Comece 2015 com a Cartonera Bibliotecas do Brasil

14.1.15

Em agosto de 2014 nós lançamos o nosso primeiro livro independente, a Cartonera Bibliotecas do Brasil, com recursos próprios. As cartoneras são feitas com capas de papelão reciclado, e as páginas são costuradas à mão. As capas são transformadas em pequenos quadros pelas mãos do Juliano Rocha. Confira que lindas elas são.

A arte de transformar caixas de papelão em livros cartoneros nós conhecemos em uma viagem para Porto Alegre no ano passado. Esse movimento começou na Argentina no início dos anos 2000. Saiba como essa história teve início. Quando conhecemos as cartoneras, nos apaixonamos! Nós estávamos procurando a melhor forma de tornar alguns textos que havíamos produzido disponíveis para leitura. Então decidimos que a cartonera seria a melhor forma, pois assim teríamos todo o controle da produção editorial, da realização da arte das capas, da impressão, da costura, do acabamento, das embalagens e do envio delas para nossos leitores e leitoras. Tudo seria feito com nossas próprias mãos. Então colocamos a mão na massa e começamos a publicar e produzir o nosso primeiro livro independente.

No interior dos nossos livros cartoneros você encontra textos que produzimos ao longo de 2014, e também textos inéditos. Eles estão presentes na nossa newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox, um e-mail com conteúdo novo e exclusivo para assinantes sobre o mundo das bibliotecas livres, iniciativas de incentivo à leitura e o mundo cultural que enviamos semanalmente, sempre com uma visão pessoal do que encontramos pelo caminho. A cartonera foi o modo que encontramos para abranger um maior número de leitores.

A produção editorial da Cartonera Bibliotecas do Brasil constou em escolher a melhor fonte para apresentar nossos textos para os leitores, decidir o número de páginas, acertar os espaçamentos, e deixar o livro bonito e agradável para a leitura. São 80 páginas com diversos temas culturais, e você pode conhecê-los nesse post.

Capas disponíveis para venda. Encomende a sua através do email contato@bibliotecasdobrasil.com

É sempre bom começar o ano de uma forma totalmente diferente, que tal comprar um livro independente feito de papelão reciclado e com capas pintadas à mão pela primeira vez? Você apoia produtores independentes de conteúdo, permite que a reciclagem funcione na prática e ainda por cima recebe um conteúdo diferente dos best-sellers do mundo.

Cartoneras disponíveis. Nós enviamos pelos Correios para todo o Brasil. Saiba mais.

Confira nossa participação na Feira do Livro de Araucária com as Cartoneras Bibliotecas do Brasil e a exposição montada com elas.

Texto: Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil

Leia mais sobre a Cartonera Bibliotecas do Brasil: