As Bibliotecas Comunitárias de Araruama, Rio de Janeiro

16.1.15

Na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox #38 enviada essa semana para os nossos leitores e assinantes, comentamos como o blog Bibliotecas do Brasil para nós é fonte de imensa felicidade, pois se tornou um local de encontro de coordenadores de projetos, de pessoas que têm desejos e sonhos bem parecidos, que lutam pelas mesmas causas, e que a troca de ideias e busca de inspiração para os seus próprios projetos muito nos motiva a continuar. Na newsletter #37 da semana passada comentamos sobre como essa é a grande razão pela qual fazemos este trabalho: o encontro de pessoas voltadas para a leitura, a partilha e a disseminação da cultura. Olha só o relato contado pela Celia Regina Pimentel, idealizadora da Minibiblioteca Livre Livros No Caminho:

Izabel dos Santos Ribeiro, coordenadora da Biblioteca Comunitária Santos com a sua Cartonera Bibliotecas do Brasil, presente da Celia Regina Pimentel da Minibiblioteca Livre Livros no Caminho.

"Desde que fui informada por você, Dani, da existência de uma biblioteca comunitária em Araruama no Rio de Janeiro, onde montei a Minibiblioteca Livre Livros no Caminho, fui tomada de curiosidade: queria saber onde estava localizada e quem era a idealizadora. Entrei em contato com a Biblioteca Santos através de sua página no Facebook. Na segunda-feira, 12/01/2015, fui conhecer a Izabel e sua Biblioteca. Funciona na garagem da casa. Atende principalmente estudantes em geral e alunos de duas escolas públicas das redondezas. A maioria dos livros é de estudo e pesquisa: o espaço já está pequeno. Recebe doações de livros, papel e canetas para uso de seus frequentadores. Dois computadores também doados, estão disponíveis na Biblioteca. São vinte anos de doações.

A Izabel me recebeu muito bem, com muita alegria. Eu fiquei encantada e admirada com o desprendimento da Izabel: alguém que abre seu coração e sua casa para fazer boas ações para as pessoas de sua comunidade. É um belíssimo exemplo. Pessoas assim nos fazem acreditar que o melhor está por vir.

Levei de presente para a Izabel dois livros: a Cartonera Bibliotecas do Brasil e Folias de Reis fluminense, duas publicações distintas, porém marcantes pra mim.

Aproveito para mais uma vez parabenizar vocês, Daniele Carneiro e Juliano Rocha pelo importante trabalho, através do Blog Bibliotecas do Brasil, criando oportunidades de aproximar projetos e pessoas.
Izabel mantém há 20 anos a Biblioteca Santos com ajuda da comunidade. Essa é a segunda Cartonera Bibliotecas do Brasil que chega à uma biblioteca comunitária. A primeira foi para Alagoas.

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Relato: Celia Regina Pimentel