Bibliotecas do Brasil doa livros para Minibibliotecas de Araucária

30.1.15

Começamos 2015 fazendo a nossa primeira doação de livros para as Minibibliotecas Livres de Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba e iniciativa que já é conhecida dos leitores do blog Bibliotecas do Brasil. Além desses livros da foto enviamos cerca de 200 exemplares de livros de literatura, arte, poesia e gibis para fortalecer o projeto que partilha livros livres na cidade. Nós que somos apaixonados por leitura, vamos acumulando livros lidos, e também recebemos muitas doações para distribuir entre as iniciativas que apoiamos. É uma sensação muito boa fazer com que os livros circulem, saiam das prateleiras e conquistem novos leitores. Ter uma minibiblioteca perto de casa é uma grande oportunidade de estar em contato com pessoas que gostam de ler, de partilhar livros e descobrir autores.
Nessa doação enviamos livros como o Notícias do Planalto, Do Golpe ao Planalto, o livro Carcereiros do Drauzio Varella, O Desemprego do Colarinho Branco, O Pequeno Príncipe, Samba Enredo de João Almino e muitos outros.

As Minibibliotecas Livres foram montadas em 5 pontos diferentes de Araucária em 2012, e continuam em atividade, recebendo doações de livros e permitindo que os leitores possam ter acesso aos livros livres. A ideia de montar as minibibliotecas em Araucária foi inspirada pela Primeira Minibiblioteca de Curitiba, que também inspirou a Minibiblioteca do Sossego montada pelo blog Bibliotecas do Brasil no Parque Gomm. Navegue pela tag Minibibliotecas Livres de Araucária e leia todos os artigos que publicamos com informações e notícias sobre as charmosas minibibliotecas da cidade.

Casinhas de madeira em Araucária são bibliotecas livres para partilha de livros de literatura e poesia. Fotos: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil - Creative Commons

O blog Bibliotecas do Brasil oferece downloads de tutoriais e recursos visuais gratuitos para montagem de bibliotecas livres, através da iniciativa voluntária Leia, Empreste ou Devolva. Temos à disposição um mapa com os projetos mais legais que já mostramos no blog, dicas para bibliotecas e atividades, informações sobre arrecadação e campanhas de doação. Qualquer pessoa que quiser começar sua minibiblioteca livre para disponibilizar em parques, em frente de casa, no condomínio, em praças, em locais públicos encontra no blog Bibliotecas do Brasil informações das mais variadas, e recursos para tirar seu projeto do papel.

Texto: Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha