respira a biblioteca.
  • Faça intercâmbio de livros com outras bibliotecas: É bom manter uma rede de contatos com outras bibliotecas, porque os livros que não se encaixam na sua biblioteca, podem ser aproveitáveis em outras. Explique as pessoas que tipo de livro especificamente você irá levar à biblioteca que está montando. Incentive os interessados a doar livros em boas condições de leitura e de manuseio, para que eles possam imediatamente passar para as mãos de outros leitores. Se a sua biblioteca tiver destinação a livros que já estão fora das condições de leitura e manuseio, informe isso aos possíveis doadores. Faça contato com outras bibliotecas e se informe sobre livros, revistas, informativos, cd’s, dvd’s, jogos, e jornais literários que elas possam ter disponíveis para doação ou trocas.
  • Liberdade para realizar, decidir e organizar: Esteja sempre consciente se os envolvidos na sua biblioteca - aqueles que dedicarão trabalho braçal à sua iniciativa - estarão aptos ou disponíveis para trabalhar com livros danificados. Oriente a sua rede de contatos e os interessados em doar sobre o material que é mais prático para o seu projeto. Sinta-se livre em dizer as pessoas qual é o seu padrão de leitores, e quais os critérios que sua biblioteca segue para escolher livros para eles. Explique exatamente para elas sobre o tipo de material que sua biblioteca recebe e pretende disponibilizar aos leitores. O número de pessoas que estão dispostas a  abrir suas coleções e doar bons livros é surpreendente e gratificante.


“Todos nós somos capazes de fazer diferença em algum lugar. Precisamos apenas resolver se queremos fazê-lo”. (Mark Grashow)

Livro Ideias para bibliotecas livres - Um manual prático de autogestão independente

Agora você pode adquirir um livro cartonero sobre dicas sobre como fazer campanhas de arrecadação de livros dentro da biblioteca e na internet, dicas de como fazer doações de forma consciente, dicas para dizer 'não para doações problemáticas. Lançamos o livro 'Ideias para bibliotecas livres - Um manual prático de autogestão independente' onde publicamos capítulos com dicas de extrema utilidade para quem administra espaços de leitura, bibliotecas livres e comunitárias e têm dúvidas em relação ao recebimento de doações de livros didáticos escolares, livros técnicos acadêmicos, apostilas de cursinhos de idiomas e pré-vestibular, revistas semanais, livros jurídicos e grandes coleções de enciclopédias. Também há muitas dicas para quem precisa doar livros de maneira consciente, e colaborar diretamente com o desenvolvimento das bibliotecas sem fazer doações problemáticas.
Em 'Ideias para bibliotecas livres' você vai encontrar orientações para não acumular livros, como selecionar livros antes de doar, como encaminhar livros antigos para doação, sugestões sobre o que fazer com livros danificados. São dicas importantes tanto para pessoas que coordenam bibliotecas quanto para pessoas que querem fazer doação. 

O livro foi escrito para motivar e fornecer informações e recursos para quem quer montar uma biblioteca comunitária independente. As dicas do livro são abrangentes e podem ser utilizadas por outras bibliotecas e também em bibliotecas escolares por professoras e quem trabalha com escolas. O 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos com conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura.




Texto: Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
Artes e gifs: Juliano Rocha
Fotos: Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa - Creative Commons

— Inscreva-se em nossa newsletter gratuita para saber mais sobre as nossas promoções exclusivas e para recebê-las antecipadamente. Inscreva-se nesse link: 'http://eepurl.com/bfdTjH'

— Acompanhe nosso Instagram: @bibliotecasbr | @magnoliacartonera

VocÊ pode gostar também

5 comments

  1. Obrigada pelas dicas:
    Sonho em montar uma biblioteca comunitária, aquele independente de credo e política, aquela de todos, branco, preto, pardo, pobre, bonito feio, que votou em partido tal, o que não votou, espírita, evangélico, católico, umbandista....Aquela que fica com as portas abertas para quem quer ler. Ainda não é possível realizar meu sonho, mas não está muito longe não! E quando acontecer quero você comigo Daniele Carneiro.

    ResponderExcluir
  2. Coordeno um Espaço Cultural na Zona Rural de Jacobina/Miguel Calmon, Chapada Diamantina Norte, no Estado da Bahia. Nosso projeto social oferece uma Biblioteca Rural e pequenos Cursos e Oficinas destinados a comunidade: crianças, jovens e adultos da zona rural.
    Aceitamos doações de livros, revistas e materiais didáticos em bom estado de conservação.
    Ficarem os muito felizes com a sua contribuição!

    Contato: espacoculturalelzapalmeira@gmail.com / 74 99439552
    Endereço Postal: Caixa Postal 36, Jacobina, Bahia 44700-000

    ResponderExcluir
  3. Também pretendo montar uma Biblioteca a partir dos livros que possuo. E por ser professor em escola Pública, vejo que se faz necessário fomentar a leitura e a escrita formal em meu bairro e Escola. Moro em Campina Grande do Sul no Paraná e estou pesquisando possibilidades...

    ResponderExcluir
  4. Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica
    ACEITAMOS DOAÇÕES DE LIVROS INFANTIS E JUVENIS
    caminhodoslivros@hotmail.com
    O Projeto Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica tem o intuito de levar a leitura às crianças e adolescentes moradoras de comunidades tradicionais localizadas no Sul do Amazonas, para isso, contemplará pequenas escolas localizadas nestas comunidades com a doação de livros.
    Devido a distância e as dificuldades de acesso, as poucas escolas localizadas nas comunidades tradicionais do Sul do Amazonas não possuem nenhum tipo de biblioteca.
    O projeto arrecadará livros voltado ao público infantojuvenil e promoverá a entrega para estas escolas, proporcionando a estas crianças e adolescentes ampliar seus horizontes e conhecimentos através da leitura.
    A leitura é capaz de mudar vidas e tem o condão de criar e estimular os sonhos de crianças e adolescentes.
    Através da leitura podemos enxergar um mundo de possibilidades.
    Em regiões de difícil acesso, a distância de tudo dificulta também o acesso à leitura.
    Trazer os livros para as crianças e jovens moradoras de comunidades tradicionais localizadas no Sul do Amazonas, é trazer para as crianças da floresta a possiblidade de enxergar melhor o mundo, alimentar os sonhos e vislumbrar um futuro de possibilidades.
    Escolhemos desenvolver este projeto com as crianças e jovens moradores nas comunidades tradicionais do Sul do Amazonas porque são elas que identificamos serem as mais desfavorecidas com as ações educacionais e as que possuem mais dificuldade no acesso à cultura e aos livros.
    Apesar de existirem pequenas escolas em algumas destas comunidades, nenhuma delas possui uma biblioteca.
    Toda criança tem o direito de descobrir as maravilhas da leitura, pois através dela é proporcionado um mundo infinito de experiências.
    Esperamos com esse projeto contribuir para a inclusão e o desenvolvimento social destas crianças e jovens por meio da leitura.
    Que esses livros possam elevar a imaginação destas crianças além das florestas, que possam trazer novos sonhos e principalmente, despertar o saber!

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE.
    MORO NA COMUNIDADE DE ALAGOINHA, ZONA RURAL DE MOSSORÓ, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
    EU ME CHAMO TATIANA E ESTOU NO 5º PERÍODO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, E MORO EM UMA COMUNIDADE RURAL, NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE CURSA A DISCIPLINA DE ESTAGIO, E FOI ATRAVÉS DELA QUE TIVEMOS A CHANCE DE REALIZARMOS U PROJETO DE INTERVENÇÃO EM NOSSA COMUNIDADE. E ASSIM FOI FEITO PESQUISAS E EM ALGUNS DIÁLOGOS COM MORADORES E COM PROFESSORES, SEMPRE BUSCANDO ENTENDER O QUE PODERIA AJUDA A COMUNIDADE SUPRE ALGUMA NECESSIDADE. MAS PERCEBI QUE AS ESCOLAS DAQUI NÃO TEM ESPAÇO DE LEITURA, NENHUMA BIBLIOTECA E ACHEI UM DESCASO, UM GRANDE ABSURDO. E ME PEGUNTEI POR QUE TANTA DISCRIMINAÇÃO AQUI EM NOSSA COMUNIDADE, E O PORQUE QUE NÃO PODEMOS TER ACESSO ASSIM COMO AS ESCOLA DA CIDADE TEM SUA BIBLIOTECA. ENTÃO TIVE A IDEIA DE FAZERMOS UM PROJETO DE UMA BIBLIOTECA RURAL, ATRAVÉS DE DOAÇÕES DE AMIGOS QUE SE SENSIBILIZARAM E VIRAM A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AQUI NA ZONA RURAL. A ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE CEDEU O ESPAÇO PARA O PROJETO E ASSIM FOMOS RECEBENDO DOAÇÕES PARA REALIZA-LO. FORAM CHEGANDO TINTA PARA PINTURA DE PAREDE, CONSEGUIMOS, 3 ESTANTES E 1 ARMÁRIO, QUE TAMBÉM FORAM PINTADOS, ALGUNS LIVROS SENDO DOADOS POR AMIGOS. ASSIM ESTAMOS DANDO INICIO AO PROJETO DA BIBLIOTECA.
    AGORA PRECISAMOS DA AJUDA DE VOCÊS ESPERAMOS QUE NÓS AJUDE A FIRMA NOSSO SONHO, E QUE AS PESSOAS DO CAMPO POSSA TER O HABITO DE LER E SE INFORMA COM O MUNDO.
    OBRIGADA E ESPERO RESPOSTA.

    ResponderExcluir

Subscribe